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Importância da promoção de vendas nas empresas

Uma promoção de vendas é um programa que visa intensificar as vendas de um produto ou serviço em curto prazo. Geralmente funciona para aumentar o valor do produto na mente do consumidor, forçando-o a agir e comprar. 

Para tornar o produto mais valioso para o consumidor, uma promoção de vendas geralmente oferece um custo reduzido ou um benefício maior do produto. E para isso, todo um planejamento prévio deve ser feito para que o resultado desejado seja de fato alcançado. E cometer erros pode representar efeitos contrários, prejuízos e até problemas para a marca.

Então, para que você saiba a importância da promoção de vendas nas empresas, e como planejá-las, confira o artigo que preparamos!

O que é uma promoção de vendas?

Embora a satisfação do cliente tenha se tornado a principal prioridade das empresas, há momentos em que elas precisam estimular a demanda e aumentar as vendas de seus produtos para curto prazo. É aqui que a promoção de vendas entra em jogo.

A promoção de vendas é uma parte do mix promocional em que a empresa usa muitas estratégias de curto prazo orientadas para o cliente para estimular a demanda por seu produto, tornando-o mais atraente.

Essa estratégia geralmente é usada nos seguintes casos:

  • para apresentar novos produtos
  • vender os estoques existentes
  • atrair mais clientes
  • aumentar as vendas temporariamente

Importância da promoção de vendas nas empresas

A promoção de vendas é uma técnica útil para cumprir as metas de vendas de curto prazo, persuadindo clientes em potencial a comprar o produto. E para planejar uma promoção de vendas nas empresas, você deve:

1 – Detalhe seus objetivos

Uma promoção de vendas bem-sucedida tem benefícios de longo prazo, ao passo que uma promoção mal administrada anula seus esforços. Objetivos claramente escritos conduzem você na melhor direção para seus negócios. 

Para definir seus objetivos, você pode se perguntar: Por que estamos realizando esta promoção? Qual é o resultado desejado? Existem objetivos de vendas relacionados? Que tipo de retorno sobre o investimento estamos buscando? Como podemos justificar os gastos relacionados à promoção?

2 – Selecione um formato 

As estratégias populares incluem cupons, descontos, redução de preços, programas de fidelidade, concursos, sorteios, testes e amostras. Decida se a promoção está disponível para qualquer pessoa que entre pela porta ou com certos limites de gastos. 

Em muitos casos, as promoções que recompensam apenas alguns clientes podem desencorajar o restante de seus clientes. Uma promoção mais abrangente é multinível, oferecendo algo para todos. Por exemplo, permita que todos os clientes recebam um desconto de 30% em uma compra, em vez de oferecer apenas para aqueles que gastam mais de R$ 75 ou que fizeram compras anteriores.

3 – Defina as regras 

Explique como os consumidores ganham com a promoção de vendas. Indique claramente quaisquer problemas de disponibilidade. Por exemplo, se a oferta estiver disponível apenas online ou apenas em lojas físicas, deve ser declarada como tal.

4 – Mantenha a dinâmica

Uma promoção de vendas de longo prazo pode fazer com que os participantes percam o interesse. Para manter a conscientização, mantenha os participantes informados sobre seu status no programa, incentive-os com outras ofertas e envie pequenos presentes ou incentivos durante a promoção. 

Que técnicas você pode usar?

As ferramentas de promoção de vendas usadas para promoção orientada ao consumidor são:

Amostras grátis

Distribuir amostras grátis aumenta o conhecimento da marca e desencadeia a psicologia de propriedade, onde a pessoa escolhe o produto promovido se gostou da amostra.

Brindes 

Oferecer brindes atrai clientes à medida que eles ganham mais e pagam menos.

Descontos 

Cupons de desconto são um ótimo método para aumentar as vendas a curto prazo. As pessoas utilizam cupons de desconto ao permitir que comprem produtos que não poderiam pagar de outra forma.

Esquemas de troca 

Os esquemas de troca atraem muitos clientes à medida que eles obtêm algum valor até mesmo por seus produtos antigos.

Esquemas de envio 

Às vezes, os custos de envio elevados desencorajam os clientes de comprar produtos. Desta forma, considere o frete grátis em sua promoção de vendas.

Descontos em pacotes 

Essas ofertas são uma ótima maneira de reduzir o estoque não vendido. Inclui a venda de produtos agrupados a um preço menor do que quando esse número de produtos é comprado separadamente.

Aplique em sua empresa

Não existem regras rígidas e rápidas quando se trata de promoções. O “certo” dependerá de vários fatores, incluindo seus produtos, clientes e faixas de preço.

O segredo é apresentar uma oferta que tenha um alto valor percebido, mas sem exagerar nos lucros. É um equilíbrio complicado, mas quando você o puxa, verá os resultados em seus resultados financeiros.

De qualquer forma, uma promoção de vendas nas empresas é uma grande sacada quando se deseja vender determinado produto, ou mesmo fortalecer sua marca. Por isso, use essa estratégia sempre que julgar necessário! 

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