Nossas redes sociais

Como reduzir custos fixos na empresa?

O sucesso de uma empresa depende de sua capacidade de se ajustar e se adaptar para melhorar os ganhos. Nesse sentido, saber como reduzir os custos fixos sem perder a qualidade e a competitividade é um diferencial enorme.

O clima econômico atual — moldado pela pandemia do coronavírus — testou empresas de todos os tipos, forçando os empreendedores a encontrar soluções criativas para os problemas de pessoas, diminuição da receita, trabalho remoto e muito mais. Quando não é possível aumentar a receita, você ainda pode melhorar as margens de lucro e o fluxo de caixa reduzindo custos.

Nesse sentido, encontrar a estratégia certa para reduzir os custos fixos da empresa pode ser a melhor saída. E para saber como fazer isso, preparamos esse artigo que você pode aplicar em seu negócio. Vamos lá!

O que são custos fixos?

Para saber como reduzir, é preciso antes que você compreenda o que são custos fixos. Eles são aqueles que não mudam com o aumento ou diminuição na quantidade de bens ou serviços produzidos ou vendidos. 

Custos fixos são despesas que devem ser pagas por uma empresa, independentemente de quaisquer atividades comerciais específicas. Em geral, as empresas podem ter dois tipos: custos fixos ou custos variáveis, que juntos resultam em seus custos totais

Como exemplos de custos fixos, temos:

  • Aluguel
  • Serviços de segurança
  • Limpeza
  • Planos de telefonia
  • Manutenção de equipamentos
  • Entre outros

Gastos com energia elétrica, água, entre outros, entram nos custos variáveis, já que apresentam variações mês a mês, conforme o consumo ou produção.

Como reduzir custos fixos na empresa?

Se não é possível aumentar suas receitas, uma forma de manter em dia as contas da empresa é reduzir os custos. E os custos fixos apresentam uma excelente oportunidade nesse sentido. Para isso, você pode experimentar:

Otimize seu espaço

Dependendo da situação dos imóveis comerciais em sua área, você pode aproveitar as vantagens dos preços baixos de espaço de escritório para mudar seu negócio para áreas mais baratas ou negociar com o proprietário existente para melhores termos de aluguel.

Melhor ainda, se você realmente não precisa administrar seu negócio em instalações comerciais, aproveite a tecnologia e invista no home-office. Aliás, esse modelo mostrou-se bastante útil nos últimos meses e provou ser perfeitamente aplicável a vários tipos de negócio. 

Além de economizar espaço no escritório, operar sua empresa em casa pode economizar dinheiro em seguros, transporte, taxas e serviços públicos. No entanto, se você está pensando em se converter ou começar um negócio baseado em casa, algumas pesquisas preliminares são necessárias, como aceitação da sua equipe se houver, produtividade, interação, entre outros.

Invista em tecnologia

Há diversas ferramentas tecnológicas que você pode usar para reduzir seus custos. Além de garantir mais agilidade a alguns trabalhos, também permitem melhor acompanhamento e resultados.


Um exemplo é a contabilidade digital. Ela permite que você possa acompanhar toda a questão tributária e fiscal da sua empresa por meio de alguns cliques no celular ou computador. E do outro lado, você segue tendo profissionais extremamente competentes que passarão a atuar como consultores do seu negócio, auxiliando com informações para sua tomada de decisão.

Em geral, esse sistema é mais barato que o modelo tradicional de contabilidade, já que além de dispensar o uso de papel, evita deslocamentos constantes entre a empresa e o escritório contábil. 

Cortar despesas com veículos

Se não é possível adotar o modelo home office, quem sabe seja possível cortar despesas com transporte e veículos. Os custos de combustível e manutenção para veículos maiores, como vans, podem ser astronômicos. Além de reduzir o uso de veículos comerciais apenas para viagens essenciais, como você pode reduzir as despesas com veículos?

Dependendo do caso, você pode optar pelo uso do Uber para deslocamentos, ou mesmo pensar na locação de um veículo para seu negócio, com muitos planos oferecendo manutenção, seguro e documentação já embutida no preço. Ou seja, você sabe exatamente quanto pagará por mês, sem gastos extras não previstos. 

Mude para a nuvem 

Para a maioria das empresas, a computação em nuvem é uma excelente maneira de reduzir os custos de capital e as despesas contínuas relacionadas aos serviços de TI.

Com a computação em nuvem, acabou a necessidade de comprar e manter servidores caros no local, bem como pagar por atualizações de software contínuas. Ao usar a nuvem, você sempre terá acesso às versões mais recentes de aplicativos de negócios e a flexibilidade para aumentar sua largura de banda ou armazenamento sob demanda.

Seu provedor de nuvem também cuidará da maioria dos problemas de recuperação de dados, liberando sua empresa da necessidade de manter um plano complexo de recuperação de desastres de TI.

Outro benefício é sua capacidade de acessar seus dados de negócios em várias plataformas, como seu tablet ou notebook, bem como a facilidade de trabalho colaborativo com sua equipe.

Aplique ao seu negócio

Como viu, reduzir custos fixos pode exigir um grande esforço inicial, já que requer mudança de cultura, endereço ou tipo de serviço. Mas com médio-longo prazo você passará a ver que a mudança foi positiva, principalmente quando perceber a melhora do seu fluxo de caixa.

Além da redução dos custos fixos da empresa, outro ponto que você jamais deve deixar de lado é a relação entre contas a pagar e contas a receber. Manter o pagamento em dia evita gastos extras com juros ou multas. E sobre o tema, temos um artigo em que explicamos as diferenças entre contas a pagar e a receber e como isso pode contribuir para seu negócio. É só clicar aqui e conferir agora mesmo!

Gostou do conteúdo?

Nossa equipe é especializada e capacitada para atender sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores.

Preencha com seus dados e fale com uma consultor agora