Saber quanto cobrar ao vender uma mercadoria não é muito difícil. Afinal de contas, você tem o custo da mercadoria, sua margem de lucro, custos adicionais, entre outros fatores que comporão o preço final. Mas como fazer a precificação de serviços?
Como é algo intangível, calcular o preço na prestação de serviços nem sempre é uma matemática tão simples. Afinal de contas, não é um produto pronto que você estará vendendo, e diversas variáveis poderão ocorrer ao longo da prestação do serviço, alterando o valor final.
Para auxiliar você a calcular a precificação de serviços, preparamos o artigo abaixo. Confira!
Por que os serviços de preços são tão difíceis?
Muitos negócios baseados em serviços lutam para apresentar uma estratégia de preços justa e lucrativa. Ao contrário do preço da mercadoria, você não pode quantificar exatamente todos os custos envolvidos na prestação de um serviço.
As despesas que vão para a prestação de um serviço são mais subjetivas do que as despesas que vão para a fabricação de uma mercadoria, por exemplo. O quanto você cobra dos clientes nem sempre se correlaciona diretamente com o valor que você paga para realizar os serviços.
Se você possui uma loja de varejo, você compra mercadorias a um determinado preço. Para obter lucro, você precisa vender as mercadorias por um valor superior ao que você pagou. Você determina como definir o preço de uma mercadoria de acordo com seu custo.
Na área de serviços, encontrar uma meta de margem de lucro não é tão simples. Você não tem um preço original para referência. Em vez disso, sua fórmula de precificação de serviços deve levar em conta os aspectos intangíveis da administração de seu negócio, como tempo e valor.
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Como calcular a precificação de serviços?
Como não existe um método definido para a definição de preços de serviços, você tem alguma flexibilidade. Para isso:
1. Calcule seus custos
Se você quiser precificar seus negócios, precisa saber quanto custa para fornecer seus serviços. Para fazer isso, use o preço baseado em custo.
A precificação baseada em custos é quando as empresas somam os custos envolvidos na fabricação de um produto ou na prestação de um serviço e remarcam seus preços a partir daí.
Como uma empresa baseada em serviços, seus custos serão um pouco diferentes dos de uma empresa baseada em mercadorias. Você pode não estar estocando, mas ainda gasta dinheiro para operar seu negócio.
Compreender o verdadeiro custo de fornecer seus serviços desempenha um grande papel no aprendizado de como precificar seus serviços.
Você pode dividir seus custos em duas categorias: custos diretos e custos indiretos. Some seus custos diretos e indiretos para determinar a quantia total de dinheiro que você deve cobrir durante um período de tempo.
2. Olhe para o mercado
Quais são seus concorrentes cobrando por serviços semelhantes? Como está o próprio mercado?
Sob a precificação baseada no mercado, as empresas observam o que os concorrentes estão cobrando por produtos ou serviços semelhantes.
Por si só, o uso de preços com base no mercado geralmente não é sustentável. Você não deve basear seus preços de serviços apenas no que os concorrentes estão fazendo. Mas, esteja ciente do que outras empresas cobram para que seus preços não sejam completamente errados.
Seus concorrentes estão jogando na mesma arena. Ignorar suas estratégias de preços de serviços não o ajuda a quebrar o molde em seu setor. Em vez disso, deixa você ignorante sobre o que está acontecendo em seu mercado. E, você precisa saber como está o mercado antes de definir um preço que ninguém pode pagar.
3. Conheça seus clientes
Não importa quanto você cobra, você não ganhará dinheiro se os clientes não estiverem dispostos a pagar. Você precisa entender como os clientes percebem seu negócio. E para fazer isso, você precisa conhecer seus clientes.
Use um estudo de mercado para coletar informações sobre seus clientes-alvo. Descubra quanto seus clientes em potencial estão dispostos a pagar. Observe coisas como suas necessidades, renda, situação familiar, ocupação, etc.
Você também pode distribuir pesquisas e conduzir grupos de foco para descobrir quanto os clientes estariam dispostos a pagar por seus serviços.
4. Considere o tempo investido
Analisar seus custos, concorrentes e valor comercial não são suas únicas considerações ao definir preços de serviços. O tempo que você dedica ao seu negócio também é importante.
Pense em quanto tempo você investe na prestação de serviços. Quanto mais tempo você gasta em um projeto, mais você deve ganhar. Acompanhe quanto tempo leva para concluir um projeto para ajudá-lo a chegar a um preço justo.
Além disso, considere há quanto tempo você está no setor. Quanto mais tempo você tem sob seu controle, mais valor você agrega à sua empresa e, portanto, às ofertas que você fornece. Geralmente, você pode cobrar mais como uma pessoa experiente, confiável e de boa reputação em seu setor.
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5. Crie uma margem de lucro justa
É fundamental você conhecer e acompanhar quanto de margem líquida o seu negócio vai gerar, ou seja, o quanto irá sobrar depois de subtrair o custos dos serviços prestados e todos os gastos Encontrar uma margem justa é a chave para você manter sua lucratividade..
Primeiro, decida qual a porcentagem deseja. As margens de lucro geralmente variam de acordo com o setor. Normalmente, para empresas de serviços, a margem de lucro média gira em torno de 10% a 25%.
Se você quiser saber como determinar o preço de um serviço, some seus custos totais e multiplique-os pela porcentagem de margem de lucro desejada. Em seguida, adicione esse valor aos seus custos.
6. Cobre uma taxa por hora ou por projeto
Finalmente, decida se você cobrará dos clientes uma taxa por hora ou por projeto. Você pode considerar cobrar dos clientes pelo projeto se estiver confiante quanto ao tempo que acha que isso levará. Ou você pode cobrar por hora se não souber quanto tempo leva para executar o serviço.
Se você cobra dos clientes por hora ou projeto pode depender do seu setor. Por exemplo, um psicólogo pode cobrar por hora, enquanto um serviço de corte de grama pode cobrar por projeto.
Qual é o seu preço justo?
Não existe uma maneira de abordar os preços dos serviços. Cabe a você decidir quanto vale seu trabalho e como ele se encaixa no mercado que você atende.
Se você estiver calculando os preços pela primeira vez, pode achar que o valor é muito alto. Porém, é importante saber como calcular a lucratividade com precisão para que sua empresa possa prosperar. Se você faz um bom trabalho e cuida dos clientes, não deve ter problemas com seus valores.
Decidir uma meta de margem de lucro é um equilíbrio cuidadoso. Você deseja marcar seus preços altos o suficiente para obter uma boa margem de lucro. Mas, você também deve evitar obter a reputação de cobrar demais.
Os consumidores são inteligentes. A maioria está disposta a pagar um preço justo por um bom serviço. Mas, não leva muito tempo para os clientes descobrirem que estão pagando mais caro por algo. Conheça o seu valor e escolha uma estratégia de preços de serviço que corresponda ao valor de suas ofertas.
Caso precise de ajuda na hora de calcular a precificação de serviços, conte com a Grantime Contabilidade. Nossos especialistas poderão lhe ajudar com o processo, garantindo que você cubra seus custos e ainda tenha uma boa margem de lucro no seu negócio!