Quando você assume o papel de empresário automaticamente você assume que não pode rejeitar os números. A Gestão financeira é uma atividade importante não só para fins competitivos da sua empresa, mas para a sobrevivência da mesma.
Grande parte dos negócios surgem de uma ideia que alguém teve ao notar uma oportunidade de mercado. Entretanto nem todos os empreendedores dominam a arte de fazer a gestão da sua empresa.
Por isso a Grantime trouxe para você tudo o que você precisa saber sobre a gestão financeira do seu negócio. Veja:
O que é Gestão Financeira empresarial?
Antes de entender o que você precisa fazer, é importante entender o que significa Gestão financeira empresarial. Quando falamos sobre gestão financeira estamos falando da análise, decisões e estratégias relacionadas a área financeira do seu negócio, resumidamente, gestão financeira é o conjunto de atividades que visam aumentar a lucratividade do seu negócio.
Qual a importância da Gestão Financeira empresarial?
Segundo o SEBRAE, grande parte das empresas que fecham as portas fecham com menos de dois anos de atividade, o motivo: Gestão financeira negligente.
As estatísticas estão aí para apontar a importância de uma gestão financeira. É preciso gerenciar custos, entrada de dinheiro e ainda dar uma atenção para as tributações cobradas pelo governo.
Gestão financeira: na prática
A gestão financeira empresarial é a área de cuida dos recursos de uma empresa. Na prática, é esse setor que é o ponto chave para aprovar ou reprovar a tomada de decisões com base nos recursos de uma empresa.
Essa área é responsável também por fazer pagamento de contas, receber de clientes, controlar o capital de giro, apurar o resultados e efetuar pagamentos.
Como deve funcionar a gestão financeira do meu negócio?
Para monitorar e manter a gestão financeira negócio do seu negócio em dia é importante prestar atenção em alguns fatores:
Controle fluxo de caixa:
O fluxo de caixa e o capital resultado da entrada e da saída de dinheiro do caixa da sua empresa. O saldo dessa operação permite o planejamento futuro da sua empresa.
Gestão de capital de giro:
Capital de giro é a reserva de dinheiro da empresa, o ideal é que o capital de giro dê conta de manter o seu negócio por pelo menos três meses. Uma dica para fazer a gestão de capital de giro é se programar para receber dos clientes antes de ter que pagar os fornecedores.
Controle de notas fiscais:
Toda empresa precisa trabalhar com notas fiscais. Portanto, é necessário que as empresas guardem documento de notas fiscais por até cinco anos.
Apuração de resultados:
Fazer apuramento de resultado vai muito além de apurar resultados que deram certo ou errado na empresa. É feito, então, o balanço do período, a avaliação dos estoques e a análise de possíveis informações divergentes, para que, se necessária, seja feita a correção. Um bom sistema de gestão integrada pode facilitar essa tarefa tão importante.
Controle de Estoque:
Pode parar bobagem relacionar o controle de estoque com a gestão financeira do seu negócio. Entretanto, mercadoria jogada fora é dinheiro jogado fora. Realizar o controle de estoque te ajuda a economizar dinheiro.
Planejamento Financeiro:
Além de realizar o controle das áreas financeiras é fundamental planejá-las. Um bom planejamento facilita a distribuição de recursos nos vários setor de uma empresa, além de prever e prevenir futuras crises.
Como otimizar a Gestão Financeira empresarial da minha empresa?
Para otimizar a Gestão Financeira do sua empresa você precisa seguir alguns passos:
- Organize-se;
- Faça um planejamento financeiro;
- Acompanhe resultados;
- Mantenha a visão global;
- Invista em tecnologia
- Contrate uma contabilidade
A Grantime é uma contabilidade especializada em Contabilidade Consultiva que tem um time de profissionais aptos para atender o seu negócio. Fale conosco.