Com a pandemia do coronavírus, o setor de e-commerce virou a alternativa para muitos lojistas. E diante disso, surgiu a dúvida sobre qual a melhor transportadora para e-commerce.

Por mais que estejamos próximos do fim da pandemia, com novas liberações surgindo a cada dia e com o fluxo das lojas físicas sendo retomados dia após dia, muitos empreendedores visam no e-commerce um nicho a ser explorado.

Afinal de contas, muitos já tinham a expertise do comércio físico, e puderam aliar o e-commerce em sua estratégia de venda, maximizando seus ganhos.

Porém, o grande dilema é a entrega e por isso encontrar qual a melhor transportadora para e-commerce ainda é um problema.

Para lhe ajudar nesse processo de escolha, preparamos uma lista abaixo com as 5 melhores do setor. Confira!

As melhores transportadoras

Escolher uma transportadora não é tarefa fácil. Afinal, é preciso considerar vários fatores, para que a experiência do cliente não seja impactada negativamente por um problema na entrega, que pode abalar a sua marca.

Por isso, o ideal é realizar uma ampla pesquisa sobre as diversas opções de transportadores para e-commerce que operam no Brasil, qual sua credibilidade, atendimento aos prazos, preços praticados e em quais cidades do Brasil operam.

Para lhe ajudar nesse processo, listamos abaixo as cinco principais empresas de transporte para e-commerce:

  • ASAP Log
  • Correios
  • DHL
  • FedEx
  • Jadlog

Há, claro, muitas outras, mas essas se destacam pela capacidade de entrega, agilidade e confiança. Inclusive, o próprio Correios segue como uma alternativa bastante interessante, principalmente para pequenos objetos.

Leia também::: Como fazer a gestão de um e-commerce?

Tipos de transportadoras

Mas quando se fala em transportadores para e-commerce, é preciso entende também quais os meios de envio utilizados no setor. Afinal, isso poderá ser determinante para o sucesso do seu negócio.

Os principais tipos de transportadora são:

Courier

Courier é um modelo de entrega rápida, mas com um valor acessível. De modo geral, esta categoria não possui tantas restrições em relação à dimensão e ao peso das encomendas (como há nos Correios, por exemplo).

Rodoviária

Por serem flexíveis e mais baratas, as rotas que se destacam no Brasil são as do tipo rodoviária. Neste caso, não há limites de quantidade e de peso.

Expressa

O envio expresso é o meio com custo mais elevado por ter um prazo urgente. Em geral, ele é utilizado para despachar encomendas perecíveis (alimentos, bebidas, flores etc).

Especializada

O tipo especializado é usado para remeter produtos específicos, como veículos e medicamentos, que demandam uma equipe de transporte técnica. Assim, é possível garantir a segurança e a integridade das encomendas.

Internacional

Esta modalidade, como o próprio nome indica, é a de despachos para fora do Brasil. Ela possui diversas variações devido às legislações (e impostos), restrições de dimensão e proibições existentes no que diz respeito aos produtos.

Social delivery

Social delivery é uma tendência recente que funciona de forma colaborativa: entregadores autônomos, em seus carros de passeio, se disponibilizam a fazer entregas a terceiros e a varejistas.

Leia também::: Entenda como criar um e-commerce do zero

Como escolher o melhor transportador

Agora que você conheceu cinco empresas, e quais os modelos de entrega existentes no Brasil, é hora de definir qual o melhor transportador para e-commerce. É fundamental que antes de você fechar um contrato, ver se a empresa é de fato a mais interessante para seu tipo de produto.

Por exemplo, se você atua na área moveleira, é necessário que o transportador seja especializado em grandes volumes. Porém, se atua na área de joias, o Correios surge como uma opção bastante interessante.

Um ponto que merece sempre o máximo de atenção, e que já mencionamos acima, é na credibilidade e no cumprimento de prazos da empresa. Afinal, a partir do momento que alguém fecha uma compra, ela já quer saber quando irá receber o produto, e atrasar isso só vai gerar frustração ao cliente, que colocará a culpa em você — e não no transportador — pelo atraso. E isso pode afetar sua credibilidade.

Por isso, esteja sempre atento a tais fatores para que a experiência do cliente seja sempre perfeita, desde o momento que acessa seu site, até o momento que recebe o produto em sua casa. Dessa forma ele se torna um cliente recorrente e maximiza seus ganhos.

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre qual a melhor transportadora para e-commerce. E para conhecer também um passo a passo para abertura de um e-commerce, confira o e-book que nossa equipe da Grantime Contabilidade preparou. É só clicar aqui e ter acesso agora mesmo!