Nossas redes sociais

Pró-labore: Saiba como calcular

Você deve estar se perguntando, que só porque possui uma empresa, não precisa receber salário, não é mesmo? Mas é aí que você se engana. Assim como seus colabores, os empresários também precisam ter seu salário todo mês. E não apenas retirar um valor desejado todo mês da empresa.

Isso porque, usar o dinheiro da sua empresa para pagar despesas pessoais, é algo errado e que pode prejudicar, e muito, sua empresa, podendo levar até a falência. 

Além do mais, não confunda ter um salário fixo, pegando todo o valor que sobrou no caixa no final do mês. Se caso isso acontecer, os lucros da sua empresa também poderão ser comprometidos, por isso, é importante calcular e definir um valor ideal para retirar para você a cada final de mês.

Mas afinal, você sabe o que é o pró-labore e como calcular? Então confira este conteúdo que preparamos para você nunca mais errar!

O que é pró-labore?

Antes de mais nada, o pró-labore significa no latim “pelo trabalho” e, condiz com a remuneração do empreendedor por todo seu trabalho na sua própria empresa.

No conceito das legislações trabalhistas brasileiras, o pró-labore tem diferenças entre o que se diz como salário. O que isso significa? É que não existem regras que são obrigatórias no caso do 13º salário, que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias etc. Isso acontece porque no pró-labore, as vantagens  trabalhistas são completamente opcionais.

Portanto, todos os sócios que executam as atividades da empresa tem direito ao pró-labore. E no contrato social da empresa é importante que esteja descrito se possui uma ou mais pessoas administrando o negócio. 

Um ponto importante aqui, é esclarecer de que o pró-labore não é a mesma coisa que a divisão de lucros e dividendos. Ou seja, se algum sócio da empresa não realiza nenhuma função, logo, ele não deve receber o pró-labore. 

Mas, como determinar a retirada do pró-labore dos sócios que executam atividades na empresa? Bom, diante da legislação trabalhistas, o pró-labore é feito de forma diferente de um salário, mas para chegar em um valor para os administradores, é possível fazer uma comparação.

Como por exemplo, qual é o valor que você pagaria para um colaborador para exercer todas as funções de um diretor de empresa? Aí fica essa pergunta. No próximo tópico vamos explicar melhor.

Como calcular o pró-labore

Contudo, após responder a pergunta acima, você irá chegar a um valor de retirada de pró-labore. De acordo com a lei, não existe um valor mínimo para isso, mas, podemos usar base a tabela do INSS que tem o teto mínimo e o máximo de recebimento. 

Neste caso, se o seu negócio já possui funcionários, mesmo que sejam poucos, já fica mais fácil estipular um valor de retirada de salário, que seja maior do que eles ganham. 

Mas tenha cuidado, isso não significa que você não tenha que pagar impostos em cima do seu pró-labore, viu?

Aqui, esses impostos são diferentes, onde dependendo do regime tributário do seu negócio, podem ser bastante altos. Mas, geralmente apresentam-se de 11% de INSS, porém, essa porcentagem pode aumentar caso for Lucro Presumido ou Lucro Real.

Após isso, vamos listar alguns pontos importantes de como calcular seu pró-labore, mas saiba que é recomendado que o seu salário deve ser o mínimo que precisa para poder pagar suas contas.

  • Defina quais serão as atividades a serem desempenhadas por você e pelos seus sócios;
  • Realizar uma pesquisa de mercado para entender qual será a média salarial de um profissional que desempenharia a mesma função que você como administrador;
  • Calcule o valor do pró-labore de acordo com as suas necessidades e também através da média do mercado de trabalho;
  • Defina uma periodicidade para facilitar os registros contábeis e também sua organização financeira;
  • Por fim, formalize todo esse processo em um campo jurídico, e com ajuda de um profissional.

Agora que você já sabe o que é um pró-labore, qual sua importância e como calcular, entre em contato com uma contabilidade especializada para te ajudar em todos esses processos.

Gostou do conteúdo?

Nossa equipe é especializada e capacitada para atender sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores.

Preencha com seus dados e fale com uma consultor agora