Diferenciar custos e despesas pode parecer algo difícil para alguns empreendedores. Entretanto, vale a pena ressaltar que saber diferenciar esses dois fatores é fundamental para manter a saúde financeira de qualquer negócio em dia, além de garantir uma gestão eficaz, saber diferenciar custos e despesas te dá a oportunidade de economizar. 

Pensando nisso, a Grantime separou para você tudo o que você precisa saber sobre Custos e Despesas, vamos lá?

O que é custo?

Você pode chamar de custo todos os gastos que são realizados para que o seu serviço/produto possa ser produzido. Você pode categorizar como custos todo tipo de matéria prima e energia utilizada para produção de bens. Salários e todos os tributos relacionados a equipe também são considerados custos pela contabilidade. 

Dentro da categoria custos, também há uma subclassificação de custos variáveis e custos fixos. Custos variáveis são aqueles que variam de acordo com a necessidade de produção, como por exemplo, matéria prima.

Já os custos fixos são aqueles que independente do volume de produção não tem variações, como por exemplo o aluguel do espaço da sua empresa.

E a despesa?

Você pode considerar despesas todo o gasto realizado com a finalidade de realizar uma ‘’manutenção’’ no seu processo de operação.

Nessa categoria você pode categorizar também todas iniciativas e ações para obtenção de receita por meio da venda de produtos como, por exemplo, compra de materiais para o escritório e publicidade. 

Assim como nos custos, as despesas também podem ser classificadas como fixas e variáveis e seguem a mesma linha de diferenciação.

Como diferenciar custos e despesas? 

O primeiro passo para diferenciar custos e despesas é você ter em mente que os custos estão relacionados diretamente com a produção do produto final da sua empresa. Já as despesas abrangem sua empresa de modo geral, o que fica mais difícil relacionar com o produto final da empresa. 

Uma dica que você pode usar para diferenciar custos e despesas é fazer a seguinte pergunta para si próprio:

Se eu eliminar gasto x afeta na produção do meu produto? Se a resposta for SIM, você tem um custo e caso contrário você tem uma despesas.

Como economizar diferenciando custos e despesas?

Depois de fazer a dica que ensinamos para você, você pode avaliar quais são os gastos vitais para manter o seu negócio e encontrar formas de economizar.

Além disso, realizar um controle financeiro do seu negócio de forma eficaz também é um excelente forma de economizar dinheiro.

Diferenciar também custos fixos dos variáveis é uma excelente forma de economizar dinheiro, por exemplo: faça o controle do estoque da sua matéria prima, evitar compre somente o necessário para que não falte de acordo com a sua demanda e lembre-se, matéria prima parada é dinheiro perdido. 

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário: 

CRC: SC-008501/O-6