Você que possui uma empresa e tem uma ótima gestão, bem arquitetada e um bom controle financeiro, ter um negócio de pé e bem estruturado em tempos de crise não é algo fácil. E é por conta disso, que muitos empreendedores contam com a ajuda de métodos como a Recuperação de Impostos.

Esse tipo de recurso passa pela equipe de planejamento da sua empresa e pode ser solicitado por uma contabilidade de confiança. Mas, para você entender o que é uma Recuperação de Impostos e como ela funciona, criamos este conteúdo. Confira!

O que é a Recuperação de Impostos?

É uma ação para recuperar todos os impostos cobrados de forma indevida pelo governo. Ela acontece por conta da verificação geral de todos os impostos pagos e, ao realizar esse levantamento o contador tem melhor noção do tamanho dos impostos que foram cobrados pelo governo indevidamente.

Toda vez que surgem tributos que contradizem as regras de cobrança do governo, sua empresa tem direito de realizar a recuperação de impostos.

A elevada carga tributária e a dificuldade da legislação do Brasil construiu um dos maiores desafios enfrentados pelas companhias nacionais. 

Devido a isso, o conceito da Recuperação de Impostos está previsto na nossa legislação e apresenta possibilidades de beneficiar a empresa no recolhimento de impostos, contando que obedecidos os critérios estabelecidos.  

A partir da recuperação de impostos, as organizações podem economizar com contribuições futuras e recuperação dos impostos pagos indevidamente.

Como fazer a solicitação para recuperação e como ela é feita?

Todo e qualquer imposto pago de forma indevida pode ser recuperado, mas, os principais são:

  1. PIS (Programa de Integração Social)– receita bruta e repique;
  2. COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  3. ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  4. IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  5. ICMS-ST (ICMS-Substituição Tributária);
  6. IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
  7. CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  8. FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – multa dos 10% em demissões sem justa causa;
  9. INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) sobre verbas indenizatórias – nos casos de demissão sem justa causa;
  10. ICMS pago nas contas de Energia elétrica.

E, o primeiro passo para fazer essa recuperação é montando um levantamento geral de todos os tributos que foram indevidamente cobrados pelo governo  e, que foram pagos pela empresa. 

Logo, será necessário realizar a correção monetária e os valores devem ser ajustados, usando sobre eles a taxa básica de juros — SELIC, Sistema Especial de Liquidação e Custódia. E, através da medida judicial ou de procedimento administrativo, a empresa fica hábil à recuperação tributária cobrada ou paga indevidamente. 

A recuperação de impostos pagos indevidamente ou a maior, pode ser realizada de diferentes maneiras, onde irá depender da ocasião. 

Mas, para auxiliar e agilizar ainda mais este processo, você pode contar com a Grantime, uma contabilidade de confiança que oferece uma análise precisa de todo o seu negócio, na busca de benefícios e incentivos fiscais e tributários. 

Entenda os benefícios em realizar a Recuperação de Impostos

Um dos benefícios em fazer a Recuperação de Impostos é que fazendo o levantamento detalhado dos tributos, você consegue identificar de maneira mais fácil as falhas que devem ser ajustadas para assim, diminuir os riscos da sua empresa receber autuações e ser obrigada a fazer o pagamento de multas caras e juros. 

Além disso, com a recuperação de impostos é possível reduzir toda a carga tributária, pois dessa forma, apresenta como a empresa deve realizar o pagamento de maneira adequada de seus impostos, taxas e contribuições. Também, permite assim, redução significativa dos gastos, melhora a saúde e a gestão financeira e melhora os investimentos para expandir o seu negócio. 

Agora que você já sabe o que é a Recuperação de Impostos e porque ela é tão importante, entre em contato com a Grantime e conte com especialistas que desenvolvem soluções inovadoras para sua empresa.