Sejamos honestos: quando se trata de registrar impostos, a maioria de nós não tem idéia do que está fazendo. Aí que entra a importância de contar com uma consultoria tributária, que será a responsável em te guiar nesse caminho.

No Brasil, temos os mais variados tipos de impostos, que se dividem entre os entes federativos, como Município, Estado e País. E diante de tantas particularidades, acaba sendo comum esquecermos de algum imposto, ou então pagar algum que dependendo do ramo de atividade, seria desnecessário. Compreender tudo não é tarefa simples.

Uma das melhores formas de compreender melhor tudo isso, e evitar erros, é contar com os serviços de uma consultoria tributária. Quer saber quais os benefícios desse tipo de serviço? Então confira nosso artigo!

Para que serve a consultoria tributária?

Uma consultoria tributária tem a função de garantir toda a responsabilidade fiscal da empresa diante dos governos Municipal, Estadual e Federal. Sua função é que a quantidade de impostos pagos esteja de acordo com as obrigações legais, além de evitar que qualquer valor seja pago a maior, ou então seja esquecido.

Desta forma, é possível afirmar que uma consultoria tributária auxilia o empreendedor a economizar dinheiro na hora de pagar tributos, já que evita que gastos extras ocorram, ou que sejam pagas multas por ter esquecido de algum imposto. E tudo isso ocorre dentro da mais estrita legalidade.

Quais as vantagens de uma consultoria tributária?

As vantagens de contar com uma consultoria tributária são inúmeras. A primeira delas é que você passa a contar com um especialista — ou uma equipe completa de especialistas — que cuidarão de todos os aspectos legais do seu empreendimento. Dessa forma, as chances de ocorrerem erros são reduzidos a zero.

Outra vantagem importante de contar com uma consultoria tributária é que você poderá ganhar dinheiro com isso! Sabe como? Um consultor analisará toda a situação da sua carga tributária e verificará se não há qualquer imposto sendo pago a maior. Com tal análise, é possível economizar no pagamento de determinados tributos de maneira legal, fazendo que sobre mais dinheiro no caixa da empresa.

Uma consultoria tributária ainda consegue rever todos os impostos pagos anteriormente e, dependendo caso, recuperar valores que possam ter sido pagos a mais, tudo de maneira legal e evitando qualquer tipo de sonegação.

Desta forma, é possível dizer que os benefícios de uma consultoria tributária são de fundamental importância para qualquer tipo de empresa que deseja prosperar no mercado, já que não terá gastos extras com impostos e terá a certeza que estará agindo sempre dentro da lei.

Planejamento tributário

Outra vantagem de uma consultoria tributária é que ela poderá lhe auxiliar na elaboração do planejamento tributário da sua empresa. Ele nada mais é do que estudos de como reduzir legalmente os impostos pagos. 

Assim como outros setores da empresa precisam ter uma gestão eficiente para evitar erros — como o estoque, por exemplo — o setor tributário também requer atenção e precisa ser gerenciado de forma organizada. 

Pela sua complexidade, o planejamento tributário é dividido nas categorias Operacional e Estratégico. A primeira é o básico, e se enquadram nele os procedimentos feitos pela sua empresa para cumprir as exigências legais. Ou seja, realizar o pagamentos dos impostos devidos dentro do prazo, fazer a correta escrituração das operações, entre outras ações que são feitas rotineiramente na sua empresa.

Já o planejamento estratégico da área tributária é quando ações e estudos são feitos com o objetivo de reduzir sua carga de impostos pagos. Neste ponto, entra o estudo para verificar qual o melhor regime tributário que sua empresa pode se enquadrar, além do conhecimento de outras particularidades, que variam em cada ramo de atividade, e se aproveitar disso.

Mais liberdade para você

Contar com uma consultoria tributária na sua empresa garante que você tenha mais tempo para se dedicar ao crescimento da empresa, sempre baseado em dados reais do seu negócio. Isso é possível pelo fato do consultor analisar detalhadamente todos os números, fornecendo relatórios que indicam a real situação financeira do seu empreendimento.

Com tais dados, é possível tomar decisões mais acertadas, evitando problemas futuros ou interpretação errada da saúde financeira do negócio. Um consultor também analisa o dia a dia do seu fluxo de caixa e aponta pontos que precisam ser corrigidos, evitando que qualquer problema cresca a proporções de inviabilizar as operações da empresa.

Aqui na Grantime Contabilidade contamos com um time de especialistas na área da consultoria tributária, com profundo conhecimento nos mais variados ramos de atividades. Isso permite que cada empresa possa ter as melhores orientações, sempre baseada em suas particularidades.

Além disso, até o dia 30 de abril de 2020, a Grantime Contabilidade estará realizando um diagnóstico emergencial a todos os empreendedores. Quer saber mais sobre o tema, e como podemos prestar uma consultoria tributária de excelência ao seu negócio? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!