Assim como qualquer loja física, também é necessário organizar o estoque de um ecommerce para que não faltem produtos ou se vendam itens indisponíveis.
Mas isso não é uma tarefa fácil, não. Até porque, no ambiente virtual, a logística assume relevância ainda maior sobre as etapas de uma compra, como a distribuição e a entrega dos produtos.
Quando o lojista tem uma organização deficiente, vendas de produtos em falta no estoque podem ocorrer e, com elas, prejuízos para a empresa. Um exemplo é o cancelamento da compra por causa do atraso na entrega.
Para te auxiliar, listamos boas práticas de como gerenciar o estoque do ecommerce. Acompanhe a leitura!
Por que a gestão de estoque é importante?
Imagine que um novo cliente acabou de comprar um produto da sua loja virtual, mas quando você vai verificar descobre que… o produto está em falta!
O que provavelmente irá ocorrer é uma demora para que o pedido chegue até o consumidor, e nem precisa dizer o quanto este ficará insatisfeito e irritado, não é?
Então, se você almeja crescer o seu negócio digital, aumentar o faturamento e a satisfação dos clientes, é fundamental saber como gerenciar o estoque do e-commerce.
Os benefícios de um controle de estoque efetivo são inúmeros:
- Otimização do capital de giro
Quando o lojista se organiza e faz um planejamento de estoque, é possível analisar com maior precisão os gastos e os lucros sobre as vendas das mercadorias. Isso é fundamental para aproveitar o capital de giro da melhor forma possível, sem gastos desnecessários.
- Maiores chances de satisfazer o cliente
Você consegue determinar prazos mais claros e precisos para entregar o pedido do cliente no tempo certo, já que terá a informação dos itens disponíveis no estoque e os que precisa adquirir.
- Oportunidades para aumentar as vendas
Avaliar o estoque permite detectar quais são os produtos mais desejados e os menos vendidos. Esse aspecto pode orientar o lojista a fazer melhorias nas mercadorias e repensar suas estratégias para alavancar as vendas dos produtos menos procurados.
No próximo tópico, você poderá conferir algumas dicas para organizar o estoque do ecommerce.
Como organizar o estoque de um e-commerce?
Uma boa gestão do estoque requer muito planejamento e organização por parte das lojas virtuais.
Para ajudar nesse ponto, separamos 5 dicas de como gerenciar o estoque de um e-commerce de forma mais eficiente. Confira a seguir!
1- Elabore o estoque de acordo com suas capacidades físicas
O primeiro passo é organizar o estoque da sua loja conforme as capacidades físicas, isto é, alinhar com os itens que você possui armazenados.
Após isso, dá para decidir se a loja virtual adota um estoque “tradicional” ou se considera outras opções, como o dropshipping.
O Dropshipping é uma prática muito comum no ambiente virtual e funciona da seguinte forma: a loja espera o cliente fechar a compra no site e então solicita o produto ao fornecedor, que entrega o pedido.
Dessa forma, a loja não terá necessariamente um estoque para gerenciar, mas deve acompanhar as entregas e documentações expedidas.
Mas é importante enfatizar que o dropshipping exige muita confiança dos lojistas nos fornecedores, uma vez que fatores como qualidade e entrega dependem muito deles.
Veja este artigo: Como abrir empresa dropshipping: Tudo que você precisa saber.
2- Conte com fornecedores confiáveis
Independente do tipo de estoque que você escolheu (se estoque tradicional, dropshipping ou outro), é essencial contar com fornecedores confiáveis.
Isso porque quando falamos em diferenciais do comércio eletrônico, estamos falando também em entrega rápida.
Pense que de nada adianta ter seu próprio estoque, se na hora de organizar o envio do pedido o item adquirido está em falta por causa do atraso do seu fornecedor.
Uma dica na hora de contratar o fornecedor é verificar se ele possui sistemas gerenciais logísticos que se integram ao que seu negócio digital utiliza. Esse detalhe irá facilitar a gestão de materiais e até a comunicação, informando sobre aspectos como volumes de materiais armazenados.
Dessa forma, eles poderão estar sempre por dentro do que você precisa e fornecer os materiais no tempo certo.
3- Controle as entradas e saídas
Mas não basta ter fornecedores confiáveis ou elaborar o estoque conforme suas capacidades físicas. Se a ideia é organizar o estoque do ecommerce, é preciso, também, avaliar o fluxo de entrada e saída de produtos.
Isso ajudará a detectar os itens que demoram a sair ou saem em um volume maior em certos períodos (ex: ar condicionado no verão/rosas vermelhas no dia dos namorados).
Assim, é possível organizar de forma eficiente o estoque e evitar atrasos ou a venda de produtos indisponíveis.
4- Hierarquize os produtos
Depois que você já entendeu as entradas e saídas dos produtos, o próximo passo é hierarquizá-los. A metodologia da “curva ABC” pode ser muito útil nesse sentido.
A partir dela, os produtos são colocados em três categorias:
- Classe A – Itens de maior relevância, valor ou quantidade, que mais trazem retorno para o negócio ou tem demanda de 65% em período x;
- Classe B – Com quantidade ou valor intermediário e que costumam ter demanda de, pelo menos, 25% em determinados períodos;
- Classe C – Produtos de menor importância, valor ou quantidade. São aqueles que menos influenciam no faturamento e que tem demanda de 10% em certos períodos;
Dessa forma, sua loja virtual foca nos itens que realmente precisam de atenção e garante subir a quantidade de produtos no estoque.
5- Garanta uma ferramenta gerencial eficaz
Para fazer um controle efetivo do estoque de e-commerce, é recomendado utilizar alguma ferramenta de gestão focada em lojas virtuais.
Com ela, se torna mais fácil otimizar o controle, potencializar a precisão dos dados a respeito dos itens armazenados e melhorar a gestão do estoque como um todo.
Seguindo essas dicas direitinho, apostamos que você conseguirá organizar o estoque do seu ecommerce de forma muito mais eficiente. Isso significa que, além de melhorar o envio dos produtos, também irá aumentar a satisfação dos clientes!
E aí, este artigo foi útil para você? Então confira este post Gestão Financeira Empresarial: tudo o que você precisa saber.