Ter um escritório de contabilidade que ofereça tudo aquilo que você precisa nas áreas fiscal, tributária, contábil e trabalhista é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Afinal de contas, são esses especialistas que lhe auxiliarão na gestão da sua empresa.

Porém, escolher um contador de confiança e que entregue tudo aquilo que você precisa não é tarefa tão simples. Nos dias de hoje, não basta que o escritório contábil faça apenas a escrituração contábil e fiscal da sua empresa. É necessário que o trabalho seja ágil, transparente, e que vá além, com serviços de consultoria e gestão. 

Para facilitar seu processo de escolha de um escritório de contabilidade, preparamos 8 dicas que você deve analisar antes de tomar uma decisão. Confira agora mesmo!

1. Competência técnica

O primeiro item a ser considerado ao escolher um escritório de contabilidade é a competência técnica. Ser assessorado por contadores experientes e que procuram passar por constante atualização é um diferencial enorme a ser considerado no momento da escolha. 

Verifique se os contadores se capacitam em relação às frequentes atualizações nas legislações tributárias e trabalhistas, para que todos os serviços prestados à sua empresa já ocorram dentro das normas legais vigentes. Isso porque o Fisco possui avançados sistemas que podem identificar qualquer irregularidade facilmente, resultando em pesadas multas e até mesmo no fechamento do seu negócio.

2. Atendimento de qualidade

Um escritório de contabilidade deve resolver todas as suas necessidades nas áreas fiscal, tributária e contábil. Isso é o básico e deve ser um item a ser considerado no momento da escolha de um contador. 

Desta forma, analise como é o atendimento feito pelo escritório, verificando como são feitos os processos, em qual velocidade são dadas as respostas e se eles ainda oferecem orientação e consultoria.

3. Canais de comunicação

Verifique quais os canais de comunicação que o escritório de contabilidade disponibiliza para que você possa buscar informações e esclarecimentos. Quando mais ágil for as respostas quando você precisar, melhor! Afinal de contas, você pode estar em vias de fechar um novo negócio, mas depende apenas de um relatório financeiro do contador. Logo, isso deve ser feito de forma rápida e eficiente.

4. Faça gestão financeira

Um escritório de contabilidade que ofereça serviços de gestão financeira pode ser um grande diferencial no momento da escolha. Tal solução auxilia no controle financeiro do seu negócio e permite que você possa dedicar mais tempo à captação de novos clientes, desenvolvimento de novos produtos, e fechar mais vendas.

Terceirizar a gestão financeira com um escritório de contabilidade é uma excelente opção. Mas é necessário estar atento se a equipe possui a qualificação necessária para cuidar dessa área tão vital da sua empresa.

5. Preste assessoria tributária

Outro ponto que deve ser considerado é se o escritório de contabilidade presta assessoria tributária. Com ela, você pode redesenhar os processos do seu negócio de forma ordenada, reduzindo qualquer risco fiscal, tributário ou financeiro. 

Ter ainda uma consultoria tributária especializada permite que todas as operações e processos das sua empresa sejam revistos, evitando que você pague tributos desnecessários ou acima do legalmente previsto. Em contrapartida, isso lhe garantirá uma economia tributária e consequente aumento dos seus lucros.

6. Seja especialista em seu segmento

Cada segmento conta com suas particularidades. Por exemplo, um escritório de contabilidade que seja especialista em prestadores de serviço conseguirá entregar muito mais resultados para essa área, já que estará mais atualizado quanto às questões tributárias e fiscais do segmento.

Verificar se o escritório de contabilidade trabalha com a segmentação pode ser um grande diferencial, já que isso representa que haverá um serviço feito com mais eficiência e profundidade, resultado sempre nas melhores soluções.

7. Tenha contabilidade digital

Cada vez mais tempo é dinheiro! Por isso, escritórios que oferecem a contabilidade digital possuem um grande diferencial em relação à concorrência e permitem que os processos da sua empresa possam ser agilizados com o uso da tecnologia. 

Uma contabilidade digital reduz significativamente a burocracia, otimiza a troca de informações, deixa transparente o trabalho, e permite que você possa acessar todas as informações contábeis, fiscais, tributárias e trabalhistas da sua empresa de onde você estiver, bastando apenas uma conexão com a internet.

8. Tenha contabilidade consultiva

Uma contabilidade nos dias atuais precisa ir além de apenas analisar dados e gerar relatórios. Um dos diferenciais que precisam ser considerados é se o escritório atua com a contabilidade consultiva. Neste modelo, o contador oferece uma consultoria baseada em relatórios que auxiliam sua empresa na tomada de decisão e no planejamento estratégico.

Quem conta com esse serviço sempre está a um passo à frente da concorrência, além de ter uma visão de fora do seu negócio que permite encontrar falhas difíceis de perceber com uma rotina tumultuada.

Escolha o escritório de contabilidade ideal

Agora que você já viu o que considerar na hora de escolher um escritório de contabilidade ideal, é hora de analisar as opções de mercado. Verifique entre os que você selecionou previamente quais contam com os serviços listados, que são enormes diferenciais para o futuro da sua empresa.

Aqui na Grantime Contabilidade contamos com todos esses serviços, oferecendo sempre o melhor atendimento ao nosso cliente e lhe auxiliando sempre para a melhor tomada de decisão. Isso garante mais segurança aos seus atos e evita que siga por caminhos errados.

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e veja como nosso escritório de contabilidade pode ser a solução ideal para o seu negócio. Estamos te esperando!