O pesadelo de todo empresário é chegar ao final do mês e não ter dinheiro para pagar funcionários e fornecedores. E sem um controle financeiro eficiente, as chances de ocorrer isso são enormes!

De nada adianta você ter um produto ou serviço acima da média, com um preço competitivo e com uma enorme clientela, se você não sabe ao certo onde está indo o dinheiro que entra na sua empresa. Se não houver um controle financeiro bastante rígido e organizado, todo o sucesso do seu negócio pode ir rapidamente por água abaixo e resultar no fechamento precoce do seu negócio.

Para evitar que isso ocorra com você, preparamos um artigo em que explicamos o que é e como fazer o controle financeiro da empresa. Quer aprender? Então leia agora mesmo!

O que é controle financeiro?

O controle financeiro é uma série de ações que são empregadas para verificar se o que foi estabelecido no planejamento empresarial está sendo executado e quais são as medidas necessárias para corrigir possíveis falhas e erros.

Algumas empresas costumam implementar sistemas simples de controle das finanças, antes mesmo de estarem bem estruturadas, já com o objetivo de fazerem um teste nas contas e verificarem se ela poderá prosperar ou não no mercado. 

Já empreendedores que utilizam os dados financeiros gerados a partir de um controle rígido estão mais preparados para tomarem decisões visando o melhor momento para novos investimentos, sem comprometer o caixa da empresa. Ou seja, um controle financeiro eficiente permite até mesmo alcançar o sucesso mais rapidamente e no momento certo.

Entre os itens que envolvem um controle financeiro eficiente, estão:

  • Fluxo de caixa
  • Balanço Patrimonial
  • Gestão orçamentária
  • Gestão de custos
  • Análise do ponto de Equilíbrio e Lucratividade
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE)

Não ter um planejamento financeiro de todas as suas movimentações financeiras, como pagamentos, compromissos financeiros, gastos e custos de operação, capital de giro, entre tantas outras, pode ser um grande erro. 

Tenha um bom controle financeiro

A melhor forma de ter um controle financeiro eficiente é tendo clareza sobre a situação da empresa, com dados detalhados sobre receitas e despesas. É essencial que tudo esteja no papel — ou em uma planilha ou software —, em que serão listados pontos positivos ou negativos dos processos, qual o posicionamento da empresa no seu segmento, como age a concorrência, entre outras informações que permitem que você visualize seus recursos e com quais poderá trabalhar em seu planejamento a fim de garantir a estabilidade do seu negócio.

Projete cenários

Com base nas informações anteriores, projete possíveis cenários que poderão surgir diante do seus gastos e receitas da empresa. Preveja seu ciclo operacional, desde a fabricação ou desenvolvimento de algum produto ou serviço, quais valores estarão envolvidos em cada etapa, desde a compra da matéria-prima, estocagem, produção, venda e recebimento.

Isso é essencial para que você tenha total acesso às informações financeiras da sua empresa e saiba o momento certo de lançar um novo produto, ou oferecer um novo serviço, dependendo da sua área de atuação.

Tenha um estoque condizente

Ter um estoque muito grande pode significar que seu dinheiro está parado. Já estoques muito pequenos podem fazer você perder uma venda por falta de produtos ou matéria-prima. Encontrar o ponto de equilíbrio é essencial também para um bom controle financeiro da sua empresa. 

Evite empréstimos

Depender de empréstimos para pagamento de folha de funcionários, compra de estoque ou para o pagamento de tributos é uma péssima ideia, afinal de contas os juros irão corroer os lucros do seu negócio e ampliar os seus custos de produção. 

Com um controle financeiro eficiente, você saberá exatamente onde é possível cortar, ao mesmo tempo que mantém sua empresa competitiva no mercado, maximizando seus lucros e evitando que tenha que recorrer a empréstimos bancários.

Separe o jurídico do físico

Um dos maiores vilões do controle financeiro está na mistura das contas pessoais com as da empresa. Ao fazer isso, fica impossível analisar quais os resultados financeiros do seu negócio, já que seu fluxo de caixa é corroído por seus gastos pessoais. 

Crie uma conta bancária para você e outra para seu empreendimento, e jamais pague suas contas com dinheiro da empresa, ou contas da empresa com seu dinheiro. Isso permite que você saiba exatamente qual a saúde financeira do seu negócio. 

Use a tecnologia

Contar com sistemas de controle financeiro é uma excelente alternativa para garantir que tudo estará sendo monitorado. Além disso, ter ao seu lado especialistas na área permitem que os dados possam ser analisados e transformados em gráficos ou planilhas detalhadas. Com informações mais claras, você as compreende mais rapidamente e toma as melhores decisões em relação ao futuro do seu empreendimento.

Aqui na Grantime Contabilidade contamos como uma das nossas soluções a Gestão Financeira, em que nossa equipe de especialistas atua junto ao empresário, realizando todo o controle financeiro da sua empresa, da emissão ao envio de NFs e boletos, ao controle e análise de contas a pagar e receber

Com a terceirização do controle financeiro, você tem a certeza que tudo estará sendo feito corretamente, e tem mais tempo para cuidar do crescimento da sua negócio. Conte com a Grantime Contabilidade como parceira do seu negócio! Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!