Saber como diminuir a inadimplência no seu negócio é o sonho de todo empreendedor. Afinal de contas, quando maior é o número de não-pagadores, mais difícil fica crescer no mercado.
E infelizmente, a inadimplência é mais comum do que imaginamos. De acordo com o Serasa Experian, o número de inadimplentes alcançou o recorde de 63,8 milhões em novembro de 2019. Para se evitar isso, algumas medidas pontuais podem ser tomadas, que servem até mesmo para dar mais credibilidade à sua empresa frente à concorrência.
Ficou interessado no assunto? Confira as dicas que preparamos para você neste artigo!
Adote uma abordagem amigável
De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Por isso, quando for entrar em contato com um cliente que esteja inadimplente em seu negócio, o trate de forma amigável e respeitosa.
É seu direito cobrar pelos valores devidos, mas adotar uma postura respeitosa traz muito mais resultado. Constranger ou ameaçar o cliente — além de não ser recomendado — pode afastar de vez o consumidor do seu cliente, afinal de contas o débito pode ter ocorrido por esquecimento ou algum problema pessoal pontual.
E dependendo de como a empresa tratar o cliente inadimplente, maior pode ser o tempo que ele levará para quitar o seu débito. Com o tratamento correto, são maiores as chances para você receber aquilo que é devido, além de fidelizar o cliente no seu negócio.
Valorize quem paga em dia
Uma das formas de evitar ou diminuir a inadimplência no seu negócio é oferecendo vantagens para quem paga em dia. Claro que tudo depende do produto que você vende, ou serviço que oferece, mas um desconto, um bônus para a próxima compra, ou mesmo a adoção de um cartão de fidelidade pode trazer enormes benefícios para o caixa da sua empresa.
Adotar tais atitudes também garantem que as pessoas priorizem o pagamento à sua empresa, evitando atrasos ou mesmo a inadimplência. Isso também é uma excelente estratégia de marketing para atrair mais clientes ao seu negócio.
Prefira o pagamento à vista
Sua empresa pode oferecer várias formas de pagamento, como via cartão, cheques, crediário. Porém, valorize quem paga à vista, com a oferta de um desconto ou outro benefício. Isso vai diminuir a inadimplência em sua empresa, já que não haverá a chance do cliente deixar de fazer um pagamento futuro.
Investir em campanhas de descontos é também uma estratégia para alavancar o sucesso financeiro do seu negócio, já que você passará a ter mais cliente fechando negócios em sua empresa e maximizando seus ganhos.
Dê opções de data de vencimento
Se o cliente preferir o pagamento parcelado, procure definir com o cliente qual a melhor data para o seu pagamento. Nos dias atuais, muitas empresas pagam seus funcionários em datas diferentes, e não mais obrigatoriamente no 5º dia útil de cada mês. Ao se escolher uma data que seja considerada melhor pelo cliente, é maior às chances dele fazer o pagamento em dia.
Neste caso, o empresário deve também estar atento a qual data é melhor para o seu fluxo de caixa, possibilitando manter seus custos fixos sempre em controle conforme são feitos os pagamentos pelos clientes. Fazer um planejamento estratégico que permita um melhor controle das finanças da empresa também é essencial para que seu negócio não se torne inadimplente.
Tenha um serviço de gestão financeira
Um dos itens mais importantes para diminuir a inadimplência do seu negócio é identificar mais rapidamente quem são os devedores, quais os valores, e há quanto tempo ocorre o débito. Para isso, é essencial contar com um serviço bastante eficiente de gestão financeira.
Com uma gestão bem elaborada, é possível ter um controle rígido de todas as finanças da empresa, identificando quem são seus clientes, quais valores cada um deve e em qual dia do mês é feito o pagamento. Além disso, ocorrendo a inadimplência a informação é rapidamente comunicada, permitindo que sua equipe de cobranças possa entrar em contato com o cliente e verificar se houve algum esquecimento ou outro problema que o fez deixar de honrar seus compromissos financeiros.
Uma excelente alternativa às empresas é terceirizar a gestão financeira com um escritório de contabilidade que seja especialista na área. Eles saberão fazer um controle eficaz de todas as receitas e despesas, e permitem que o gestor possa dedicar atenção à outras áreas da empresa, sabendo que o setor financeiro está em boas mãos.
Contrate um especialista
Como você viu, algumas medidas podem ser adotadas para diminuir a inadimplência do seu negócio, e que a melhor delas é ter um controle eficiente da gestão financeira. Afinal de contas, quanto mais rápido for detectado o problema, mais fácil será de resolvê-lo, evitando que torne-se uma enorme bola de neve que pode até mesmo inviabilizar sua empresa.
Aqui na Grantime Contabilidade contamos com especialistas em gestão financeira que podem dar um novo rumo ao seu negócio. Nossa equipe tem a capacidade de cuidar de todo o setor financeiro da sua empresa e ainda atuar como consultor, apontando oportunidades que podem ser aproveitadas para que seu negócio prospere.
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