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Análise de mercado: onde abrir seu e-commerce para obter melhores resultados

A ascensão do comércio eletrônico trouxe consigo uma questão crucial para empreendedores: onde estabelecer a base para seu e-commerce? A escolha do local pode ser determinante para o sucesso do negócio, pois influencia diretamente nos custos, na logística e na abrangência do público-alvo. 

Para obter os melhores resultados, é essencial realizar uma análise aprofundada do mercado antes de dar o pontapé inicial.

Um dado importante a saber é sobre o crescimento do e-commerce no Brasil. No primeiro semestre de 2022 foi de 6% em relação ao primeiro semestre de 2021, de acordo com dados de um estudo realizado pela NielsenIQ Ebit. A pesquisa apontou que o setor faturou R $118,6 bilhões em vendas, ultrapassando assim o montante de R $111,8 bilhões do período anterior.

A Grantime Contabilidade Digital está aqui para orientar você que já é empreendedor ou que visa ter o seu e-commerce em uma análise fundamental para a escolha estratégica do local. Sabemos que cada decisão impacta diretamente nos resultados e na trajetória de um negócio.

Crescimento do e-commerce no Brasil por regiões

Ainda conforme o estudo realizado pela NielsenIQ Ebit, a região Nordeste se sobressaiu no segundo semestre de 2022 em termos de contribuição para o crescimento do e-commerce no Brasil com uma participação de 47% frente a 27% da região Sul, 11% do Sudeste e 7% do Norte e Centro Oeste.

Já em termos de importância em número de pedidos, a região Sudeste liderou o crescimento do e-commerce no Brasil no primeiro semestre de 2022 com uma participação de 61% frente a 15% da região Sul, 14% do Nordeste, 7% do Centro Oeste e 3% do Norte.

Aspectos importantes na análise de mercado para o sucesso do seu e-commerce

  • Estudo da concorrência e demanda

Analisar a concorrência é outro passo crucial. Onde estão localizados os principais competidores? Como eles atendem o mercado local? Essa avaliação pode revelar lacunas no mercado ou áreas com alta demanda não atendida, apontando potenciais oportunidades para o seu e-commerce.

  • Infraestrutura e logística

A logística é um ponto-chave para um e-commerce bem-sucedido. Avalie a infraestrutura de transporte, os centros de distribuição disponíveis na região e a eficiência dos serviços de entrega. A proximidade de fornecedores também pode impactar nos custos e na velocidade de reposição de estoque.

  • Custos e regulamentações locais

Considerar os custos operacionais é muito importante. Isso inclui impostos, aluguéis, custos de mão de obra e outros gastos relacionados ao estabelecimento do negócio na região escolhida. Além disso, atente-se às regulamentações locais que possam afetar seu modelo de negócio.

  • Adaptação cultural e idioma

Em um mercado globalizado, a adaptação cultural e linguística também desempenha um papel vital. Entender a língua e os costumes locais pode facilitar a comunicação com os clientes e agregar valor à experiência de compra.

Planejamento Estratégico: O alicerce do crescimento sustentável do seu e-commerce

Como podemos perceber, escolher onde estabelecer o seu e-commerce é uma decisão estratégica que demanda uma análise criteriosa do mercado. Não existe uma fórmula única, mas considerar cuidadosamente os aspectos mencionados pode proporcionar uma base sólida para o sucesso do seu negócio online. 

Lembre-se, a pesquisa detalhada e a compreensão de alguns aspectos são fundamentais para tomar a melhor decisão possível.

Perder o timing ou tomar decisões precipitadas é muito comum e já aconteceu com quase todo empreendedor. Entretanto, com um planejamento bem definido a tomada de decisões se torna mais ágil e assertiva.

Aqui na Grantime Contabilidade especializada em e-commerce você encontra a contabilidade digital como ferramenta de gestão. Isso permitirá que você possa ter um planejamento empresarial mais assertivo e poderá corrigir rotas mais rapidamente, caso seja necessário.

Portanto, entre em contato agora mesmo com nosso time de consultores, veja como a contabilidade digital pode transformar seu planejamento empresarial.

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