Em uma sociedade onde o e-commerce é uma realidade consumada, nada mais interessante do que falar de dropshipping. Afinal, essa é uma das melhores opções em termos de venda atualmente.

Saber como abrir uma empresa de dropshipping pode ser uma decisão das mais acertadas. Isso porque ela se mostra como uma solução eficiente para a simplificação de vendas online. Em outras palavras, ela ajuda o e-commerce a obter melhores resultados.

Caso você queira saber entender melhor o que é dropshipping e como abrir empresa  dropshipping, basta continuar lendo este artigo até o final. Não deixe de conferir!

O que é dropshipping?

Antes de mais nada, vale a pena dizer que dropshipping nada mais é do que um modelo de negócios no qual uma determinada companhia possui a permissão de realizar suas atividades sem necessariamente manter um estoque.

Isso funciona do seguinte modo: a empresa recebe as ordens de serviço oriunda das vendas, ou seja, os pedidos online. Em seguida, ela encaminha essas ordens de serviço para um fornecedor, que consiste em seu parceiro dropship. Posteriormente, é esse parceiro que enviará o produto para o cliente em nome da companhia.

Aliás, em todo esse processo, a loja varejista virtual não necessita em nenhum momento acessar ou manipular o produto. O trabalho desse e-commerce é receber os pedidos, repassar as informações do pedido e do cliente para o fornecedor, para ele, consequentemente, mandar o produto.

O lucro obtido é originado a partir da diferença do preço cobrado para o cliente no site e o valor solicitado pelo parceiro dropship.

Como abrir empresa dropshipping?

Para saber como abrir empresa dropshipping, basta seguir o passo a passo abaixo:

Escolha os produtos certos

Deve-se pesquisar quais são os produtos mais vendidos no mercado.

Estude as tendências do mercado

Observe com atenção quais são as tendências dos nichos em crescimento no mercado local. Para iniciar essa modalidade de negócio, selecione um mercado o qual você conhece.

Pense atentamente na logística

Pense com cuidado em todo o processo logístico que será envolvido. Descubra quais são os atributos que os serviços de logística do local onde você se situa, quais são os custos relacionados em todas as etapas. Procure “começar baixo”, vendendo produtos de porte mais reduzido.

Saiba selecionar bons fornecedores

Selecionar bons fornecedores é um dos elementos mais importantes para quem deseja ter fazer dropshipping no Brasil. Isso inclui fazer uma pesquisa primária no Google e também em sites conhecidos, como Aliexpress e Alibaba, por exemplo.

Deve-se contatar diretamente os fabricantes para conhecer os fornecedores (grossistas) mais populares do mercado. Além disso, é necessário levar em conta o grau de excelência e a credibilidade dos mesmos.

Invista pesado em branding

Uma das estratégias mais importantes para quem deseja ter como abrir empresa de dropshipping é investir pesado no desenvolvimento da marca. Nesse sentido, é fundamental construir uma excelente identidade visual, ter um logotipo e oferecer uma boa experiência no site.

E como fica a movimentação financeira do negócio?

O dropshipping no Brasil ainda não possui uma legislação específica propriamente dita. De fato, é necessário encontrar uma solução viável para realizar a justificação da movimentação financeira do negócio, uma vez que não há como explanar as operações em si.

Dito de outra forma, é preciso ter ferramentas fiscais e contábeis que permitam não apenas realizar a abertura de empresa dropshipping, mas também justificar toda a questão da movimentação financeira.

Isso porque quem possui um negócio de dropshipping no Brasil opera financeiramente com compra de mercadorias, fazendo o respectivo pagamento do produto para um fornecedor no exterior e recebendo a venda que do cliente. Ou seja, há custos e atividades envolvidas.

Encontrando a solução para abertura de empresa de dropshipping

Em resumo, não é qualquer pessoa que sabe exatamente tudo sobre como abrir empresa de dropshipping, uma vez que esse é um processo que demanda uma série de ações, medidas, trâmites e custos. Nesse sentido, nada mais inteligente do que contratar uma empresa que possa auxiliar na contabilidade e parte fiscal do empreendimento.

Se você pretende abrir uma empresa de dropshipping no Brasil e necessita desse suporte na parte contábil e fiscal, então entre em contato com o time de especialistas da Grantime!