Atuar no mercado digital é o caminho escolhido por muitas pessoas. Porém, o comércio eletrônico é capaz de passar por transformações em um curto período de tempo. Afinal, o e-commerce passou por mudanças em 2022 e temos algumas novas tendências de consumo e vendas para 2023!
Apenas para se ter uma ideia, um estudo da SmartHint apontou que o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022.
Sobretudo ao atingir níveis que quase ninguém imaginaria a alguns anos atrás, as vendas online têm apresentado evolução no Brasil todo. A expectativa do e-commerce para 2023 é positiva com a preferência dos consumidores em relação às compras no ambiente virtual e os investimentos das empresas de logística.
Como referência em inteligência fiscal e contábil para e-commerce, a Grantime reuniu dicas simples e fáceis que você deve seguir para incluir no seu planejamento estratégico de 2023 e alcançar o sucesso nas vendas online. Aproveite!
Atendimento online, porém humanizado
Sabemos que uma das coisas que mais pode comprometer as vendas online é o atendimento ao cliente. Se comparado a uma loja física, alguns consumidores acabam preferindo o atendimento de um vendedor para tirar as dúvidas e auxiliar na jornada de compra.
Já pensou, por exemplo, em utilizar o chat ao vivo como canal de atendimento? De acordo com a pesquisa do Capterra, o chat ao vivo com um agente é preferência de 48% dos participantes.
Portanto, oferecer um atendimento consultivo e humanizado, sem um extenso menu de respostas automáticas é uma forte tendência no e-commerce.
Mobile First
Desde já, a facilidade de acesso às compras pelo celular será mais frequente.
Segundo pesquisa, 6 em cada 10 consumidores online se definem como Mobile First. Ou seja, clientes que preferem realizar tarefas nos seus próprios smartphones ao invés de outros dispositivos.
Portanto, apostar em um layout responsivo para que o seu site se adapte em diferentes tamanhos de tela pode atrair mais vendas para a sua loja virtual.
Serviços de assinatura
A venda recorrente de um produto ou serviço se popularizou muito e virou tendência do e-commerce. Nele, o cliente se compromete a realizar um pagamento periódico e recebe a solução, de acordo com o plano escolhido.
Além de criar uma fidelização de clientes, o serviço de assinatura ajuda a reduzir a inadimplência e cria uma receita recorrente para o seu negócio.
Regularize o seu e-commerce
Ao decidir abrir uma loja online, o primeiro passo é constituir um CNPJ. Para isso aqui na Grantime contabilidade temos os melhores especialistas em empresas de e-commerce. Utilizamos da inteligência contábil e fiscal para assessorar a abertura da sua empresa de maneira eficaz.
Afinal, ter um negócio de e-commerce organizado e com o parceiro certo, pode fazer a diferença no mercado.
É normal, por exemplo, não saber exatamente quais impostos pagar já que você vende vários tipos de produtos diferentes. Existem serviços que tornam a rotina do empreendedor em e-commerce muito mais fácil, dinâmica e produtiva.
Na Grantime contabilidade oferecemos uma solução fiscal para e-commerce capaz de reduzir o impacto tributário sobre as suas vendas. Tudo é feito de forma digital integrado ao seu software.
Entre em contato para descobrir essa e outras soluções que temos para você. Aqui na Grantime, a contabilidade para E-commerce e Marketplaces é uma das nossas maiores especialidades.