Nossas redes sociais

Como calcular os custos e despesas de uma empresa

A saúde financeira de uma empresa não se trata apenas de dinheiro entrando: também se trata de dinheiro saindo. Saber calcular os custos e despesas de um negócio é primordial para equacionar as finanças e garantir seu futuro.

Parte do dinheiro necessário para uma empresa operar — pense em aluguel, salários de funcionários, gastos com água, luz, telefone, internet — é o custo operacional da empresa, que é um componente essencial dos resultados do negócio. É possível determinar o custo operacional de uma empresa a partir de sua demonstração de resultados, que detalha as despesas associadas à geração de receita de vendas e à produção de bens ou serviços de uma empresa, bem como seus custos indiretos e outros.

Se você quer aprender a como calcular os custos e despesas da sua empresa, então você veio ao lugar certo. Confira nosso artigo e tire suas dúvidas!

Como diferenciar custos e despesas? 

Antes de tudo, é necessário que você diferencie custos e despesas. Para isso, é necessário ter em mente que os custos estão relacionados diretamente com a produção do produto final da sua empresa. Já as despesas abrangem sua empresa de modo geral, o que fica mais difícil relacionar com o produto final da empresa. 

Uma dica que você pode usar para diferenciar custos e despesas é fazer a seguinte pergunta para si próprio: se eu eliminar gasto x afeta na produção do meu produto? Se a resposta for sim, você tem um custo e caso contrário você tem uma despesas.

Despesas com aluguel e serviços

Se sua empresa não possui sede própria, o aluguel e os serviços públicos (água, luz, telefone, internet) podem constituir uma grande parte de suas despesas. Como os serviços públicos podem variar de mês para mês, calcule os custos mensais dos serviços, somando o custo de cada serviço por 12 meses e depois dividindo o número por 12. 

Determine o custo do aluguel, bem como o custo mensal de quaisquer impostos sobre a propriedade que você deve pagar. A soma de serviços públicos, aluguel e despesas relacionadas é quanto custa para você manter a fachada física da sua empresa.

Custos com funcionários

Se você possui funcionários, o salário e os benefícios que recebem são uma parte significativa de suas despesas. Some a renda mensal de todos os funcionários. Em seguida, adicione a quantia gasta em treinamento de funcionários, bem como os impostos sobre a folha de pagamento que você deve pagar por seus funcionários. Esse número é o custo de manutenção do seu time atual de funcionários.

Suprimentos

Suprimentos como software, impressoras, papel, e outros itens que mantêm seu negócio funcionando são uma parte importante do seu orçamento mensal. Essa também pode ser uma área em que você pode cortar despesas, por exemplo, comprando frugalmente ou comprando menos suprimentos desnecessários. Adicione os custos de tudo o que você compra regularmente a cada mês. Se você comprar suprimentos a granel anualmente, divida seu custo anual por 12.

Investimentos em marketing

A publicidade pode ser um componente necessário do orçamento da sua empresa. Se os clientes não souberem da sua empresa, eles não virão até você. Portanto, incorpore despesas mensais ​​de publicidade ao seu orçamento. Você pode reduzir as despesas de publicidade determinando e segmentando o público-alvo alvo e investindo em marketing digital.

Quais erros evitar para não prejudicar sua empresa?

Saber o que deve ser feito para manter a saúde financeira nem sempre é suficiente. Há erros vitais que precisam ser evitados para que, em conjunto, as ações de gerenciamento atinjam os resultados desejados.

O erro principal e mais comum nas empresas é misturar despesas pessoais e comerciais. Isso pode aumentar os custos e comprometer consideravelmente as finanças. Outro fator que não pode ser esquecido é não considerar as informações contábeis para a tomada de decisão. Esse conhecimento é uma rica fonte de dados e indicadores financeiros e gerenciais que orientam decisões mais seguras e positivas.

Como você pode ver, saber como calcular os custos e despesas de uma empresa é vital para a saúde financeira do negócio, além de garantir a continuidade das atividades. Assim, quando essas rotinas são aplicadas de maneira consciente, o sucesso está próximo.

Aqui na Grantime Contabilidade nossa equipe é especialista na gestão financeira das empresas, auxiliando os empreendedores num controle efetivo dos custos e despesas, e contribuindo com informações para a melhor tomada de decisão.

Entre em contato agora mesmo com nosso time e saiba como a Grantime Contabilidade pode contribuir para o sucesso da sua empresa com uma gestão financeira eficiente e com um controle rígido nos custos e despesas.

Gostou do conteúdo?

Nossa equipe é especializada e capacitada para atender sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores.

Preencha com seus dados e fale com uma consultor agora