O plano de comunicação empresarial é uma estratégia utilizada para garantir que as ações de comunicação da empresa sejam claras e efetivas.
Apenas para se ter uma noção, segundo uma pesquisa divulgada pelo Project Management Institute, para cada 1 bilhão de dólares aplicados em um projeto, 56% (ou 135 milhões) ficam em risco por causa de uma comunicação ineficiente.
Por isso, é tão importante ter um plano de comunicação para direcionar as estratégias da empresa no caminho certo, melhorando os negócios e atingindo clientes e demais stakeholders de forma mais rápida e eficaz.
Quer saber como elaborar um plano de comunicação empresarial? Então acompanhe o passo a passo a seguir!
Por que fazer um plano de comunicação empresarial?
Empresas que contam com um bom plano de comunicação possuem um instrumento estratégico em mãos e conseguem ter uma visão mais clara sobre o negócio, seus objetivos e os públicos que quer impactar.
Porque comunicação não é um aspecto secundário, como muitos empresários pensam.
É, antes, uma estratégia facilitadora que ajuda a:
- economizar recursos
- criar autoridade no mercado
- melhorar a relação com o público-alvo
- aumentar a competitividade
Quando um negócio não reflete sobre como é sua comunicação, ele tende a ter maiores dificuldades no direcionamento de suas ações.
Então, se você não tem seu plano de comunicação empresarial, aconselhamos elaborar um hoje mesmo. No próximo tópico, vamos ensinar um passo a passo de como fazer isso!
Como fazer um plano de comunicação empresarial?
Um plano de comunicação deve levar em conta aspectos como a condição atual do negócio, o público-alvo e os objetivos que precisam ser alcançados.
Confira a seguir um passo a passo e faça o seu!
1- Estabeleça os propósitos do plano
O primeiro passo para montar um plano de comunicação empresarial é definir as metas.
Pense quais são os objetivos e os resultados que precisam ser conquistados em curto, médio e longo prazo.
Você pode utilizar algumas ferramentas de planejamento estratégico como a análise SWOT. Essa matriz ajuda a detectar quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa.
Todas as ações do plano devem estar alinhadas ao diagnóstico de mercado e à linha de estratégia do negócio para que as metas são alcançadas. Daí a importância de também estar em sintonia com a missão, a visão e os valores.
2- Faça uma análise detalhada do mercado
Quando o plano de comunicação é eficiente, ele considera os valores do negócio, as ações já colocadas em prática, o público-alvo e as metas.
Mas não deve ficar restrito a isso: é fundamental estar por dentro do que a concorrência está fazendo para não ficar para trás no seu segmento.
Então avalie as estratégias e ações dos concorrentes que têm sido bem sucedidas, além dos tipos de conteúdo que atingem o público com maior facilidade.
Utilize essa avaliação para compreender como a concorrência se comporta e o que sua empresa pode fazer para se diferenciar no mercado.
3- Planeje as ações de forma estratégica
O terceiro passo é planejar quais ações você irá tomar para atrair mais clientes para a marca.
Pense nos propósitos que você anotou lá no início do plano: se a meta é fidelizar consumidores, você deve apontar ações para isso agora.
Para isso, faça um planejamento estratégico de ação que envolva a definição dos recursos, os responsáveis por colocar as ações em prática e os meios utilizados para obter sucesso em cada uma delas.
Além disso, é necessário entender os desafios que a empresa deve encarar, os objetivos da comunicação e as hipóteses de caminhos pelos quais se pode seguir.
Responda a perguntas como:
- Quais os canais de comunicação serão utilizados?
- Quais estratégias de marketing/marketing digital a empresa vai usar?
- Quais ferramentas/métricas serão usadas para mensurar e medir o desempenho das ações?
- Qual será o orçamento para cada ação?
- Qual é o seu prazo de execução de cada uma delas?
A dica é ser claro e objetivo ao desenvolver essa etapa.
4- Defina mensagens e conteúdos
Após planejar as ações, defina o conteúdo que a empresa irá divulgar para atingir o público.
Aqui você deve entender:
- como as pessoas enxergam o seu negócio?
- de que forma a marca pode afetar o emocional dos consumidores?
- como a mensagem da empresa deve refletir a identidade de marca?
Analise que tipo de conteúdo gera maior engajamento por parte do público. Com esse dado, defina que informações devem ficar claras para o cliente ou potencial cliente.
No caso da inauguração de uma nova franquia, por exemplo, é preciso incentivar os clientes a aparecer e saber da existência dela.
Escolha uma linguagem que esteja de acordo com seu público e esteja atento nas variações que ela deve ter, dependendo do canal de comunicação ou da persona.
5- Mapeie os meios de comunicação
Nessa etapa, é preciso definir quais os meios de comunicação serão utilizados para atingir seu público. A escolha dependerá de onde está seu público-alvo.
Mas para além dos meios de comunicação tradicionais como a televisão, rádio e jornais, as redes sociais podem ser uma ótima opção pelo nível de adesão e interatividade.
O primeiro passo, aqui, deve ser descobrir quem é o público que a campanha deseja alcançar. Reflita quem são as pessoas que consomem seu produto ou serviço e aspectos como:
- faixa etária
- gênero
- renda
- classe social
- estilo de vida
- pensamentos
Entender de forma mais profunda quem é seu público irá determinar se a sua estratégia de comunicação terá sucesso ou não. Procure fazer pesquisas e estabelecer quais meios e abordagens vão ser usados para atingir público x ou público y.
6- Construa um cronograma de aplicação
Um plano de comunicação empresarial deve contar com um cronograma com prazos determinados para aplicar as ações e estratégias.
Por isso, ao estabelecer as ações, é importante definir etapas, prazos de entrega e a duração das campanhas. Isso ajudará a avaliar cada passo e fazer mudanças, quando necessário.
Esse cronograma precisa estabelecer quais ações vão ser aplicadas, quando isso ocorrerá e qual o foco e objetivo de cada ação. Além disso, também é essencial saber qual mensagem a ação quer passar.
7- Determine indicadores de desempenho
Por fim, cabe ao responsável pelo plano definir indicadores de desempenho para analisar a eficácia do plano de ação.
Essa avaliação será decisiva para entender se as ações do plano estão performando bem e no tempo esperado. Mas não é só aplicar e analisar só no final do prazo, ok? É essencial estar sempre monitorando os resultados para saber quando corrigir estratégias.
Prefira definir indicadores comuns de performance, como índice de erros e retrabalhos, satisfação do consumidor, engajamento nas redes, etc. Uma definição clara torna mais fácil entender o que está dando certo e o que está dando errado e pode ser revisto.
O plano de comunicação empresarial não é garantia de sucesso, mas com certeza te ajuda a chegar lá com mais clareza do seu público e do seu negócio.
E aí, gostou do conteúdo? Então confira este artigo Como aumentar os lucros da empresa, economizando?