Nossas redes sociais

10 dicas ouro para começar o seu próprio negócio

Quem não sonha em começar o seu próprio negócio, não é mesmo? Porém, saber por onde começar nem sempre é uma tarefa tão simples.

Vários fatores precisam ser considerados ao longo do processo para que quando você abra às portas da sua empresa ao público, não seja uma frustração. Aliás, não se planejar anteriormente está entre os principais motivos do fim precoce de novos negócios.

Para evitar esse tipo de problema, preparamos 10 dicas de ouro para começar seu próprio negócio. Confira agora mesmo!

1. Chega de desculpas

Inúmeras pessoas sonham em se tornar empreendedoras, mas nunca o fazem. Eles estão sobrecarregados com desculpas e temores de falhar. De dinheiro a tempo a responsabilidades, tudo é motivo para não começar o seu próprio negócio.

As desculpas apenas o atrasam de alcançar seus objetivos. Se você realmente deseja abrir um negócio, precisa abordar os motivos pelos quais acha que não pode abrir um negócio e se livrar deles. Encontre uma solução para o problema em vez de deixar que isso o impeça.

2. Ouça o que as pessoas têm a dizer

Ouça o que os outros têm a dizer — amigos, família, especialistas e até você mesmo. Quando se trata de coisas que têm a ver com seus objetivos empresariais, seja uma esponja e absorva tudo. Conforme você aprende, comece a trabalhar a ideia em sua cabeça. Escreva as coisas. Anote todos os recursos que encontrar para desenvolver um plano detalhado.

Quando você contar às pessoas sobre sua empresa, leia a linguagem corporal delas. Eles gostam da ideia? Ou eles estão apenas sendo legais e realmente pensam que você está indo na direção errada? Incentive seus ouvintes a serem honestos com você. A opinião coletiva que você recebe de seus colegas pode ser um reflexo de como os consumidores reagirão.

3. Crie uma solução

Em vez de começar sua ideia com o que vender, pense no que isso resolverá. É muito mais fácil obter uma base de clientes sólida quando sua empresa está resolvendo um problema. Seu negócio deve preencher uma lacuna em um determinado mercado ou nicho.

4. Seja simples

Se você deseja começar seu próprio negócio, procure fazer de forma simples. Tenha cuidado para não deixar seu conceito se transformar em algo complicado demais. Você pode acabar com um produto final caro e elaborado que ninguém quer comprar.

Como um novo proprietário de empresa, tente começar pequeno e estreitar seu foco. Aprenda como testar sua ideia, crie um produto ou serviço simples e de qualidade. Uma ideia de negócio de sucesso deve cumprir as promessas feitas aos clientes e superar as expectativas.

5. Analise os custos

Depois de começar a desenvolver sua ideia de negócio, some quanto custará. Você precisará levar em consideração todas as despesas comerciais necessárias para o lançamento e operação. Alguns custos a serem considerados incluem aluguel, suprimentos, marketing e muito mais.  

Assim que determinar o valor, o quadruplique. Isso mesmo, quadruplique. Você terá custos inesperados de funcionamento de um negócio em cada esquina. É melhor estar super preparado do que com poucos fundos quando as contas começam a entrar.

Quando você estiver pensando no custo para iniciar um negócio, não se esqueça do seu orçamento pessoal. Veja quanto dinheiro você precisa para viver, incluindo aluguel, comida, saúde, etc. 

6. Imagine-se sem dinheiro

O lançamento de uma ideia de negócio malsucedida é uma realidade para muitos empresários. Mais da metade das novas empresas falham nos primeiros cinco anos de abertura. Como você lidaria com a falta de dinheiro?

Observe suas fontes atuais de renda. O que você ganha com seu trabalho atual? Quanto tempo suas economias durariam se você parasse? Que coisas inesperadas podem atrapalhar seu plano? Prepare-se para todas as situações que podem acontecer se a ideia de negócio não der certo.

7. Ganhe enquanto você constrói

Se você deseja iniciar uma empresa, não pare de trabalhar — ainda. Lançar uma inicialização de sucesso é um processo. Construa sua empresa em etapas e faça a transição gradual de funcionário a empresário.

Como novo proprietário de uma empresa, levará algum tempo para obter uma renda estável. Depois de ter uma entrada saudável de dinheiro de sua empresa, você pode passar a se dedicar integralmente ao negócio.

8. Certifique-se de que há mercado

Certifique-se de que realmente haja um mercado para o que você deseja fazer. Um dos maiores erros que as novas empresas cometem é presumir que muitas pessoas vão querer comprar um determinado produto ou serviço porque o empresário gosta das ideias ou conhece uma ou duas pessoas que desejam o produto ou serviço. 

Para minimizar o risco de perda, nunca presuma que existe um mercado. Pesquise a ideia. Converse com clientes em potencial reais (que não são familiares e amigos) para descobrir se o que você deseja vender é algo que eles estariam interessados ​​em comprar e, em caso afirmativo, quanto pagariam pelo produto ou serviço. 

9. Pesquise seus concorrentes

Não importa o tipo de negócio que você está iniciando, você terá concorrentes. Mesmo que não haja outra empresa oferecendo exatamente o que você planeja vender ou produzir, é muito provável que haja outros produtos ou serviços que seus clientes-alvo estejam usando para satisfazer suas necessidades. 

Para ter sucesso, você precisa pesquisar a concorrência e descobrir o máximo possível sobre o que ela vende e como vende. A pesquisa competitiva é algo que você deve planejar fazer continuamente. Se realmente não houver outros concorrentes, é possível que não haja um mercado ou uma necessidade real do que você deseja vender.

10. Tenha apoio de um contador

Para formalizar um novo negócio, tenha apoio de um contador. Esse profissional saberá indicar — ou mesmo realizar para você — todo o processo burocrático para a abertura da sua empresa. Ele cuidará de toda legalidade, juntada de documentação e apresentação aos órgãos competentes.

Ao contratar um contador para cuidar da abertura da empresa, você pode dedicar seu tempo e esforço para cuidar de outras áreas do negócio, como o contato com fornecedores, a elaboração de um planejamento estratégico, a pesquisa junto à concorrência. 

Comece seu próprio negócio

Abrir o próprio negócio é o sonho da grande maioria das pessoas. Porém, lembre-se que se tornar seu próprio chefe também vai requerer disciplina, dedicação e muitas e muitas horas extras de trabalho. Esteja preparado para tudo isso e, com o passar do tempo, verá que terá valido à pena.

Caso precise de ajuda para abrir sua empresa, entre em contato com a Grantime Contabilidade. Aqui temos um time que são especialistas na abertura de novas empresas, cuidando de todo o processo burocrático para você!

Gostou do conteúdo?

Nossa equipe é especializada e capacitada para atender sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores.

Preencha com seus dados e fale com uma consultor agora