Começar um negócio não é uma decisão fácil. Por isso, você já deve ter se perguntado várias vezes qual é a melhor forma de planejar a abertura de uma empresa, certo?

Mas, apesar dos incontáveis ​​sacrifícios e desafios que os proprietários de pequenas empresas enfrentam, uma esmagadora maioria de 84% deles dizem que fariam tudo de novo.

Se você está pensando em mergulhar e abrir seu próprio negócio, há alguns passos importantes que você precisa dar primeiro. Confira quais são no artigo abaixo!

1. Escreva um plano de negócios

Ter um plano de negócios é o primeiro passo real que qualquer empresário ou futuro proprietário de empresa deve dar. Isso não apenas mostra um verdadeiro nível de comprometimento, mas também força respostas reais e tangíveis a perguntas importantes e, às vezes, desafiadoras. 

Um plano de negócios também é a primeira coisa que qualquer potencial investidor irá solicitar. Isso lhes dá uma compreensão total do empreendimento comercial que está sendo proposto, o nível de especialização do proprietário e compreensão da oportunidade e os requisitos financeiros e potencial de crescimento.

2. Conheça sua concorrência e mercado

Não há nada de errado com um pouco de competição. Na verdade, é o que dá aos proprietários de negócios a oportunidade de lançar um produto ou serviço melhor. Conhecer seu mercado, o que sua concorrência está fazendo e como você vai competir e conquistar clientes é uma etapa extremamente importante no processo para quem deseja planejar a abertura de uma empresa. 

Incluir essas informações em seu plano de negócios vai mostrar seu domínio do tipo de empresa que você se propõe a iniciar. E conhecendo o mercado e quem são seus concorrentes permite você se planejar melhor e oferecer produtos ou serviços diferenciados.

3. Concentre-se no cliente 

Existem muitos exemplos de empresas que não têm o melhor produto / serviço ou não são as primeiras no mercado, mas são muito bem-sucedidas porque dominam o marketing e as vendas.

Pesquise os dados demográficos de sua base de clientes em potencial e entenda seus hábitos de compra. Observe os concorrentes, converse com empresas semelhantes, navegue nos sites de seus concorrentes e entenda o que seus clientes estão dizendo sobre eles nas redes sociais.

4. Compreenda seus próprios pontos fortes

Ao administrar uma empresa, saiba quando você precisa contratar um contador, advogado, especialista em marketing, agência para criação de seu site ou outro profissional. Isso iniciará seu processo de gerenciamento como proprietário de uma empresa.

Não queira fazer tudo! Aliás, quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada direito. Por isso foque naquilo que você faz de melhor e contrate ou terceirize outros serviços com os quais você não compreende direito. Assim sua empresa será mais forte e passará mais segurança e confiabilidade aos seus clientes.

5. Mapeie suas finanças

Planejar a abertura de uma empresa requer dinheiro que você provavelmente não terá imediatamente. Desta forma, mapeie as oportunidades de se obter empréstimos e financiamentos que sejam realmente vantajosos.

E esse processo precisa ser feito com total conhecimento, para que o dinheiro emprestado não se torne um grande fardo futuro. Antes de assinar qualquer contrato, faça projeções financeiras futuras e veja se os valores mensais que terá de pagar caberão em suas perspectivas de ganho. 

6. Tenha paixão pelo que você está fazendo

Ser fundador de uma empresa pode ser muito solitário e não há horas suficientes no dia para realizar tudo. De grandes sucessos a grandes decepções, se você não for movido pela paixão em cada etapa do caminho, seu trabalho se tornará muito mais difícil. Lembre-se do motivo pelo qual você iniciou seu negócio e deixe que sua paixão o conduza continuamente.

Agora, mãos à obra!

Como você acompanhou nos tópicos acima, planejar a abertura de uma empresa vai além do simples desejo. Ele é essencial como combustível inicial, mas para que seu sonho não se torne um pesadelo, planejar, conhecer o mercado, buscar ajuda especializada e ter dedicação são ingredientes essenciais para seu sucesso.

Superado os itens acima, é hora de partir para a parte burocrática de abrir uma nova empresa. E aí entra a importância de contar com um escritório de contabilidade de referência e conhecimento. Com a experiência de seus consultores, todo o processo pode ser mais rápido e fácil, e permite que você se dedique a outras áreas inerentes à abertura de uma nova empresa.


Aqui na Grantime Contabilidade você encontra o time ideal para que seu negócio saia do papel e torne-se realidade. Temos profissionais que podem lhe ajudar com toda a burocracia da abertura de uma empresa, garantindo que todo o processo transcorra de forma correta.

E aí? Respondemos sua pergunta sobre qual a melhor forma de planejar a abertura de uma empresa? Então não perca mais tempo e coloque a mão na massa para tornar seu sonho uma realidade de sucesso!