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Quais os principais desafios do e-commerce no Brasil?

A pandemia do corona vírus fez as compras online dispararem. Mas com ela, surgiram inúmeros desafios do e-commerce no Brasil, que precisam ser superados para quem deseja alcançar o sucesso.

O setor de lojas virtuais vem se destacando, como mostram dados da MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie. 

De acordo com o levantamento, em dezembro de 2020, o faturamento dos e-commerces registrou uma alta de 53,88%, quando comparado ao mesmo período de 2019. E diante desse crescimento, surgiram também mais desafios a serem superados.

Para falar sobre eles, preparamos o artigo a seguir. Vamos lá?

1. Logística brasileira

Um dos principais desafios do e-commerce no Brasil é relacionado à logística de entrega. Atualmente, grande parte do setor ainda segue dependente dos Correios. Por se tratar de uma estatal, não recebe os investimentos necessários para tornar seu serviço mais competitivo e ágil.

E isso afeta o consumidor final, que vê frustração com prazos longos de entrega e que, em contrapartida, afeta também a reputação do e-commerce. Dados do site Reclame Aqui, por exemplo, apontam que somente em março e abril de 2020 foram registradas mais de 192 reclamações por atraso na entrega de produtos.

Ou seja, superar esse problema, além de encontrar soluções com parceiros privados, é um dos grandes desafios do setor. 

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2. Credibilidade

Com o surgimento de inúmeras lojas virtuais, surgem também alguns picaretas pelo meio. E diante da desonestidade praticadas por alguns, vários comércios eletrônicos acabam sendo jogados na mesma vala.

Dessa forma, conquistar a credibilidade do consumidor é um dos desafios do e-commerce no Brasil. Uma das formas de conquistar isso é por meio de parcerias com sistemas de pagamento confiáveis, como Mercado Pago por exemplo, que garantem o reembolso do valor em caso de problemas com a mercadoria.

Deixar também as informações da empresa de forma transparente no site, e incentivar comentários dos clientes satisfeitos com sua compra, são outra forma de transmitir maior credibilidade aos consumidores. 

3. Atendimento ao cliente

Toda empresa que deseja obter sucesso precisa se destacar pelo atendimento ao cliente. São eles os responsáveis pelo seu êxito ou fracasso em suas operações, e não é diferente para quem possui um e-commerce.

Dessa forma, prestar um atendimento de excelência aos clientes está entre os desafios de quem mantém uma loja virtual. Mas isso vai além de apenas o atender bem — é preciso que cada ponto de conexão entre consumidor e loja seja bem feito.

Além disso, a fidelização vai até mesmo após o fechamento da compra. O pós-venda é outro ponto fundamental e, na maioria das vezes, negligenciado por algumas empresas. Entre as formas de superar isso é por meio da tecnologia, com a implementação de chatbots e um completo e robusto sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente)

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4. Proteção dos dados

Com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) a segurança das informações dos clientes deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação. E manter esses dados seguros é um desafio do e-commerce.

Afinal de contas, vazamentos de dados podem comprometer seriamente a empresa. Da mesma forma, é necessário que as lojas se protejam de fraudes. Como exemplo, levantamento da Konduto, um sistema antifraude para e-commerce, apontou que somente em março do ano passado, de cada 100 compras feitas no Brasil, 4 tinham origem fraudulenta.

Ou seja, se um cliente tem seu cartão usado para uma compra fraudulenta, dificilmente ele voltará a realizar negócios com seu e-commerce. Redobrar os sistemas de segurança e buscar zerar qualquer tipo de fraude ou vazamento é um desafio a ser vencido.

Invista no seu negócio

Apesar dos desafios, o e-commerce é uma tendência que só cresce e que vale a pena a aposta por parte do empreendedor. Ao escolher uma área de grande visibilidade, e superando os desafios listados acima, é certo seu sucesso.

Porém, como toda empresa, áreas como planejamento estratégico, planejamento contábil e atenção a questões tributárias jamais devem ser deixadas de lado. Nesse sentido, optar por uma contabilidade que seja especialista na área do e-commerce pode ser um diferencial.

E isso você encontra na Grantime Contabilidade. Temos um time de especialistas prontos para lhe ajudar com seu e-commerce ou dropshipping, cuidando de vários aspectos de seu negócio.

Ou seja, para superar alguns dos desafios do e-commerce no Brasil, conte com um especialista ao seu lado. Entre em contato agora mesmo com a Grantime e veja como podemos lhe ajudar!

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