Qual o diferencial competitivo da sua empresa em relação à concorrência? Saber isso, e deixar claro na proposta de valor do seu negócio é vital para que os consumidores entendam que seus produtos e serviços são os ideias para aquilo que ele precisa.
O objetivo de uma proposta de valor é satisfazer necessidades e desejos do cliente, resolvendo seus problemas e ser sua primeira opção na hora da compra. Mas elaborar uma proposta clara, transparente e objetivo não é uma tarefa tão simples. Requer estudo de mercado, de público-alvo, e muita responsabilidade.
Se você ainda tem dúvidas em como montar uma proposta de valor para seus clientes, então você está no lugar certo! Confira nosso artigo e tire suas dúvidas agora mesmo!
O que é proposta de valor?
A proposta de valor é uma ação de marketing das empresas, e que visa levar ao cliente uma ideia bastante clara, transparente e concisa de como seu produto ou serviço pode ser extremamente relevante para ele.
Ou seja, é deixar claro ao cliente quais são os objetivos do seu produto e serviço, e como isso irá resolver a dor que ele enfrenta. O desenvolvimento dessa etapa é uma das mais importantes dentro de uma estratégia de planejamento e é um erro enorme iniciar um novo negócio sem ter uma proposta de valor bem definida.
Ao se executar muito bem essa etapa, o cliente tem total certeza do que a empresa oferece, maximizando as possibilidades dele fechar negócio. Nessa apresentação, é essencial ainda exaltar seu trabalho, procurando fortalecê-la perante o mercado, e mostrando seus diferenciais em relação à concorrência.
Aliás, para se sobressair no mercado, é vital que você mostre seus pontos fortes — e jamais fale negativamente ou deprecie seus concorrentes. Isso causa má impressão aos seus clientes e pode reduzir significativamente as possibilidades de fechar negócio, já que eles querem saber seus diferenciais e por quais motivos devem lhe escolher.
Nessa apresentação de proposta de valor, pontue de maneira destacada os benefícios que sua empresa oferece, afinal de contas esses são os diferenciais do seu negócio. São esses pontos que levarão o cliente a optar por sua empresa, e não pela concorrência.
Quais os aspectos fundamentais de uma proposta de valor?
Uma proposta de valor ao cliente deve conter parâmetros fundamentais para ter resultado. Por exemplo, se você trabalha com a venda de canetas, você deve deixar bastante claro ao consumidor que, ao adquirir seu produto, ele encontrará toda a eficiência que procura.
Numa proposta de valor bem executada, os aspectos indispensáveis são:
Clareza
Sua proposta deve ser a mais clara possível. Assim você transmite sua mensagem ao consumidor mais facilmente. Neste ponto, é essencial que o cliente entenda a missão da sua empresa já na oferta de um produto ou serviço.
Ser claro é um dos parâmetros de bons conteúdos de comunicação. Por exemplo, ao se produzir um texto comercial, o entendimento do consumidor deve ser rápido, causando a impressão que a empresa teve a preocupação em ser objetiva ao apresentar seu produto.
Linguagem
Para ter uma proposta de valor clara, é necessário que a linguagem adotada seja bem definida e que converse com seu público-alvo. Isso irá influenciar positivamente na forma como você se relaciona com seus consumidores. Desta forma, ter um público-alvo bem definido é importantíssimo ao se elaborar uma proposta de valor, já que você saberá qual tom e linguagem adotar para conversar com eles, obtendo melhores resultados de entendimento e, consequentemente, de fechamento de vendas.
Transparência
A proposta de valor deve ser baseada exatamente naquilo que a empresa faz e acredita. Ser transparente e sincero é uma maneira ótima de transmitir mais confiança ao cliente e potencializa a afinidade que eles terão com sua marca.
Direcionamento
Saber o que encontrará na sua empresa é outra característica que deve ser pontuada na elaboração de uma proposta de valor. É neste momento também que os diferenciais do seu negócio devem ser pontuados, com as vantagens que você oferece aos seus clientes.
Como montar uma proposta de valor
Há várias maneiras de se elaborar uma proposta de valor. Porém, a mais comum segue a seguinte estrutura:
- Título: em uma frase, fale das vantagens que a sua marca oferece
- Subtítulo: explique, em no máximo três linhas, o que é e para quem o seu produto ou serviço é direcionado, e seus seus benefícios.
- Bullet points: faça uma lista breve com as vantagens e benefícios que sua empresa oferece.
- Recursos visuais: faça uso de imagens que reforcem a mensagem principal.
Como exemplo, temos este modelo do Uber:
Título:
a mobilidade que você deseja.
Subtítulo:
peça uma viagem para onde você quiser, com um toque no seu telefone
Bulletpoints:
mais do que viagens
sua segurança é nossa prioridade
um novo app: feito com motoristas para motoristas
Crie a sua
Ao longo do nosso texto você entendeu o que é uma proposta de valor e quais os requisitos que precisam ser seguidos para elaborar a sua. E outro ponto essencial que você percebeu é a importância de ter uma proposta clara, objetiva e que evidencie seus diferenciais.
Quando mais assertiva for sua proposta de valor, maior são as chances dos clientes aceitarem seu negócio e adquirirem produtos e serviços da sua empresa. Podemos então dizer que, uma proposta bem elaborada é vital para o sucesso do seu negócio.
Aqui na Grantime Contabilidade contamos com consultores especialistas que podem lhe ajudar na elaboração da proposta de valor da sua empresa. Para isso, eles farão uma ampla avaliação do seu negócio e da sua concorrência, pontuando seus diferenciais e auxiliando na melhor elaboração de uma proposta de valor matadora.
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