Começar seu próprio negócio é o desejo de muitos. E saber como funciona para abrir um consultório médico é uma maneira empolgante de praticar a medicina em suas próprias mãos. 

Infelizmente, também é complicado e desafiador. Para que seu negócio médico seja bem-sucedido, você precisa de um plano claro e detalhado desde o início para manter as coisas em andamento dentro do cronograma. Isso torna o processo mais fácil e menos suscetível a erros.

Para lhe ajudar a mostrar como abrir um consultório médico, preparamos este artigo a seguir. Confira e tire suas dúvidas!

Como iniciar um consultório médico

Não existe uma fórmula universal para iniciar um consultório médico. Pode valer a pena contratar um consultor que tenha experiência na área, esteja ciente das armadilhas e desafios e possa aconselhá-lo sobre como tomar o melhor caminho. 

Afinal, os detalhes da inicialização variam de acordo com a especialidade, e algumas leis e regulamentos diferem em cada área. Um consultor profissional compreenderá as variáveis ​​e ajudará você a planejar adequadamente. 

Algumas áreas podem requerer adaptações especiais em seu consultório, enquanto outras podem encontrar um local pronto para uso. Em geral, muitos itens comuns devem estar em sua lista de verificação ao abrir seu consultório médico a partir do zero.

Com tanto a fazer, você deve estar se perguntando por onde começar. Em uma palavra: dinheiro.

Os valores reais dependem de sua situação específica, mas, em geral, você deve ter como objetivo garantir pelo menos os valores necessários para a compra de equipamentos para seu atendimento, aluguel de um espaço, e contratação da equipe. 

Além disso, você deve ter recursos — podem ser próprios ou financiados — para cobrir a folha de pagamento e as contas até que seu fluxo de receita seja estabelecido e estável, o que levará algum tempo.

Abra sua empresa

Um passo bastante importante é a abertura da empresa. E como em qualquer negócio, isso passa diretamente pelo planejamento. Para isso, há alguns passos importantes que você precisa dar primeiro:

Escreva um plano de negócios

Ter um plano de negócios é o primeiro passo real que qualquer empresário ou futuro proprietário de empresa deve dar. 

Conheça sua concorrência e mercado

Não há nada de errado com um pouco de competição. Na verdade, o que dá aos proprietários de clínica médicas se destacarem no mercado é oferecer algo melhor. Conhecer seu mercado, o que sua concorrência está fazendo e como você vai competir e conquistar clientes é uma etapa extremamente importante no processo para quem deseja planejar a abertura de uma clínica. 

Concentre-se no paciente

Existem muitos exemplos de clínicas que não têm o melhor serviço ou não são as primeiras no mercado, mas são muito bem-sucedidas porque dominam o marketing e o relacionamento com o paciente. Pesquise o que eles estão fazendo, e como você pode realizar um atendimento ainda melhor.

Compreenda seus próprios pontos fortes

Não queria fazer tudo! Ao administrar uma clínica médica, saiba quando você precisa contratar um contador, advogado, especialista em marketing, agência para criação de seu site ou outro profissional. Isso iniciará seu processo de gerenciamento como proprietário de uma empresa.

Formalize sua clínica

E não esqueça dos aspectos burocráticos envolvidos na abertura de um consultório médico. Ao invés de querer fazer tudo sozinho, contrate um escritório de contabilidade que tenha experiência na abertura de clínicas médicas. Eles saberão cuidar de todo o processo burocrático envolvido, além de indicar qual o melhor regime tributário que você deve optar.

Contrate pessoas e compre equipamentos

Depois de ter os recursos necessários você está pronto para começar a juntar os frutos da sua prática – contratando sua equipe e comprando o equipamento médico de que precisa. 

Essa tarefa é mais fácil de falar do que fazer, e ampla pesquisa é necessária para cada decisão. Mas, novamente, com um pouco de planejamento e as informações certas, preparar-se para o sucesso é apenas uma questão de esforço. 

Os sistemas de registro eletrônico de saúde (EHR) são ferramentas cada vez mais essenciais para os consultórios médicos. Digitalizar registros e otimizar a comunicação é uma alta prioridade. Um prontuário eletrônico completo serve como um sistema único para os registros e históricos de seus pacientes, comunicações com outros fornecedores, pedidos de laboratório e de prescrição e informações sobre seu ciclo de receita. 

Abra suas portas

Parabéns! Se você chegou a este ponto, você colocou muito sangue, suor e lágrimas, e não viu um centavo em compensação por isso. Mas tudo valerá a pena quando você tiver a chance de cortar essa fita e receber seus primeiros pacientes em seu próprio consultório médico. É uma conquista que muitos profissionais de saúde não conseguem desfrutar na indústria médica moderna, então dê um tapinha nas costas.

Uma vez que sua clínica médica esteja estabelecida e funcionando sem problemas, você vai querer crescer. Para isso, procure estar atento às movimentações do mercado, ofereça um atendimento diferenciado aos seus pacientes, e jamais deixe a gestão financeira do seu negócio de lado.

E nesse último quesito, a Grantime Contabilidade pode também lhe ajudar. Com a contabilidade digital, você pode concentrar todas as suas atenções no atendimento e gerenciamento da sua clínica, enquanto questões financeiras e tributárias são resolvidas por especialistas na área.

Portanto, se você deseja saber como abrir um consultório médico, conte com o apoio da Grantime Contabilidade. Aqui você terá o parceiro ideal para que seu sonho se torne um negócio lucrativo!