Quando uma empresa abre suas portas ao público, o proprietário precisa considerar em quais atividades se concentrar. E entre essas atividades, adotar o centro de custo pode ser uma prioridade para otimizar tempo e recursos.
As atividades que deverá desempenhar incluem atendimento aos clientes, avaliação de novas oportunidades e planejamento financeiro. O planejamento financeiro envolve a previsão de despesas futuras e receitas potenciais por meio do processo orçamentário.
Cada empresa considera seus próprios recursos e necessidades de planejamento conforme se aproxima do processo orçamentário. Para algumas empresas, a abordagem preferencial para o processo de orçamento utilizam centros de custo funcionais.
Para você compreender as vantagens em adotar o centro de custo em sua empresa, separamos alguns pontos que você deve considerar. Ao final, tenho certeza que você não perderá mais tempo e colocará a criação desse processo como urgente em seu negócio.
Vamos lá!
O que é o centro de custo?
Os centros de custo contribuem para a lucratividade da empresa indiretamente por meio de uma operação eficiente. O principal uso de um centro de custo é rastrear despesas para comparação com o orçamento.
Ele é responsável em analisar despesas e receitas, controlando as informações e oferecendo ao gestor uma melhor análise de como cada setor se comporta. Dessa forma, é possível planejar melhor o orçamento da empresa e agir de forma mais eficiente no mercado.
E quais os benefícios do centro de custo?
Imagine que seu custo seja identificado apenas como despesas com vendas, gerais e administrativas. Se seguir dessa forma, em pouco tempo sua empresa terá que fechar as portas por conta do enorme prejuízo acumulado.
O centro de custo tem como objetivo analisar cada despesa na empresa, trazendo benefícios como:
1. Melhor monitoramento e controle
Com o uso do centro de custo, os gestores podem monitorar e controlar as despesas. Todas elas devem ser registradas e contabilizadas em um centro de custo específico para que seja possível saber qual é o custo de uma determinada unidade e como os recursos estão sendo usados.
2. Aumente a responsabilidade, orçamento x real
Por ter todos os custos agrupados no centro de custo e também ter o orçamento por centro de custo, o gestor passa a ter mais responsabilidade, já que conseguirá comparar o desempenho entre o orçamento e o real.
3. Aumente a eficiência
Por ter um centro de custo, é mais fácil para os gestores perceberem onde a eficiência pode ser aumentada. Ajuda o gerenciamento a utilizar recursos de maneiras mais inteligentes, tendo um maior entendimento de como eles estão sendo usados.
4. Solução de problemas mais fácil
Ter centros de custo é amigo da otimização dos lucros e da recuperação da empresa. É muito mais fácil solucionar os problemas, pois o custo é agrupado na área de responsabilidade e cada custo é detalhado.
5. Mais fácil de medir o desempenho
Ter um centro de custo ajuda a medir o desempenho, pois tudo será analisado de forma individual, sendo mais fácil perceber pontos que estão dando prejuízo e será necessário aumentar a margem de lucro..
6. Mais fácil de gerenciar
Os gestores podem se dedicar a outras áreas da empresa enquanto o centro de custos analisa os gastos da empresa de forma detalhada. E com o resultado, é possível tomar decisões mais assertivas, baseado em informações fiéis.
Como criar um centro de custos no meu negócio?
A criação de um centro de custos é uma necessidade para qualquer empresa que deseja ter maior controle sobre suas despesas. E a principal função desse setor no negócio não é necessariamente fazer você ganhar dinheiro, mas principalmente evitar que você o perca.
Além disso, permite que qualquer empresa, de qualquer tamanho, possa crescer de forma estruturada e sustentável. Outro ponto essencial é ter ferramentas modernas de controle, como um ERP (Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzido em português para Planejamento dos Recursos da Empresa). Isso permite acessar e controlar as informações mais rapidamente.
Aplique ao seu negócio
E como prometemos lá no início, ao final do texto você teria certeza que precisa criar um centro de custo com urgência em seu negócio, não é mesmo? Então, não perca mais tempo e crie esse setor que é essencial para o gerenciamento dos seus custos.
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre as vantagens de adotar o centro de custo. E caso queira aprofundar ainda mais seu conhecimento em análise de demonstrações financeiras, confira o blog que preparamos especialmente sobre o tema. É só clicar aqui!