Você sabe como descobrir o valor adequado para cobrar em um novo produto ou serviço? Acima de tudo, uma boa precificação não pode ser formada sem um critério justo e claro.
Conhecer quais fatores influenciam no preço pode gerar mais competitividade no seu negócio e evitar prejuízos.
Essa é uma das maiores dificuldades dos empreendedores. Uma pesquisa com 10 mil empresas brasileiras mostrou que 89% dos empresários não sentem confiança na hora da formação do preço.
A precificação quando mal feita gera um enorme desajuste financeiro para a empresa, além de perda de mercado.
Sempre contribuindo em uma gestão eficaz para as empresas através da inteligência financeira, os especialistas da Grantime trazem os principais indicadores para precificação.
O que é precificação
Considerado o processo de colocar preços, a precificação pode ter um sentido mais complexo para os negócios. Ela envolve a conquista de um bom faturamento, satisfação dos clientes e coerência com o mercado.
Não é tarefa fácil compreender todos os custos que um empreendedor deve levar em conta na hora de cobrar por um produto ou serviço. A assessoria de uma inteligência contábil pode te ajudar nessa função.
Nesse sentido, aqui na Grantime oferecemos uma solução completa em contabilidade aliada à tecnologia para gestão financeira. Assim você controla melhor todo o processo de precificação e fica seguro para qualquer tomada de decisão sabendo que seu negócio está gerando lucro de forma apropriada.
Fatores para o cálculo da precificação
Na prática, o cálculo da precificação precisa considerar alguns fatores para alcançar a lucratividade:
- Custos e despesas fixas e variáveis;
- Salário de colaboradores e pró-labore;
- Valores praticados pela concorrência;
- Lucro esperado;
Porém, outros fatores ainda podem interferir na sua precificação dependendo do seu nicho ou tipo de negócio.
Alinhando esses fatores com os métodos e cálculos envolvidos no processo de precificação, é possível desenhar estratégias simples para que esse processo ocorra naturalmente a cada novo produto ou serviço do seu negócio.
Finalmente, isso faz parte do equilíbrio financeiro contribuindo para manter a sua empresa competitiva e sem prejuízos.
Diferenças na formação de preços de serviços e produtos
A diferença na precificação de serviços e produtos se dá pela mensuração.
Para um produto podemos definir o preço mensurando seu tamanho ou volume. É um bem tangível que acaba tornando a precificação um pouco mais fácil.
Já para a definição de preço de um serviço, precisamos mensurar a hora de trabalho, ou seja, o recurso humano.
Você já encontra aqui no blog Grantime um artigo completo com tudo o que precisa saber sobre como calcular a precificação de serviços.
Definitivamente, a Grantime é a contabilidade completa com soluções em todos os aspectos para a sua empresa. Fale com um de nossos consultores.