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Deseja criar o seu ecommerce do zero? A Grantime tem as melhores soluções para sua futura empresa

O ecommerce é um estilo de vendas que se concentra em realizar transações online, desde a seleção do item até o pagamento, podendo ocorrer em um site ou aplicativo. Basicamente, esse modelo de negócio representa uma vitrine virtual dos produtos, e para criar um bom ecommerce é preciso uma organização que estimule os clientes a efetuarem compras.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o objetivo principal do comércio eletrônico é aprimorar a experiência de compra do consumidor, abordando questões como tempo de espera, preços competitivos, entre outros aspectos. Assim, se você está pensando em iniciar sua própria empresa online, criar um comércio eletrônico é uma alternativa para alcançar esse objetivo. Por isso, a Grantime decidiu elaborar um guia completo de como criar um ecommerce do zero, desde a concepção até o lançamento, e as melhores soluções para tornar esse negócio lucrativo. Acompanhe a leitura!

O primeiro passo para criar seu ecommerce do zero

Antes de começar a construir seu ecommerce, é crucial ter um plano estratégico sólido. Dessa forma, o primeiro passo é entender o mercado e escolher o nicho que você tem expertise e deseja atuar. Além disso, é fundamental realizar uma pesquisa detalhada para identificar sua área de interesse, suas paixões, identificar seu público-alvo, pesquisar os principais concorrentes e entender quais as oportunidades existentes. Isso possibilita uma preparação intencional para criar desde o início uma proposta de valor única e se posicionar de modo competitivo no mercado. 

Saiba quem é o seu consumidor ideal

Em linhas gerais, compreender a identidade do seu cliente é essencial para ter sucesso nas vendas online. Desse modo, basta uma breve pesquisa nos mecanismos de busca para encontrar inúmeras marcas competindo pelo mesmo espaço, o que ressalta a importância de saber como sua loja se destacará nesse cenário.

A definição do seu público-alvo é crucial para orientar sua estratégia de vendas. Por exemplo, se você trabalha com vendas para outras empresas (B2B), é fundamental entender como se aproximar desses clientes. Em outras palavras, ter a clareza do perfil das pessoas que deseja atingir guiará todas as etapas seguintes, pois será necessário elaborar estratégias para alcançar esses consumidores. 

Escolha da plataforma: Estrutura necessária para criar um ecommerce

Uma das decisões mais importantes que você terá que fazer é selecionar a plataforma ideal para o seu comércio eletrônico. Existem várias alternativas disponíveis, desde soluções prontas como Shopify e WooCommerce, até as plataformas de código aberto como Magento e PrestaShop.

Essa etapa é relativamente simples, pois muitos sites estão prontos para que você apenas insira seus produtos e inicie suas vendas. Entretanto, é fundamental se atentar aos principais pontos, tais como as funcionalidades da plataforma, o suporte oferecido, as mensalidades e as comissões de vendas, os métodos de pagamento aceitos e a integração com outras ferramentas.

Design e desenvolvimento

O design do seu ecommerce desempenha um papel essencial na criação de uma experiência de usuário atraente e intuitiva. Nessa perspectiva, certifique-se de que o layout seja limpo e fácil de navegar, com imagens de alta qualidade e descrições claras dos produtos. Além disso, leve em consideração a otimização para dispositivos móveis, pois cada vez mais compradores estão realizando suas compras por meio de smartphones e tablets.

Determine os meios de pagamento

Na plataforma online, é necessário determinar os métodos de pagamento disponíveis para oferecer uma experiência de compra completa. Isso abrange um sistema de carrinho de compras seguro, opções de pagamento diversificadas, como cartão de crédito, PayPal e transferência bancária, além de recursos de segurança robustos para proteger os dados dos clientes. 

A variedade de meios de pagamento aumentará as chances de conversão de vendas. É válido pontuar que, no caso de parcelamento, é preferível o uso de cartões de crédito, pois oferecem mais segurança ao negócio e ajudam a evitar problemas de inadimplência.

Encontre fornecedores confiáveis ao criar seu ecommerce

Contar com parceiros de qualidade fará toda a diferença no sucesso do seu comércio eletrônico. Isso influenciará os preços, a variedade de produtos e os prazos de entrega. Logo, para identificar as opções mais vantajosas, é importante criar uma tabela e organizar as informações de cada fornecedor. Dessa forma, é importante considerar aspectos como os canais de comunicação disponíveis, a disponibilidade de produtos, os prazos de entrega e outros benefícios na escolha dos fornecedores mais adequados e que atendam às suas necessidades específicas.

Canais de atendimento e suporte ao cliente

Oferecer um excelente suporte ao cliente é fundamental para o seu ecommerce. Nesse aspecto, certifique-se de disponibilizar várias opções de contato, como chat ao vivo, WhatsApp,  as plataformas de mídias sociais, email, e esteja preparado para responder rapidamente às perguntas e preocupações dos clientes. Além disso, solicite feedback regularmente e use-o para melhorar continuamente a experiência dos consumidores da sua marca.

Logística de envios

O sucesso operacional de um comércio eletrônico está diretamente ligado à eficiência logística da empresa. Nesse caso, todas as atividades relacionadas ao planejamento, transporte, armazenamento e despacho de mercadorias são parte integrante das operações logísticas. Ademais, é preciso escolher as remessas que serão feitas via Correios ou transportadoras. Essa escolha deve ser baseada nas características dos produtos, tais como tipo, dimensões, peso, entre outros aspectos relevantes.

Invista em marketing digital

Uma vez que seu ecommerce esteja pronto para ser lançado, é hora de concentrar esforços em estratégias de marketing eficazes para os consumidores chegarem até a sua loja. Isso pode incluir a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo, publicidade paga, mídia social e email marketing. Lembre-se de monitorar e analisar regularmente o desempenho de suas campanhas para fazer ajustes conforme necessário.

Grantime: As melhores soluções para criar o seu ecommerce do zero

Se você está buscando orientação especializada para o seu ecommerce, os especialistas da Grantime são seus parceiros ideais. Através de uma vasta experiência, oferecemos o suporte estratégico necessário e as soluções mais modernas e eficazes para criar o seu negócio online e impulsionar suas vendas. 

Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar o sucesso com o seu ecommerce.

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