Motivo de muitas dúvidas todos os anos, é chegada a hora de enviar a declaração de imposto de renda junto à Receita Federal. Para ter mais segurança, tranquilidade e assertividade nesse processo é importante se preparar, por isso aproveite as dicas que a Grantime inteligência contábil preparou nesse artigo.
Em primeiro lugar, é nesse momento que você pode avaliar toda a sua vida financeira tendo em mãos os seus rendimentos, o que paga em serviços, e o que possui em bens e investimentos. Podemos dizer que o imposto de renda não precisa necessariamente ser um vilão, mas o tributo para planejar a sua vida financeira.
Dessa forma, estar bem preparado evita riscos desnecessários como cair na malha fina e até receber multa.
Agora com a Grantime você garante a união da inteligência contábil com a tecnologia. Isso facilita todo o processo e anula possibilidades de erros. Quer entender melhor? Então, continue com a gente e confira a seguir.
Período de entrega da declaração de imposto de renda
O prazo de envio das declarações em 2023 vai de 15 de março a 31 de maio, e a Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações dentro deste prazo.
Portanto, quanto antes fizer a declaração, mais rápido será feita a restituição do imposto devido. E ainda, se houver algum equívoco, haverá tempo hábil para corrigir sem precisar fazer uma declaração retificadora no futuro.
Organização dos documentos
Antes de iniciar a declaração do imposto de renda, é importante organizar seus documentos. Isso inclui extratos bancários, comprovantes de rendimentos e gastos, recibos de aluguel, entre outros.
Para evitar erros e atrasos na declaração do Imposto de Renda, é recomendado fazer e ir atualizando ao longo do ano um levantamento de todos esses documentos. Além de facilitar o preenchimento da declaração, esse acompanhamento poderá ajudá-lo a manter um controle financeiro mais apurado.
Saiba mais acessando nosso artigo Como utilizar o imposto de renda para planejar sua vida financeira.
Novidades na declaração deste ano
Além do prazo, este ano uma das maiores novidades é sobre o recebimento da restituição via Pix e a declaração de investimentos superiores a R$40 mil em bolsas de valores.
Segundo informado pela Receita Federal: “Em relação àqueles que efetuaram operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, ficam obrigados apenas quem, no ano-calendário, realizou somatório de vendas, inclusive isentas, superior a R$ 40 mil; e operações sujeitas à incidência do imposto.”
Do mesmo modo, para enviar a sua declaração, é necessário possuir a senha de acesso ao portal Gov.br. Caso ainda não tenha uma senha, é possível criar uma gratuitamente no próprio portal.
Todas as novas regras para a declaração do imposto de renda 2023 você pode conferir no site da Receita Federal.
Tenha a ajuda de uma assessoria contábil especializada
Por último, é importante ainda lembrar que a declaração do imposto de renda deve ser realizada de forma correta e transparente, para evitar problemas com a Receita Federal.
Por isso, conte com a inteligência contábil e tecnologia da Grantime que, com o conhecimento de toda a legislação, é capaz de conseguir maiores chances de dedução dos impostos pagos e até mesmo encontrar alternativas para aumentar a restituição de valores.
Além da segurança no preenchimento das informações corretamente e oportunidade de economia de impostos, a Grantime dá comodidade ao contribuinte, uma vez que não precisará se preocupar com instalação do programa, arquivamento de informações e entendimento da legislação.
Com quase 30 anos de experiência e trazendo o que há de mais moderno em contabilidade, na Grantime nossos especialistas estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato!