As obrigações fiscais são muito importantes para qualquer empresa e, toda ela precisa cumprir diversas dessas obrigações. Entre elas existem algumas bem conhecidas por muitas pessoas, como a emissão de nota fiscal.
Como existem diversos tipos, pode ser algo que confunde a cabeça de muitos empreendedores, pois são processos bastante burocráticos. Porém, estar sempre ordenado à legislação tributária é muito significativo para evitar muitos prejuízos, como o pagamento de multas, que compromete o desenvolvimento da empresa.
Mas, para ficar por dentro das obrigações fiscais e deixar o seu negócio sempre em dia, acompanhe nosso conteúdo!
A importância de um bom planejamento fiscal
Ter apenas boas ideias, vontade de fazer acontecer e determinação não são suficientes para manter uma empresa de pé. Além de dinheiro, tempo investido e criatividade, o investidor precisa de um preparo, um bom suporte e planejamento para dar conta do recado.
Contratar uma empresa especializada no assunto é importante nesses momentos, pois um bom trabalho contábil é fundamental para o bom funcionamento da sua empresa.
A contabilidade será sua grande aliada para passar informações confiáveis e que são muito importantes para o seu empreendimento, para que ele cresça de maneira segura e saudável.
Eles possuem um conhecimento de mercado que irá impactar, e muito, no seu negócio, por serem de confiança e ajudar você para uma visão estratégica e eficaz, tornando essa parceria produtiva e bem desenvolvida.
Segundo dados do Sebrae as empresas fecham suas portas antes de completarem seus dois anos, sabia? Pois é, isso tem como principal motivo a falta de capital de giro, a falta de clientes e claro, os problemas financeiros.
A contabilidade deve ser vista pelos empreendedores como uma ferramenta de gestão, planejamento e estratégia, para que os resultados sejam obtidos com maior agilidade a partir de metas estipuladas. Aposte em uma de sua confiança!
Conheça as Obrigações Fiscais
Nota Fiscal
A nota fiscal é o documento muito importante que realiza o registro de negócios e operações sobre produtos e serviços por empresas em todo o Brasil. É por meio dela que o governo consegue identificar, de forma correta, que tal CNPJ efetuou alguma venda ou prestou algum tipo de serviço. Abaixo confira os tipos de NFs eletrônicas:
- NF-e (Nota Fiscal Eletrônica);
- CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico);
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica);
- NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor).
As notas ficais tem o intuito de serem geradas e arquivadas de forma digital, podendo ser utilizadas em todo o território nacional.
Escrituração Contábil Fiscal (ECF)
A ECF faz parte do SPED Fiscal, que é o sistema digital que facilita o envio, a organização e a validação das obrigações tributárias. E ressaltar para os empreendedores que possuem empresas
É importante destacar que as empresas enquadradas no Simples Nacional não necessitam entregar a ECF, é apenas obrigatória para aquelas enquadradas no Lucro Presumido.
Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS)
A DEFIS é um registro de informações apresentados ao fisco, que precisa ser realizado pelas Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) enquadradas no Simples Nacional.
Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples (PGDAS)
O PGDAS é um aplicativo oferecido para as empresas enquadradas no Simples Nacional que facilita e torna ainda mais ágil e simples o pagamento de tributos.
Ele possibilita ao contribuinte calcular os impostos obrigatórios mensalmente, declarar o valor e emitir o documento de arrecadação (DAS).
São muitas as burocracias e regras para serem cumpridas para abrir uma empresa, mas não precisa ter medo não, basta contar com um bom serviço de contabilidade que vai te ajudar em todas as etapas, tornado tudo mais simples e seguro.
Para ter dicas como esta, basta acessar ao nosso blog e conferir outros conteúdos produzidos exclusivamente para você!