Acompanhar as vendas é uma etapa crítica na construção e manutenção de relacionamentos de longo prazo com novos clientes. Conhecido como follow-up de vendas, ele é vital em qualquer empresa.
Um follow-up de vendas envolve um esforço de comunicação simples para ver como o cliente está se saindo e se ele tem algum problema ou dúvida sobre o novo produto ou serviço que sua empresa oferece ou presta.
Além disso, serve para mostrar que você se preocupa. Os acompanhamentos ajudam a detectar problemas solucionáveis. Sem acompanhamento, os vendedores podem nunca aprender sobre alguns dos motivos mais comuns pelos quais os clientes nunca voltam.
Para aprofundar o conhecimento sobre o tema, e explicar de fato o que é um follow-up de vendas, preparamos o artigo a seguir. Não tire os olhos da tela e leia agora mesmo!
O que é um follow-up de vendas?
Mas o que é, de fato, um follow-up de vendas, você deve estar se perguntando. Em linhas gerais, follow-up é um acompanhamento, e uma definição básica seria dizer que é:
Uma continuação ou repetição de algo que já foi iniciado ou feito.
Você pode pensar que fazer uma venda faz o seu cliente ser fiel a sua marca para sempre. Na verdade não, no mercado competitivo de hoje você pode perder o cliente em um segundo se ele descobrir que existe outra empresa que oferece um produto melhor ou um serviço mais barato. Então, como você conquistaria a fidelidade do seu cliente?
Como ter certeza de que, quando eles entrarem por aquela porta, haverá a garantia de que entrarão novamente e farão mais negócios com você? Bem, um cliente aprecia quando está sendo cuidado.
Cuidar de seus clientes não significa apenas prestar um serviço melhor ou desenvolver seu produto. Cuidar de seus clientes está principalmente no processo de acompanhamento pós-venda. Demonstra seu comprometimento e dedicação em agradar seus clientes.
Acompanhar seus clientes é a parte mais crucial e importante de suas estratégias de marketing. Garante a felicidade e satisfação do seu cliente e garante que ele está disposto a voltar a negociar com a sua empresa, ou mesmo a divulgar o assunto.
Transmite confiança ao cliente
O marketing boca a boca é muito importante na economia de hoje. As pessoas confiam mais em seus amigos e familiares do que em anúncios e outdoors. Se um cliente está satisfeito, você está obtendo mais clientes porque é indicado a eles por clientes já satisfeitos.
Por isso, você precisa fazer com que seus clientes se sintam especiais. Um acompanhamento regular fará com que seus clientes se sintam importantes e lhes dará a chance de se envolver e fornecer feedback honesto sobre seu produto.
Também é uma ótima maneira de perguntar o que eles podem querer em seguida ou o que esperam. Isso dá ao seu negócio mais ideias e chances de se desenvolver e crescer.
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Mas como aplicar um follow-up de vendas?
Para aplicar um follow-up de vendas na sua empresa, separamos algumas dicas que você pode utilizar:
1. Mantenha um cronograma
Para ter sucesso com o follow-up de vendas, você precisa incluí-lo em sua programação diária. Sem um plano, é muito fácil para os vendedores se envolverem em novas atividades de vendas.
Os programas de software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) costumam ter ferramentas que alertam os vendedores para fazer ligações de acompanhamento no dia seguinte, na semana seguinte ou em algum outro momento.
2. Escolha o método certo
Faça o acompanhamento com seu cliente, seja presencial ou por telefone, e-mail ou WhatsApp. As visitas cara a cara são a melhor abordagem quando são práticas.
Por exemplo, os corretores imobiliários que normalmente têm apenas alguns clientes por mês devem usar essa técnica. É o mais pessoal, permite a interação mais direta e permite que você leia sinais não-verbais.
O contato por telefone ou WhatsApp é a segunda opção e é indicada quando o volume de clientes é maior. E-mails fazem sentido quando você tem muitos clientes, vende por e-mail ou para apoiar outras tentativas mais pessoais.
3. Reitere sua apreciação
Um dos objetivos do acompanhamento é apenas mostrar que você se preocupa e tem um compromisso de longo prazo com o cliente. Se você vende equipamentos para uma empresa e só aparece periodicamente para fazer novas vendas, os compradores não verão você como genuinamente interessado neles. Parar ou ligar para dizer “obrigado novamente” e avisar que você está disponível causa uma impressão positiva.
4. Pergunte sobre quaisquer preocupações
Isso pode fazer você se sentir vulnerável, mas a maioria dos clientes não ligará para reclamar se tiver problemas com suas compras. Em vez disso, eles simplesmente não voltam e podem contar a amigos, familiares ou outras empresas sobre sua experiência.
Ao perguntar como estão as coisas, você tem a chance de resolver problemas e deixar os clientes satisfeitos. Se o cliente já estiver satisfeito, o acompanhamento é um bom momento para pedir referências. Além disso, você pode aprender coisas sobre sua empresa, produtos e serviços que precisam ser aprimorados.
Aplique na sua empresa
Como você percebeu, um follow-up de vendas na sua empresa é algo primordial e permite que você fidelize seus clientes e tenha mais vendas recorrentes. Isso também significa menos investimentos em divulgação, permitindo que os valores gastos nessa área possam ser feitos de forma mais estratégica.
Mas é claro que ter um departamento de atendimento ao cliente não é de graça. Lembre-se da citação que diz que você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro. Bem, para obter a super satisfação do cliente, você precisa ter pessoas qualificadas trabalhando para você.
Porém, com o passar do tempo você verá que aplicar o follow-up de vendas na sua empresa pode ter sido uma das melhores decisões que você tomou. Espero que tenha gostado do artigo e caso queira seguir recebendo informações úteis para seu negócio, nos siga nas redes sociais. Estamos também no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.