Pensando em abrir uma empresa de TI, mas não tem nem ideia por onde começar? Saiba que o processo de abertura é semelhante com o de outros negócios e envolve etapas de regularização como a elaboração do contrato social e o registro do CNPJ.
Mas como as empresas de TI vivem em processo de criação de novos produtos e serviços, é necessário saber escolher corretamente as atividades e o enquadramento fiscal mais adequado para otimizar gastos com impostos e evitar multas.
Para te ajudar, preparamos este post com um passo a passo para abrir uma empresa de TI. Acompanhe a leitura!
Quais os documentos necessários para abrir empresa de TI?
Para abrir uma empresa, é necessário ter alguns documentos e informações suas, dos sócios, da empresa e do imóvel onde será a sede.
Documentos e informações dos sócios
- Nome completo dos sócios;
- Cópia autenticada do RG;
- Cópia simples do CPF;
- Certidão de casamento (caso houver);
- Carteira do órgão regulamentador (como OAB, CRA, CREA, CORE, entre outros);
- Cópia simples do comprovante de endereço residencial;
- Última declaração do IR (Imposto de Renda);
Essas informações são necessárias para elaborar o contrato social da empresa, que será registrado na Junta Comercial do Estado.
Documentos e informações da empresa
- Cópia simples do comprovante de endereço comercial (onde será localizada a sede);
- Cópia do IPTU ou outro documento que tenha a inscrição imobiliária, ou Indicação Fiscal do imóvel;
- CNAES da empresa;
- Razão social e nome fantasia da empresa;
Já as informações da empresa serão necessárias para obter a liberação do Alvará de funcionamento, assim como o laudo de vistoria e a licença de funcionamento dos Bombeiros.
Como abrir uma empresa de TI [Passo a passo]
1- Elaboração do plano de negócios
O plano de negócios é, basicamente, um documento que descreve como sua empresa de TI irá funcionar e gerar valor para os clientes. Ele tem a finalidade de organizar informações sobre riscos, concorrentes, perfil do público-alvo, entre outras.
Embora não seja algo “obrigatório”, é recomendado fazer um bom plano de negócios para ter uma ideia clara do seu negócio. Para isso, coloque no planejamento da sua empresa de TI aspectos como:
- Descrição dos produtos e serviços a serem oferecidos;
- Definição das atividades;
- Definição do público-alvo;
- Estudo do mercado;
- Análise da concorrência;
- Mapeamento de fornecedores;
- Plano operacional;
- Plano financeiro;
- Plano de marketing;
Com certeza ter um plano de negócios será decisivo para orientar os primeiros passos da sua empresa no mercado.
Leia também::: O que é necessário para abrir uma startup?
2- Consulta prévia de local (CPL)
Você vai precisar fazer o pedido de Consulta Prévia de Local na Prefeitura Municipal da cidade onde deseja abrir sua empresa de TI. Na CPL, será necessário informar o setor de fiscalização e emissão do Alvará de funcionamento, que você pretende abrir seu negócio com determinadas atividades em imóvel “x”.
O pedido da Consulta Prévia de Local é gratuito e para realizá-lo você precisará da cópia/ número do IPTU do imóvel, também conhecido como inscrição predial, de onde se localizará a sede da empresa.
Também será preciso pesquisar e comunicar quais as atividades que sua empresa de tecnologia irá prestar no local. Lembrando que a CPL pode ser deferida ou indeferida. Caso deferida, é possível entrar com o pedido de viabilidade na Junta Comercial, o passo que veremos a seguir.
3- Pedido de viabilidade na Junta Comercial
Após o deferimento da Consulta Prévia de Local, você deverá realizar uma nova consulta, que chamamos de “pedido de viabilidade”. Essa consulta pode ser feita no site da Junta Comercial do Estado e requer o pagamento de uma taxa.
Com a taxa paga, você deverá preencher a viabilidade com informações como:
- CPF dos sócios;
- Nome da empresa de TI;
- Endereço da empresa;
- Atividades;
- Valor do capital social;
Essas informações serão encaminhadas para a Receita Federal, onde será possível dar início ao próximo passo, a saber, o pedido de liberação do CNPJ.
Na etapa de viabilidade, você também vai precisar elaborar o contrato social do seu negócio que mais para frente será registrado na Junta Comercial, formalizando a sociedade.
4- Solicitação do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
Outro passo importante para a abertura de empresa de TI é a solicitação do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Isso pode ser feito pelo site da própria Junta Comercial do Estado, onde será gerado o DBE – Documento Básico de Entrada.
Essa solicitação via DBE irá contemplar todas as informações dos pedidos anteriores, mas será preciso acrescentar dados como o e-mail e telefone de contato para que o CNPJ saia corretamente e com as atividades que sua empresa de TI irá executar.
Com o deferimento do DBE, a Junta Comercial irá emitir o Contrato Social registrado do seu negócio, assim como o cartão do CNPJ. Assim, com esses documentos em mãos, sua empresa poderá finalmente formalizar contratos, abrir conta corporativa no banco, contratar colaboradores e muito mais.
5- Escolha do melhor regime tributário
Você sabia que muito além de abrir empresa de TI, é preciso garantir que ela está no regime tributário mais adequado para poder crescer? O regime tributário consiste nas leis que regulamentam a cobrança de impostos para empresas – isso inclui tanto o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), quanto a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Dependendo do regime tributário escolhido, você pode economizar ou perder dinheiro. Por isso, a orientação é sempre contar com um contador especializado para que ele auxilie na escolha no regime de tributação mais alinhado às suas atividades.
O profissional contábil irá analisar suas receitas, despesas e custos, ou, mesmo, a expectativa de faturamento para entender qual o regime de tributação adequado para otimizar recursos e alavancar os resultados.
6- Obtenção de licenças e alvarás
Além de todos esses passos para abrir uma empresa de TI, você deverá obter o Alvará de Funcionamento. Mas para isso, o local precisa preencher todos os requisitos de todas as licenças envolvidas.
Entre as principais licenças que devem ser obtidas para que sua empresa de TI possa funcionar efetivamente estão:
- Inscrição Estadual (caso comercialize mercadorias);
- Inscrição Municipal;
- Inscrição no INSS;
- CNPJ;
- Alvará de funcionamento (consultar as regras da Prefeitura);
Também é necessário solicitar a autorização para emitir notas fiscais. Esse processo pode ser feito na Secretaria da Fazenda Estadual, quando se trata de notas de vendas de mercadorias, ou na Secretaria da Fazenda Municipal, para as notas de prestação de serviços.
Abrir empresa de TI é com a Grantime!
Como vimos neste artigo, é preciso realizar alguns procedimentos para abrir uma empresa de TI com segurança e eficiência. É um processo burocrático, por isso faz toda a diferença contar com uma contabilidade especializada para agilizar tudo.
A Grantime é especialista na abertura de empresa de TI e pode cuidar de todas as burocracias para você, desde a elaboração do contrato social e obtenção de licenças e alvarás até emissão do CNPJ e a análise do melhor regime tributário.
Além disso, nossa equipe de contadores experts estará sempre disponível em diversos canais de comunicação para esclarecer suas dúvidas e garantir que você entre com o pé direito no mercado.
Seu tempo é precioso demais para gastar com papeladas. Entre em contato e abra sua empresa de TI conosco!