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Abertura de ecommerce: Como funciona ?

Em meio a mudanças significativas nos hábitos de consumo, o mercado do ecommerce está cada vez mais aquecido.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Ebit Nielsen, em 2019 o comércio eletrônico registrou um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, com faturamento de R$26,4 bilhões somente no primeiro semestre. 

Esse dado evidencia a presença digital cada vez mais assídua dos consumidores e lança uma alternativa atraente para as empresas que só contam com estrutura física atualmente ou empreendedores que sonham com o próprio negócio: a abertura de um ecommerce!

Quer saber como funciona a abertura de ecommerce? Acompanhe este artigo até o final!

Neste post, abordaremos:

  • O que é e-commerce?
  • Tipos de ecommerce
  • Como abrir um e-commerce?

O que é ecommerce?

E-commerce, ou ecommerce, é um termo em inglês que significa “comércio eletrônico” e diz respeito a vendas realizadas pela internet.

Nesse modelo de negócio, produtos e serviços são disponibilizados para venda ou contratação no mundo digital. Isso costuma facilitar e atrair muitas oportunidades de venda, na medida em que os consumidores estão cada vez mais independentes e fazem compras de qualquer lugar e em qualquer horário do dia a partir de um dispositivo móvel.

Assim, ecommerce é toda e qualquer venda que se dá inteiramente pela internet. A compra é realizada através de uma plataforma online, em seguida a empresa recebe o pedido e envia o produto/serviço.

Tipos de ecommerce

Há três tipos de ecommerce no Brasil:

B2C (Business to Consumer) 

Fabricantes, revendedores ou varejistas criam lojas virtuais para vender para consumidores finais.

B2B (Business to Business)

Comércio eletrônico criado por fabricantes ou distribuidores cujo objetivo é vender para empresas.

C2C (Consumer to Consumer)

São os conhecidos marketplaces, sites onde qualquer pessoa pode vender um produto para outra.

Como abrir um ecommerce?

A abertura de ecommerce pode ser um passo difícil para os empreendedores que nem sabem por onde começar ou não estão familiarizados com o mundo digital. 

Por isso, é preciso parar e pensar: 

  • o que eu busco a partir desse novo modelo de negócio? 

Essa questão é decisiva para traçar as estratégias e garantir o atingimento das metas posteriormente!

Que tal acompanhar um passo a passo de como realizar a abertura de ecommerce? Vamos lá!

Passo 1: Faça um planejamento!

Após determinar o que você almeja através de um negócio digital, faça um pequeno planejamento respondendo a algumas perguntas:

  • Qual produto ou serviço pretendo vender?
  • Qual será o público-alvo?
  • Quais serão meus fornecedores?

Essas perguntas remontam às figuras essenciais para o negócio acontecer: produto, público e fornecedor. Portanto, responda com calma e de forma precisa. 

Definindo o nicho de mercado

No planejamento, você precisará definir em qual nicho de mercado irá atuar. Moda? Saúde? Roupas? Caso não tenha ideia do que irá vender ou não goste de nenhum nicho em particular, faça pesquisas de mercado. Observe setores em crescimento e em que pé estão no comércio eletrônico.

Público-alvo

Muitos empreendedores decidem vender para “a massa”, sem estabelecer o cliente ideal, e acabam se frustrando depois, pois não conseguem obter boas vendas. Por isso, na hora de definir o público-alvo, seja estratégico e escolha uma audiência bem específica para direcionar suas ações com eficácia.

Atenção aos fornecedores!

Assim como qualquer comércio, no ecommerce você precisa pesquisar sobre quem irá fornecer os produtos. Após definir seu nicho de interesse, jogue no Google termos como “fornecedores” ou “distribuidores” e observe quais são os principais que o atendem. Salve os números e entre em contato depois. 

Passo 2: Construa uma estrutura

Embora seu negócio digital não tenha propriamente uma “estrutura física”, é necessário pensar em uma estrutura digital. Por isso, o segundo passo é para você decidir quais os canais que irá utilizar para atrair o público e efetivar as vendas.

Determine o canal de comunicação

Pense em qual canal de comunicação você estabelecerá contato com o seu público, isto é, onde irá encontrar e interagir com eles. Facebook? Instagram? Whatsapp? Linkedin? Não basta apenas ter um site para vendas, é importante pensar em um canal onde irá divulgar suas ações!

Canal de finalização de vendas

Aqui entra a plataforma onde o cliente poderá realizar a compra do produto ou serviço que foram divulgados nos canais de comunicação. Você irá optar por um canal próprio? Um marketplace? Sites de terceiros? Defina.

Passo 3: agregar valor para o público-alvo

Se você já possui os canais bem definidos, é momento de pensar em como você irá atrair seu público e gerar valor para ele. A primeira dica é que você tenha os canais de comunicação e os de venda alinhados, de modo que seu público veja os produtos em um e compre em outro. Um exemplo disso é a “sacolinha” no Instagram, que direciona para o canal de vendas.

A segunda dica é: gere valor para o seu potencial cliente! Pense nas dúvidas mais recorrentes e os temas de interesse do seu público. Antes de vender, é preciso atrair e quando uma empresa produz conteúdo de valor, ela está mais próxima de fechar uma compra!

Passo 4: Pense no atendimento+

Por quais canais os clientes poderão entrar em contato com você? Quais as estratégias que você usa para fidelizar o público-alvo? Há técnicas de Upsell (incentivando antigos clientes a comprar novamente) sendo levadas a cabo? Lembre-se de que um bom atendimento é mais do que mero detalhe, trata-se de uma vantagem competitiva!

Passo 5: busque o caminho das vendas

É preciso saber se os produtos ou serviços que você definiu no planejamento possuem adesão do público realmente. Por isso, você deve acompanhar os resultados e questionar-se: meu produto ou serviço está vendendo? Se a resposta for sim, é porque talvez você esteja no caminho certo. Se for não, é necessário repensar algumas estratégias.

Passo 6: evolua a empresa!

Veja bem onde chegou: já possui um negócio em funcionamento, com público, produto e canais definidos. Agora é a hora de pensar em estratégias para fazer a empresa crescer! 

Pegue um papel e uma caneta e avalie os objetivos do negócio até o momento, pense para onde quer ir e como pode chegar lá. Investir massivamente em marketing? Contratar novos colaboradores? Observe as estratégias bem sucedidas, o que pode ser melhorado e trace com cuidado os próximos passos e metas!

Conclusão

Vimos que o ecommerce aparece enquanto uma alternativa interessante para as empresas que almejam alcançar mais clientes ou, mesmo, para o empreendedor que quer abrir um negócio pela primeira vez. 

Abrir um ecommerce do zero pode ser uma tarefa desafiadora, mas com muita estratégia e pesquisa, é possível ir muito longe! 

E aí, gostou do post? Confira este artigo sobre empresas dropshipping e entenda como essa é uma das melhores opções para venda atualmente!

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