Os comerciantes online recebem muitos benefícios com a venda de produtos na Internet. Mas é comum aquele que deseja se aventurar nessa área ter dúvidas entre a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace.
Como vantagem do comércio eletrônico está o fato de poder vender itens 24 horas por dia, 7 dias por semana e atingir um público-alvo maior em comparação com as lojas físicas. No entanto, existem várias opções para vender online. Alguns varejistas desenvolvem seus próprios sites de comércio eletrônico , enquanto outros usam marketplaces.
Se você estiver em dúvida se deve escolher uma loja, virtual, um e-commerce ou um marketplace para sua empresa, este artigo o ajudará a tomar a decisão certa.
O que é e-commerce?
O e-commerce é uma versão abreviada da frase “comércio eletrônico” que descreve essencialmente qualquer tipo de troca de moeda por bens ou serviços online. Comércio eletrônico é um termo que abrange tudo o que está relacionado à compra ou venda on-line.
Uma vez que a definição de e-commerce é tão aberta (inclui literalmente qualquer tipo de compra ou venda de bens ou serviços online), existem tantos tipos diferentes de negócios de comércio eletrônico.
O que é um marketplace?
Um marketplace é uma plataforma onde os fornecedores podem se reunir para vender seus produtos ou serviços a uma base de clientes selecionada. O papel de um marketplace é reunir os fornecedores certos e os clientes certos para impulsionar as vendas por meio de uma plataforma de vários fornecedores.
Neste espaço, os vendedores têm um lugar para ganhar visibilidade e vender seus produtos, e o proprietário do mercado ganha uma comissão por cada venda. Uma loja online, por outro lado, é uma única loja que vende seus próprios produtos online. Todo o marketing e operações são administrados pela empresa proprietária do site e dos produtos.
Lado técnico e custos envolvidos
Veja uma página de e-commerce como parte de sua empresa, uma das lojas de sua rede. Por outro lado, considere o marketplace como um serviço que você está contratando. Essa analogia o ajudará a perceber instantaneamente a diferença entre o que cada um deles acarreta.
Um e-commerce é algo que você precisa construir. A menos que sua principal linha de trabalho seja o design e o desenvolvimento de páginas da Web, você precisará contratar uma agência para fazer isso por você. Além de precisar de alguém para criar a página, você também precisará de alguém para ajudá-lo a mantê-la regularmente e corrigir quaisquer problemas que surgirem.
Além disso, você terá que pagar as taxas e os impostos envolvidos. Isso anda de mãos dadas com outras despesas que qualquer loja tem, como depósito, pessoal e entrega. Essas são provavelmente apenas algumas das coisas que surgirão antes e quando você colocar a página em execução.
Muito pelo contrário, se você recorrer a um marketplace, poderá enviar seus produtos para uma plataforma pronta. Você não precisa pensar em web design ou taxas. Alguns mercados oferecem assinaturas gratuitas, outros cobram.
Custo-efetividade
Olhando para o parágrafo anterior, você pode notar que o custo de colocar seus produtos online por meio de um site de e-commerce é muito maior quando comparado ao de fazer a mesma coisa, mas por meio de um marketplace. Sabemos que cada um deles tem suas vantagens.
Ser mais barato e mais fácil de gerenciar é a vantagem de um mercado. Você pensaria que, conseqüentemente, pode ganhar mais porque investiu menos. Porém, pense sobre a competição. O fato de haver outros produtos oferecidos no mesmo mercado significa que você precisa oferecer preços mais competitivos e que há mais distrações para seus clientes, pois eles têm uma variedade maior à sua frente.
O e-commerce é uma página dedicada a celebrar sua linha de produtos e permite que você tenha margens maiores. É provável que uma porcentagem maior de visitas a uma página da web resulte na compra de seu produto se for o seu site de comércio eletrônico de que estamos falando e não um mercado.
Marca e reputação
Dependendo do que você está vendendo, às vezes pode ser benéfico incluir seu item em uma grande quantidade de outros produtos. Talvez sejam produtos complementares e possam fazer com que os compradores gastem mais do que realmente gastariam.
Para dar um exemplo, se você está vendendo baterias, pode ser bom vendê-las lado a lado com um produto que usa essas baterias; se você vende acessórios de telefone, deseja oferecê-los em um lugar onde as pessoas vêm para comprar telefones.
No entanto, se você acha que seus produtos são únicos e o fato de serem vendidos junto com outros produtos semelhantes pode prejudicar suas vendas ou reputação, é melhor vendê-los por meio de uma página de e-commerce.
Este tipo de site irá ajudá-lo a impulsionar a identidade da sua marca os seus rankings online, pois irá atrair mais tráfego do que uma simples apresentação web do seu negócio. Você será pessoalmente responsável pela satisfação de seu cliente em termos de pagamentos, entrega e desempenho.
Isso significa que, se você levar isso a sério, poderá promover sua marca de uma forma que nunca faria em um marketplace.
Marketing e tráfego
Depois de ter seus produtos oferecidos no marketplace, você não tem mais nada a ver com sua promoção. O proprietário do site tem interesse em vender o máximo que puder e isso também inclui a sua oferta.
Eles farão o marketing para atrair o maior número possível de clientes ao mercado. A taxa de tráfego que eles têm é algo que você provavelmente não conseguirá atingir meses após iniciar seu site de e-commerce.
A desvantagem disso é que esses não serão seus clientes e nem todo o tráfego que o mercado atrai aparecerá em suas vendas. Além disso, os clientes não são seus clientes, mesmo que decidam comprar seus produtos. Você não terá como saber quem eles são nem como podem ser alcançados. Isso o deixa sem leads e sem relacionamento com seu público.
No entanto, se você é quem gerencia todas as vendas e lida com os detalhes do cliente, terá muitos leads e consumidores satisfeitos para incluir em suas campanhas futuras. Falando em campanhas de marketing, você pode projetá-las e conduzi-las da maneira que achar adequada, se optar por criar uma página de e-commerce.
A melhor opção
Você teve a chance de ver que ambas as abordagens de vendas têm seus prós e contras. Talvez você possa usar o melhor de ambos e decidir levar seu negócio para os dois lados. Crie um site de comércio eletrônico e promova sua marca.
A identidade da marca é o que ajudará sua empresa a sobreviver e lutar contra seus concorrentes. Além disso, use o fato de que um mercado online tem menos custos envolvidos e é menos atraente para ter seus produtos visíveis e disponíveis para um número maior de clientes.
Se você conseguir construir um bom nome para si mesmo, seus produtos não terão problemas para lutar contra a concorrência e você será um líder de mercado. E então, conseguiu entender a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace? Deixe seu comentário!