Nossas redes sociais

O que são ativos intangíveis e como podem valorizar a sua empresa

As empresas precisam se atentar para um item de extrema relevância para o negócio: os ativos intangíveis. Aspectos como marca, capital intelectual, o relacionamento com os clientes, colaboradores, fornecedores e distribuidores nunca aparecem no balanço patrimonial enquanto ativos financeiros, mas valorizam de forma crucial a empresa.

Na obra Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis, os autores Kaplan e Norton sinalizam que os ativos intangíveis – aqueles que não entram na mensuração pelo sistema financeiro do negócio – correspondem a 75% do valor de uma empresa, enquanto os ativos tangíveis representam menos de 2,5% do valor de mercado.

Em Marketing de Crescimento, Kotler, teórico de marketing e administração, reforça o quanto é importante entender os ativos intangíveis como os itens mais preciosos da empresa e vai ainda mais longe: aponta que 80% do valor de uma empresa moderna advém de seus ativos intangíveis, algo pouco enfatizado na literatura contábil.

Quer saber o que são ativos intangíveis e como atribuem valor para a sua empresa? Então acompanhe!

Neste artigo, abordaremos:

  • A diferença entre ativos tangíveis e ativos intangíveis 
  • O que são ativos intangíveis
  • Como os ativos intangíveis podem valorizar a sua empresa

A diferença entre ativos tangíveis e ativos intangíveis

Os ativos de uma empresa podem ser divididos em dois tipos: ativos tangíveis e ativos intangíveis.

Ativos tangíveis

Os ativos tangíveis são itens que possuem palpabilidade e presença física. Entre alguns exemplos podemos citar máquinas, equipamentos, o prédio da empresa e veículos utilizados para deslocamento. 

Ativos intangíveis

Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. 

Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.

Vamos entender um pouco mais sobre eles no próximo tópico. 

O que são ativos intangíveis?

O ativo intangível, como o próprio nome já diz, é um ativo que não pode ser tocado. Embora não possua palpabilidade e presença física, esse ativo gera muito valor para a empresa.

Os ativos intangíveis são considerados ativos de longo prazo, os quais serão utilizados na empresa por um período de mais de 12 meses.

Entre alguns exemplos de ativos intangíveis temos:

  • Marcas registradas
  • Identidade e reconhecimento de marca
  • Carteira de clientes
  • Clientes fiéis
  • Recursos de inovação e cultura
  • Patentes
  • Excelência produtiva
  • Site bem otimizado
  • Reputação da empresa
  • Capital intelectual
  • Equipe altamente qualificada e motivada
  • Direitos autorais

Um ativo intangível que podemos citar é a propriedade intelectual, caracterizada como algo que se cria a partir das nossas capacidades intelectuais, como uma logomarca, campanha de marketing ou o design de uma mobília. 

É produzido exclusivamente para a empresa, o que garante direitos sobre o produto, impossibilitando reproduções pela concorrência.

Outro exemplo bastante didático do quanto um ativo intangível possui valor é a marca Coca-cola, que não é palpável, mas tem um peso enorme.

De acordo com a revista Forbes, em 2018, o valor de mercado da marca Coca-cola era de U$ 57,3 bilhões de dólares, o que convertido para o real significa que a marca custa cerca de R$316 bilhões de reais. A Coca-cola foi a única empresa fora da área de tecnologia a figurar entre as sete marcas mais valiosas do mundo no ranking da revista de negócios.

A força dos ativos intangíveis está refletida no reconhecimento e no consequente aumento da fatia de mercado, já que a empresa comercializa muito mais do que seu produto homônimo, mas refrigerantes com outros nomes, sucos e até água. 

Outro ativo intangível que pode ser crucial na hora de determinar o valor de um marca é a reputação da empresa e o relacionamento que a empresa nutre com o cliente, fornecedores, distribuidores e colaboradores.

Quando uma empresa possui uma boa reputação no mercado, ela consegue atrair investidores e obter mais lucros. Da mesma forma que, quando há um relacionamento bem consolidado com o cliente é aberto um espaço para a fidelização e a advocacia da marca, isto é, os clientes vão defender o negócio espontaneamente e influenciar outros consumidores. Um ativo intangível exclusivo e que gera valor para a empresa. 

Como os ativos intangíveis podem valorizar a sua empresa?

Pense que um dia você acorda e decide vender sua empresa que ao longo dos anos adquiriu um valor considerável a partir de itens como marca reconhecida e carteira de clientes. 

Mas você nunca fez uma avaliação dos bens patrimoniais e não sabe quanto vale a empresa ou o valor de mercado dela. 

Esse é um caso bastante recorrente e muitos empresários acabam saindo perdendo e vendendo suas empresas por um preço muito inferior ao que ela valia, porque jamais haviam se preocupado em determinar o valor do patrimônio juntamente com a contabilização dos ativos intangíveis e tangíveis.

Então, independente do porte da empresa, é recomendado sempre realizar uma avaliação patrimonial e estar atento ao valor dos ativos intangíveis que são determinantes na valorização mercadológica da empresa, mais até que os ativos tangíveis.

Temos alguns cases de sucesso como a Amazon, o Google e a Coca-cola que possuem ativos intangíveis com valores gigantescos.

Kaplan e Norton ainda citam exemplos de negócios que investem em capital humano e treinamentos, para diminuir as taxas de retrabalho, e capital da informação a fim de ter processos internos mais otimizados. São empresas que ao longo dos anos conquistaram grande espaço no mercado.

Logo, o foco de uma empresa não deve ser somente em ações com resultados previstos no curto prazo, antes pensar em como as medidas tomadas hoje podem impactar na valorização do negócio no futuro

Conclusão

Assim, compreendemos que a gestão de ativos intangíveis é essencial para o crescimento a longo prazo de uma empresa. E as empresas que entendem sua importância podem atrair os melhores investidores e aumentar suas fatias de mercado. 

E você, já pensou em quais são os ativos intangíveis do seu negócio? Não deixe de ler outros conteúdos do nosso blog!

Gostou do conteúdo?

Nossa equipe é especializada e capacitada para atender sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores.

Preencha com seus dados e fale com uma consultor agora