Você já decidiu vender seus produtos online. Mas você não sabe onde vendê-los. Você já ouviu falar que pode vender seus produtos em diferentes sites do Marketplace, como Amazon, eBay, Mercado Livre, entre outros.
Porém, deve ficar em dúvida se realmente vale a pena vender seus produtos em marketplaces, ou se seria mais interessante criar seu próprio site. Fique tranquilo, que você não é o único que tem esse tipo de dúvida.
Por isso, preparamos um artigo em que falamos sobre as diferentes vantagens e também algumas desvantagens de se tornar um vendedor em marketplaces. Confira!
As vantagens
Confira as vantagens de vender produtos em marketplaces
Conhecidos
Os sites do marketplace são muito populares. Eles já conquistaram uma base de clientes muito grande. Assim, eles recebem milhões de clientes que visitam esse site todos os dias. Você pode tirar proveito da grande base de clientes sem criar uma nova demanda para o seu produto.
Grande vitrine
Vender produtos no marketplace é muito fácil e simples, especialmente para os novatos em negócios que ainda não estabeleceram seu sistema de vendas. Tudo que você precisa é abrir uma conta, postar seus produtos e fornecer as informações detalhadas / descrição do produto.
Estrutura pronta
Você não precisa ter seu site ou qualquer infraestrutura de TI para vender seu produto. E pode tirar proveito da estrutura do marketplace para você mesmo. Assim, você economiza uma grande parte do seu orçamento de TI ao vender em qualquer marketplace.
Segurança
O sistema de mercado tem grande confiança dos compradores por causa da garantia da transação, contas conjuntas e muitas opções de produtos que permitem aos compradores em potencial visualizar e selecionar os produtos, incluindo os seus.
Garantia
Todos os sites do marketplace têm seus próprios serviços de garantia de pagamento. Isso significa que o cliente paga pelo seu produto com segurança. Eles sabem que se ocorrer alguma disputa, o marketplace não liberará o pagamento do vendedor e a disputa será resolvida rapidamente.
Maior alcance
Os marketplaces contam com ações de marketing próprias, que permitem que seu produto possa alcançar mais pessoas, maximizando suas possibilidades de compra.
Leia também::: Qual é a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace?
As desvantagens
Assim com há vantagens, há também desvantagens no marketplace, que listamos abaixo:
Concorrência
Muitos vendedores com os mesmos produtos podem causar a concorrência aberta entre os vendedores. Pode influenciar suas vendas, pois a maioria dos clientes buscará o preço mais baixo e a venda do produto será muito mais difícil. No entanto, você pode lidar com isso gerenciando sua conta adequadamente, oferecendo um serviço de resposta amigável e rápido, honesto e bem informado.
Oportunidade reduzida
Os compradores do marketplace não são seus próprios clientes. Você compartilha a base de clientes com outros vendedores. Você perde a oportunidade de fazer vendas cruzadas e upsell de seus produtos em diferentes estágios no marketplace.
Produtos
Como muitos vendedores oferecem seus produtos no marketplace, isso tornará a promoção do produto menos focada. Todos os vendedores desejam que seus produtos sejam exibidos na primeira página e o recurso de pesquisa não exibe apenas o seu produto. Faz com que o comprador mude facilmente para outros produtos devido ao grande número de produtos exibidos de vários vendedores.
Risco
As vendas e compras no marketplace dependem principalmente do proprietário do site. O risco de encerramento do site ou nova política que pode prejudicar seus negócios. Os vendedores no marketplace não têm autoridade para se envolver em determinadas decisões. Seria difícil para você fortalecer a marca do seu produto, pois o cliente só reconhece o site. Certamente, isso torna o mercado mais popular do que seu produto.
Nivelado por baixo
Se você é uma marca estabelecida, que vende produtos premium com ótimo preço e boa qualidade, não será visível de forma diferente entre a concorrência de preços no mercado. Porque muitas vezes os clientes julgam o produto com base na faixa de preço em qualquer grande mercado.
Leia também::: Métricas para e-commerce, seu negócio está mesmo performando?
Aproveite as oportunidades
Como fica claro, há vantagens e desvantagens dos marketplaces. Cabe a você avaliar se realmente é interessante integrar um desses sites de venda, ou se não seria mais interessante criar seu próprio site.
Para quem está entrando no mercado, os marketplaces podem ser uma opção. Ela também é válida para vendedores que comercializam produtos de vez em quando. Assim, só os anunciaram quando tiverem eles.
Você também pode ter seu próprio site e anunciar produtos no marketplace. Inclusive, vemos cada vez mais lojas oficiais entrando em marketplaces visando principalmente o grande público que “circula” por esses locais.
Esperamos que tenha gostado do artigo sobre vantagens e desvantagens dos marketplaces. E caso precise de uma contabilidade que seja especialista em e-commerce, entre em contato com a Grantime Contabilidade. Nosso time de especialistas estará pronto para lhe ajudar!