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Como recrutar bons colaboradores

Você quer saber como recrutar bons colaboradores? Contratar o funcionário certo é um processo desafiador. Contratar o funcionário errado é caro: caro para o seu ambiente de trabalho e para sua empresa. 

Contratar o funcionário certo, por outro lado, compensa a produtividade do funcionário, uma relação de trabalho bem-sucedida e um impacto positivo em todo o ambiente de trabalho.

Recrutar bons colaboradores aprimora sua cultura de trabalho e recompensa você milhares de vezes com o moral elevado dos funcionários, planejamento positivo com visão de futuro e cumprimento de metas desafiadoras. 

Também garante que você esteja aproveitando ao máximo o tempo e a energia que seus outros funcionários investem em um relacionamento com o novo colaborador — um processo caro e emocional, na verdade.

Mas quer saber como não errar nesse processo? Então confira as dicas que preparamos a seguir!

#1. Defina o trabalho antes de contratar 

A contratação do funcionário certo começa com uma análise de cargo. A análise do trabalho permite que você colete informações sobre os deveres, responsabilidades, habilidades necessárias, resultados e ambiente de trabalho de um trabalho específico. 

As informações da análise do cargo são fundamentais para desenvolver a descrição do cargo para o novo colaborador. A descrição do cargo ajuda você a planejar sua estratégia de recrutamento para contratar a pessoa certa.

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#2. Planeje sua estratégia de recrutamento de funcionários

Com a descrição do cargo em mãos, organize uma reunião de planejamento de recrutamento que envolva os funcionários-chave que estão contratando o novo colaborador. O responsável pela contratação é fundamental para o planejamento. 

Nessa reunião, sua estratégia de recrutamento é planejada e a execução começa. As equipes que trabalharam juntas com frequência na contratação de um funcionário geralmente podem concluir essa etapa por e-mail.

#3. Use uma lista de verificação para contratar 

Esta lista de verificação para recrutar bons colaboradores ajudará você a sistematizar o processo de contratação. Quer seja o seu primeiro funcionário ou um dos muitos que você está contratando, esta lista de verificação ajuda a controlar seus esforços de recrutamento.

A lista de verificação para a contratação mantém seus esforços de recrutamento sob controle e comunica o progresso aos funcionários interessados ​​e ao responsável pela contratação.

#4. Recrute os candidatos certos 

Você pode desenvolver relacionamentos com candidatos em potencial muito antes de precisar deles ao contratar um colaborador. Essas ideias também o ajudarão a recrutar um grande grupo de candidatos quando houver uma posição disponível no momento.

Quanto mais candidatos qualificados você desenvolver ao contratar um funcionário, maior será a probabilidade de localizar um colaborador em potencial qualificado. 

#5. Faça uma pré-seleção de seus candidatos

O motivo mais importante para pré-selecionar candidatos ao contratar um funcionário é economizar o tempo dos envolvidos na entrevista e seleção. Embora um candidato possa parecer bom no papel, uma entrevista de pré-seleção dirá se as qualificações dele são realmente adequadas para o seu trabalho.

Além disso, em uma entrevista de pré-seleção, você pode determinar se as expectativas salariais são congruentes com o seu trabalho. Um entrevistador por telefone habilidoso também obterá evidências sobre se o candidato se encaixa na sua cultura da empresa — ou não.

#6. Faça as perguntas certas da entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um fator poderoso na contratação de um funcionário. A entrevista é a principal ferramenta que os empregadores utilizam na contratação. 

As perguntas feitas são essenciais para ampliar o poder da entrevista para ajudá-lo a recrutar bons colaboradores. Elas também ajudam a separar os candidatos desejáveis ​​dos candidatos comuns. 

#7. Envolva os funcionários atuais no processo

Às vezes, a melhor pessoa para entrevistar um candidato é alguém que já esteja trabalhando na mesma função ou em uma função semelhante. Esse funcionário já sabe o que é preciso para se destacar no cargo e pode verificar se os candidatos possuem as habilidades e a experiência necessárias para fazer bem o trabalho. 

Os funcionários atuais também podem fornecer uma descrição precisa das experiências do dia a dia e ajudar os candidatos a entender melhor o que podem esperar se contratados.

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Recrute bons colaboradores

Com essas dicas, você conseguirá recrutar bons colaboradores e que vão somar ao seu time na empresa. Porém, o mais importante a ter em mente ao procurar o candidato certo é não se conformar. 

Se seu grupo inicial de candidatos não for bem-sucedido, volte para a prancheta de candidatos, por assim dizer, em vez de contratar alguém que não seja adequado para o cargo.

Se você ainda não está encontrando o talento de que precisa, você pode querer olhar além do pool de talentos de seus próprios funcionários. Às vezes, os melhores candidatos para uma posição aberta são os funcionários atuais que procuram um novo desafio.

Espero que tenha gostado do artigo sobre como recrutar bons colaboradores. E caso queira aprofundar seu conhecimento sobre produtividade, confira o artigo sobre o tema que preparamos. É só clicar aqui para conferir!

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