O papel do Recursos Humanos — mais conhecido como RH — vai muito além do que somente contratar e demitir pessoas. Ele agrupa muitos outros setores, com práticas e políticas relacionadas à administração de comportamentos dentro de uma empresa.
O RH exerce funções muito importantes, pois ele é o elo entre a diretoria e gerência da empresa, entre os funcionários, tendo como atividade mostrar para os demais que a empresa é um bom lugar para trabalhar, está sempre a ouvidos sobre os problemas e dificuldades dos colaboradores no dia a dia, auxiliando e capacitando os times.
Mas para entender detalhadamente os pontos importantes deste departamento, continue acompanhando com a gente!
A influência do setor de Recursos Humanos
O RH sempre esteve envolvido tanto direta ou indiretamente em todos os pontos de funcionamento organizacional de uma empresa. Ele atua como um mediador dos interesses profissionais e interesses de todos da empresa.
O propósito que um profissional de Recursos Humanos possui, é poder contribuir não só com a relação de uma boa comunicação aberta dentro da empresa, mas também com a construção de planos de carreiras mais assertivos e bem estruturados, ajudando as equipes a desenvolver habilidades e competências.
É o profissional de Recursos Humanos que também proporciona mais qualidade de vida para os funcionários, podendo organizar treinamentos, capacitações, atividades e desenvolver políticas de incentivos ao bem-estar dos demais.
Descobre e contrata outros talentos
Investir em um bom funcionário para obter ainda mais crescimento dentro da empresa, é muito importante. Mas como selecionar um bom colaborador? Bom, isso acontece de maneira planejada e bem estruturada, considerando as competências do futuro candidato como algo essencial para a tomada de decisão em contratá-lo ou não, que vai de encontro com a vaga que está em aberto.
Demissões
Não é só de coisas boas que o departamento de Recursos Humanos vive, não é mesmo? Pois é, ele também é responsável pelo desligamento do funcionário sobre a empresa.
É ele que busca identificar as causas da demissão ou até mesmo, o próprio funcionário chega até o profissional de RH para realizar o afastamento e assim, dar continuidade nos processos burocráticos da demissão.
Cursos e treinamentos
Os cursos e treinamentos desenvolvidos dentro da empresa geram muitos benefícios e ganhos para os colaboradores e, juntamente para o crescimento dos setores.
Com esses treinamentos será possível manter os funcionários mais preparados para um mercado que anda cada vez mais competitivo.
O crescimento e o desenvolvimento envolvido nessa etapa ajuda aos colaboradores de maneira mais rápida e efetiva, pois permitirá que os profissionais reajam de maneira eficaz aos problemas que surgirem ao longo do caminho como: falhas, atrasos, troca de demandas e em outros imprevistos em suas atividades.
E serão esses problemas que muitas oportunidades podem ser encontradas, e soluções ainda mais inovadoras surgirão para o progresso da empresa.
Como executar este setor
O setor de Recursos Humanos tem como ações mediadoras dentro da empresa, pois ele verifica por meio de uma visão mais detalhada e estrategista os valores da empresa, qual a melhor maneira de utilizar os recursos não só físicos, como financeiros também e, principalmente os HUMANOS.
E essa implementação exige uma análise e estudo mais delicado e detalhado de todo o ambiente organizacional para elaborar um bom plano e ação.
Todo esse processo é exercido focado no colaborador, para que ele sempre esteja motivado e se identifique com os objetivos da empresa para dar o melhor de si e desempenhar melhor seus afazeres.
E quando uma área é corretamente reconhecida, é capaz de melhorar ainda mais seus trabalhos, e deixar a empresa ainda mais competitiva e comprometida com a missão.
Portanto, a importância do departamento de RH está em unificar, integrar, valorizar, desenvolver, treinar, capacitar e, acima de tudo, respeitar a todos.
Diferença entre RH X departamento pessoal
Ao abordar os termos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, muitas pessoas acabam confundindo a relação das tarefas executadas. Mas neste tópico vamos abordar de maneira simples a diferença entre eles.
- Departamento Pessoal
É um departamento da empresa responsável pelas tarefas e atividades específicas, isto é, desde a contratação do funcionário, pagamento de salários, transporte, férias, organização dos horários de trabalho e entre outros.
- Recursos Humanos
É também um departamento de aptidões e métodos, políticas, procedimentos e práticas para estabelecer as finalidades em gerenciar o comportamento de cada funcionário e fomentar o desenvolvimento humano.
Tem como intuito de executar tarefas de recrutamento e seleção de novos talentos, avaliar o desempenho, treinamento e desenvolvimento para alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
Agora que ficou claro sobre toda importância do RH para uma empresa, que tal conferir mais conteúdos como este em nosso blog? Nos vemos lá!