Qual é a coisa mais importante que você pode fazer para melhorar o atendimento ao cliente? A resposta é tão óbvia quanto esquecida: melhore o relacionamento com o cliente.
Não importa o quão bom é o seu produto ou o quão talentosa sua equipe é, uma das coisas que os clientes mais provavelmente se lembrarão é a interação direta que eles têm com sua empresa. Resumindo, sua equipe de atendimento ao cliente costuma ser a cara da sua empresa, e as experiências dos clientes serão definidas pela habilidade e qualidade do suporte que recebem.
Ficou interessado no assunto? Então confira algumas dicas que separamos para você neste artigo!
O atendimento ao cliente
Uma empresa forte já terá ótimos relacionamentos com os clientes. Mas uma empresa inteligente sempre perguntará: como melhorar o atendimento ao cliente ainda mais?
O bom atendimento ao cliente gira em torno de o ouvir atentamente e atender às suas necessidades e desejos. Se você não está constantemente em busca de oportunidades para melhorar seu atendimento ao cliente, seus relacionamentos irão estagnar.
Por isso, seguir essas dicas podem mudar a forma como você se relaciona com seus clientes, e entregará a eles sempre a melhor experiência:
Fortaleça suas habilidades
Primeiro, é importante certificar-se de que sua equipe de atendimento ao cliente tenha as habilidades certas para gerenciar as necessidades dos clientes. Nenhuma quantidade de software de CRM pode compensar as deficiências nesta área. Mas que habilidades você deve procurar em sua equipe?
- Empatia
- Paciência
- Consistência
Alguns clientes ficarão irados. Outros estarão cheios de perguntas. E outros serão apenas tagarelas. Você deve saber como lidar com todos eles e fornecer o mesmo nível de serviço sempre.
Adaptabilidade
Cada cliente é diferente, e alguns podem até mudar a cada semana. Você deve ser capaz de lidar com surpresas, sentir o humor do cliente e se adaptar de acordo. Isso também inclui a vontade de aprender — saber como melhorar o atendimento ao cliente é um processo de aprendizado contínuo.
Comunicação clara
Certifique-se de transmitir aos clientes exatamente o que você quer dizer. Você não quer que seu cliente pense que está obtendo 50% de desconto quando na verdade está recebendo 50% a mais do produto. Use uma linguagem autenticamente positiva, seja alegre, não importa o que aconteça, e nunca termine uma conversa sem confirmar que o cliente está satisfeito.
Ética de trabalho
Os clientes apreciam um vendedor que acompanhará seu problema até a solução. Ao mesmo tempo, você deve ter boas habilidades de gerenciamento de tempo e não gastar muito dele atendendo um cliente enquanto outros estão esperando. Mantenha o foco em seus objetivos para alcançar o equilíbrio certo.
Conhecimento
Em última análise, seus clientes confiam em você para conhecer o seu produto. Mantenha-se informado o suficiente para responder à maioria das perguntas e saiba a quem recorrer se as perguntas se tornarem muito detalhadas ou técnicas para você responder. Mas também não tenha medo de dizer “não sei”. Os clientes apreciarão a honestidade e seus esforços para encontrar a resposta certa.
Pele espessa
O cliente está sempre certo, certo? A capacidade de engolir o orgulho e aceitar a culpa ou feedback negativo é crucial. Quer sua equipe trabalhe diretamente com os clientes ou esteja procurando feedback nas redes sociais, eles devem manter a felicidade do cliente em mente.
Observe cada ponto de contato
Uma má experiência em qualquer ponto do ciclo de vida do cliente pode arruinar seu relacionamento. Além de garantir que as habilidades certas sejam demonstradas, você precisa ter certeza de que elas estão sendo demonstradas de forma consistente.
Preste muita atenção aos principais pontos de contato, mas certifique-se de ter uma visão completa da experiência do cliente, ou corre o risco de lapsos no serviço que podem realmente prejudicar os negócios.
Além disso, pratique a escuta ativa para que seus clientes se sintam ouvidos. Esclareça e reformule o que os clientes dizem para garantir que você os compreenda. Demonstre empatia e reflita sobre os sentimentos deles, dizendo coisas como “Isso deve ter te chateado” ou “Posso ver por que você se sente desprezado”.
Admita seus erros, mesmo se você os descobrir antes de seus clientes. Isso cria confiança ou restaura a confiança. Ele também permite que você controle a situação, concentre novamente a atenção do cliente e resolva o problema.
E por fim, certifique-se de que o problema permaneça corrigido e que seus clientes estejam satisfeitos com o serviço. Enviar um e-mail, um WhatsApp ou até mesmo uma pesquisa de feedback é uma excelente maneira de informar ao cliente que você ainda está do lado dele.
Aplique e colha os resultados
Ter o cliente como foco é o segredo do sucesso das grandes empresas. Lembre-se que o seu produto ou serviço deve agradar ao seu cliente, e não a você. Logo, é para ele que você deve dedicar toda a sua atenção.
E a partir do momento que o cliente sente-se prestigiado por sua empresa, ele passa a ser um defensor da sua marca, a indicando também para amigos e familiares. E esse, pode ter certeza, é o melhor marketing que existe!
E então? Conseguiu descobrir formas de melhorar o atendimento ao cliente? Como é possível perceber, pontos simples fazem toda a diferença! E que tal aprofundar ainda mais seu conhecimento e entender o que é uma promoção de vendas? Clique aqui e confira esse artigo especial sobre o tema!