Com a popularidade crescente das compras online, o e-commerce e o dropshipping tornaram-se duas opções atraentes para os empreendedores que desejam iniciar um novo negócio sem as despesas iniciais de um espaço físico de varejo.
Segundo a pesquisa da Setores do E-commerce no Brasil, 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras durante a pandemia. Em agosto de 2020, por exemplo, o e-commerce brasileiro alcançou a marca de R$41,92 bilhões faturados segundo a ABComm e Compre & Confie.
Embora o ecommerce e o dropshipping compartilhem muitas semelhanças, existem algumas diferenças importantes que podem afetar sua escolha entre as duas opções.
Como referência em inteligência fiscal e contábil para e-commerce e dropshipping, neste artigo queremos explorar as diferenças entre eles e discutir qual opção pode ser mais vantajosa para sua empresa. Boa leitura!
As principais diferenças entre e-commerce e dropshipping
Indo direto ao ponto, a principal diferença entre e-commerce e dropshipping é a gestão do estoque. Enquanto as empresas de e-commerce praticam um inventário físico dos produtos que vendem, as empresas de dropshipping não mantêm estoque.
Isso significa que os proprietários de lojas de dropshipping têm menos despesas iniciais, uma vez que não precisam comprar produtos para estocar. Em vez disso, eles só precisam pagar pelos produtos que vendem.
Para entender melhor, leia aqui no blog da Grantime o nosso artigo sobre Gestão de estoque e logística no e-commerce.
Outra diferença importante entre e-commerce e dropshipping é o controle que o proprietário da loja tem sobre a experiência do cliente. Os proprietários de lojas de comércio eletrônico geralmente têm mais controle sobre a experiência do cliente, uma vez que são responsáveis por embalar e enviar os produtos diretamente para o cliente.
Ou seja, eles podem garantir que a embalagem do produto esteja de acordo com a marca da empresa e que o produto seja enviado no prazo. Já os proprietários de lojas de dropshipping dependem do fornecedor para embalar e enviar o produto, o que pode levar a uma experiência menos controlada do cliente.
A importância da inteligência contábil e fiscal para o e-commerce e dropshipping
Quando se trata de tributação e impostos, existem diferenças entre um e-commerce e um negócio de dropshipping. Por isso é importante ter uma assessoria como a da Grantime contabilidade para cumprir as obrigações fiscais e evitar problemas legais.
De forma que o planejamento tributário é uma estratégia que pode trazer grandes benefícios financeiros para as empresas, especialmente para aqueles que operam no comércio eletrônico.
Você pode entender melhor como a Grantime te ajuda na economia de impostos acessando o nosso artigo Tudo sobre tributação no e-commerce.
Como de fato definir qual é o mais vantajoso?
Não há uma resposta definitiva sobre qual opção é a mais vantajosa, pois isso depende das circunstâncias individuais de cada negócio. O e-commerce pode ser mais adequado para empresas que desejam ter controle total sobre o estoque e a experiência do cliente, e que estão dispostas a investir mais inicialmente. O dropshipping, por outro lado, pode ser uma opção mais atraente para empreendedores com orçamento limitado, que desejam começar rapidamente e têm menos preocupações com o controle total sobre a experiência do cliente.
Em última análise, a escolha entre ecommerce e dropshipping depende dos objetivos e recursos disponíveis pelo empreendedor. É importante analisar cuidadosamente os prós e contras de cada opção e considerar como eles se alinham com o seu modelo de negócio antes de tomar uma decisão.
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