Faz parte de um bom gerenciamento para pequenas e médias empresas acompanhar os seus indicadores financeiros. São vários benefícios que esse tipo de indicador de desempenho traz, porém o principal podemos dizer que é conseguir resultados com poucos recursos.
De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Os dados mostram que 25% dos empreendedores brasileiros que fecharam suas empresas apontaram a falta de gestão como um dos motivos principais para a falência.
Para esclarecer melhor esse assunto aqui na Grantime produzimos esse artigo para abordar o que é essencial no futuro da sua empresa. Conte com nossos especialistas para ajudar na gestão do seu negócio.
Indicadores financeiros de forma fácil
Os indicadores financeiros são essenciais na vida dos empreendedores. Eles podem proporcionar segurança nas decisões estratégicas do negócio e produzir informação rápida e confiável sobre a realidade da empresa.
Na prática, o primeiro passo é atualizar as entradas e saídas de dinheiro, contas a pagar e receber, além da situação do estoque. Para registrar bem tudo isso, vale ter um sistema de gestão financeira.
Conectados com a tecnologia, a Grantime é a contabilidade parceira diamante da Conta Azul, e todos os nossos clientes recebem acesso a um sistema completo e digital para realizar a gestão financeira do seu negócio.
São hábitos simples que farão você sentir muito mais segurança nas decisões financeiras. Veja a seguir os principais indicadores financeiros para manter a sua pequena ou média empresa organizada.
Principais indicadores financeiros para pequenas e médias empresas
- Retorno sobre investimento (ROI)
Diferente do que muitos pensam, o retorno sobre o investimento calcula o desempenho financeiro de todas as operações, e não somente o lucro sobre a venda.
A fórmula para calcular o ROI é (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.
Com esse indicador é possível planejar quais investimentos podem ser otimizados e quais não valem a pena. Indo mais longe, dá para idealizar metas com base em resultados concretos.
- Ticket médio
Mais voltado para a equipe comercial, o ticket médio é o valor médio das vendas e é calculado da seguinte maneira:
Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês
Através dessa conta você consegue identificar quando a equipe comercial conseguiu fechar negócios mais vantajosos para a empresa. O objetivo é que o ticket médio cubra todos os custos de aquisição de cliente e ainda sobre uma margem de lucro.
- Custo de aquisição por cliente (CAC)
Esse indicador demonstra qual é o seu investimento médio em esforços com marketing e vendas para conquistar um cliente em determinado período. A fórmula é simples:
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes
O resultado dessa conta vai te mostrar exclusivamente se você poderá otimizar seus resultados em diferentes investimentos, como por exemplo contratar mais vendedores ou trabalhar o marketing digital do seu negócio.
- Lucratividade
Um dos principais indicadores econômicos da empresa, a lucratividade está ligada diretamente à competitividade do negócio. É um percentual obtido da relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas, ou seja:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
Definitivamente uma boa gestão é fundamental para minimizar os impactos no lucro da empresa.
Grantime inteligência contábil
Conhecer os pontos fortes da sua empresa com o auxílio de especialistas e tecnologia é o caminho certo para o sucesso de qualquer negócio.
Na Grantime desempenhamos o papel de parceiros dos empreendedores que desejam contar com a inteligência contábil e boas ferramentas para a tomada de decisões.
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