Gestores inteligentes percebem que agora é o momento de aproveitar a oportunidade de desenvolver um planejamento empresarial para 2021. Isso porque a Covid-19 não apenas expôs os pontos fortes e fracos de muitas empresas, mas também abriu novos caminhos para a realização de negócios.

Além disso, 2021 representa uma folha em branco ou um novo começo para empregadores e funcionários, atendendo a um desejo reprimido de se posicionar para o sucesso futuro. Ou seja, é a oportunidade ideal de fazer um plano sério, com os pés no chão, aproveitando todo o conhecimento obtido ao longo do ano que passou e que permitiu que novas oportunidades pudessem ser visualizadas.

Abaixo listamos as etapas que sua empresa deve seguir para um planejamento empresarial para um 2021 sólido. Confira!

Mas o que é um planejamento empresarial?

Um planejamento empresarial é um documento que descreve em detalhes como uma empresa define seus objetivos e como deve proceder para alcançá-los. Esse planejamento deve apresentar um roteiro escrito para a empresa dos pontos de vista de marketing, financeiro e operacional.

Planejamentos empresariais são documentos importantes usados ​​para atrair investimentos antes de a empresa estabelecer um histórico comprovado. Eles também são uma boa maneira de as empresas se manterem focadas no futuro, seja para expandir o negócio, abrir filiais ou aproveitar novos nichos de mercado.

Embora sejam especialmente úteis para novos negócios, toda empresa deve ter um plano de negócios. Idealmente, o plano é atualizado periodicamente para ver se as metas foram atingidas ou mudaram e evoluíram. Às vezes, um novo planejamento é criado para uma empresa estabelecida que decidiu seguir em uma nova direção.

Entre as principais vantagens estão:

  • Um planejamento empresarial é um documento que descreve as principais atividades e objetivos de negócios de uma empresa e como ela planeja atingir suas metas.
  • As empresas iniciantes usam o planejamento para decolar e atrair investidores externos.
  • As empresas podem apresentar um planejamento tradicional mais longo ou um plano de negócios enxuto de inicialização mais curto.
  • Bons planejamentos empresariais devem incluir um resumo executivo, produtos e serviços, estratégia e análise de marketing, planejamento financeiro e orçamento.

Como montar seu planejamento empresarial para 2021?

Normalmente, as empresas começam a pensar em um planejamento empresarial ainda durante o quarto trimestre do ano anterior. Ou seja, você já está atrasado! 

Começar o processo cedo não apenas permite que possamos começar a pensar no longo prazo mais cedo, mas também ajuda a mudar o foco da sobrevivência de curto prazo para uma abordagem mais positiva e estratégica para o futuro.

Nunca foi tão evidente como os planejamentos empresariais são essenciais para as operações de um negócio até recentemente. Portanto, quanto mais tempo uma empresa tiver para se preparar, mais bem posicionada estará para superar sua concorrência.

Abrace a realidade

Com base em tempos sem precedentes e uma economia incerta, é difícil prever o futuro. Então as organizações devem abraçar a realidade e desenvolver um plano com base nas condições existentes. 

Para ajudar a determinar o estado atual das coisas, os líderes empresariais devem conduzir uma análise completa da empresa para ajudar a elaborar um plano de longo prazo para 2021.

Uma técnica bem conhecida usada por muitas organizações é a análise SWOT, que é um acrônimo para pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionadas a um negócio. 

Os resultados de uma análise SWOT podem potencialmente identificar áreas que precisam de financiamento adicional em 2021 e outras que podem ter que ser alteradas ou eliminadas para maximizar recursos e sucesso.

Durante esta fase do processo de planejamento, é importante incluir um conjunto diversificado de partes interessadas para obter uma visão abrangente da empresa.

Defina projeções conservadoras

Atualmente, muitas previsões econômicas indicam uma taxa de crescimento modesta em 2021. Dito isso, as empresas devem definir projeções otimistas. No entanto, com muitas incógnitas à espreita, eles devem ser preparados com um plano modesto e mais conservador.

É sensato errar por excesso de cautela ao definir objetivos de negócios, ao mesmo tempo em que inclui metas ampliadas para motivar e incentivar os funcionários. Por exemplo, as empresas que identificarem novas oportunidades como resultado de mudanças nas operações de negócios devem ser capazes de capitalizar e expandir essas áreas, levando ao aumento da produtividade e da lucratividade.

Incorpore adaptabilidade

Cada crise oferece aos líderes a chance de examinar como foi tratada e o que incorporar no futuro. A liderança ágil foi a chave para a sobrevivência e recuperação de muitas empresas durante a pandemia.

Os negócios que puderam dinamizar rapidamente suas operações experimentaram um impacto menor do que outras. Portanto, é imperativo que as empresas considerem a adaptabilidade em seus planos para 2021. Metas, processos e estratégias flexíveis podem ajudar a estabilizar um negócio se a crise econômica piorar antes de melhorar.

Cuide do seu time

Um elemento central de todo planejamento empresarial deve ser uma estratégia de pessoas. Agora, mais do que nunca, os empregadores devem priorizar o cuidado de seus funcionários — desde a saúde física e mental até a qualidade de vida e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Além disso, manter uma forte cultura corporativa é sempre fundamental, mas é especialmente importante com muitos funcionários que trabalham em um ambiente remoto. Há uma ampla gama de vantagens e opções relacionadas aos funcionários que podem ser incorporadas ao plano 2021.

Quando as empresas cuidam de seu pessoal, isso leva a funcionários mais leais e esforços somados visando o crescimento geral do negócio

Planeje para cenários incomuns

Embora a maioria dos planos de negócios inclua cenários típicos do tipo “e se” financeiramente relacionados, os líderes devem considerar expandi-los para incluir outros incomuns. 

Com base nos eventos dramáticos do mundo real recentemente, o planejamento de cenários que aborda situações específicas que podem surgir nos próximos 12 a 18 meses pode incluir: 

  • Ressurgimento generalizado de COVID-19
  • Ferramentas e equipamentos adicionais para trabalhadores remotos
  • Funcionários afetados pelo fechamento de escolas
  • Diminuição na demanda do produto
  • O ponto em que uma redução na força é necessária
  • Vários funcionários que contraíram o coronavírus

Uma estratégia de longo prazo que inclui vários cenários ajudará as empresas a superar os obstáculos se ou quando eles ocorrerem.

Use a tecnologia a seu favor

Para tornar seu planejamento empresarial para 2021 mais prático, você pode usar a tecnologia a seu favor. Há inúmeros softwares no mercado que podem lhe auxiliar em diversos pontos. Os ERPs (Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão integrado) são excelentes ferramentas para auxiliar no seu dia a dia e que permitem que você acompanhe diversos setores da sua empresa, com apenas alguns cliques.

Outra grande inovação que você pode implantar em sua empresa é a contabilidade digital. Essa inovação permite que você tenha acesso às informações financeiras, tributárias e fiscais do seu negócio 24 horas por dia. E o melhor de tudo é que o contador passa a ter uma posição de consultor junto ao seu negócio, lhe auxiliando na interpretação de dados, visualização de novas oportunidades e otimizando a gestão da sua empresa.

E aqui na Grantime Contabilidade você encontra a contabilidade digital como ferramenta de gestão. Isso permitirá que você possa ter um planejamento empresarial para 2021 mais assertivo e poderá corrigir rotas mais rapidamente, caso seja necessário.

Portanto, entre em contato agora mesmo com nosso time de consultores ,veja como a contabilidade digital pode transformar seu planejamento empresarial para 2021.