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E-commerce: Expectativas para 2023

Atingindo níveis que quase ninguém imaginaria a alguns anos atrás, as vendas online têm apresentado evolução no Brasil todo. A expectativa do e-commerce para 2023 é positiva com a preferência dos consumidores em relação às compras no ambiente virtual e os investimentos das empresas de logística.

Novas estratégias de vendas, marketing e distribuição potencializam essa perspectiva de um crescimento maior ainda. O que torna essencial o conhecimento antecipado do que será tendência para o ano de 2023 no e-commerce.

A visão do comércio eletrônico é capaz de passar por transformações em um curto período de tempo. Na Grantime contabilidade estamos atentos às mudanças do segmento e da legislação para que nossos clientes se mantenham sempre atualizados no mercado.

Em consequência à crise da pandemia, um conjunto de fatores mudou a forma de consumo das pessoas que passavam mais tempo em casa. E tudo indica que esses novos hábitos permanecem, vista facilidade e conveniência que a tecnologia trouxe à vida das pessoas.

Se os consumidores compram mais de forma online, também cresce o número de empreendedores em negócios digitais. As vendas ocorrem nos mais diversos setores como educação, livros, farmácia, móveis, papelaria e eletrônicos.

Em muitas dessas categorias, o comércio online já ultrapassou as vendas físicas, cenário muito positivo para a movimentação do varejo.

Sempre conectados as tendências para o e-commerce, a Grantime contabilidade traz as principais expectativas para 2023. Confira a seguir:

Soluções tecnológicas

A utilização de tecnologias como ferramenta no e-commerce sempre foi uma tendência, mas a inovação nesse setor não para.

Com as ferramentas digitais é possível automatizar a comunicação com inteligência artificial agilizando os processos de atendimento e finalização da compra. De forma bem administrada as operações se tornam mais eficientes.

Através de soluções tecnológicas como Big Data é possível ainda extrair e armazenar dados dos seus clientes. Assim é possível melhorar a experiência de compra ao conhecer as preferências de cada consumidor. Com esses dados você poderá otimizar campanhas de marketing e criar promoções que convertam mais em vendas.

Soluções logísticas

Quando falamos de produto, a forma de entrega pode ser um dos pontos mais importantes para os negócios de venda online. Ela impacta diretamente no valor final do seu produto e na satisfação do cliente que deseja receber rápido a sua compra. Existem algumas expectativas para o e-commerce nessa área atrelada à tecnologia.

Hoje há empresas que já investem em galpões logísticos para otimizar as suas entregas.

Para quem tem uma loja física e quer começar a investir também na loja virtual, pode seguir a tendência Omnichannel oferecendo a retirada e assim integrando vários canais. Nesse caso o cliente faz a compra online e ele mesmo retira no local, o que torna o processo mais ágil e econômico.

Expectativas sobre vendas regionais

Para vendedores e consumidores o valor do frete impacta na decisão de compra. Percebendo o crescimento das vendas online, o serviço de entrega acabou elevando seus preços também.

No e-commerce a expectativa é pela priorização das vendas regionais. Os clientes vão querer comprar de quem tiver o valor do frete mais competitivo.

Além disso, aplicativos de entrega ganham na agilidade e no preço. Dependendo da distância e do volume do produto, é uma boa aposta oferecer essa solução ao cliente.

Dispositivos de acesso

Essa é uma tendência maior em cada ano: Mobile First. A princípio existia uma preferência de compras apenas pelo computador, porém hoje a maioria das pessoas possui um smatphone, mas não tem computador em casa.

Segundo um estudo aponta, 76% dos consumidores móveis preferem o smartphone ao invés do computador para fazer compras.

Portanto, lojas virtuais devem adaptar seus sites para finalização da venda através do celular. É importante investir em segurança e proteção de dados para essas transações. Com essa informação você pode definir também quanto investirá em propaganda para mobile.

Inteligência fiscal e tributária para e-commerce

Com toda essa expectativa em alta que já comentamos, ter um negócio de e-commerce organizado e com o parceiro certo, pode fazer a diferença no mercado.

É normal, por exemplo, não saber exatamente quais impostos pagar já que você vende vários tipos de produtos diferentes. Existem serviços que tornam a rotina do empreendedor em e-commerce muito mais fácil, dinâmica e produtiva. Estamos falando de uma inteligência tributária para e-commerce.

Na Grantime contabilidade oferecemos uma solução fiscal para e-commerce capaz de reduzir o impacto tributário sobre as suas vendas.Tudo é feito de forma digital integrado ao seu software.

Entre em contato para descobrir essa e outras soluções que temos para você. Aqui na Grantime, a contabilidade para E-commerce e Marketplaces é uma das nossas maiores especialidades.

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