A vida está cheia de armadilhas na gestão financeira para prestadores de serviço. Mesmo com a melhor das intenções, é fácil cometer erros e colocar a empresa em risco.
Mas não se trata apenas dos erros que você está cometendo — são as oportunidades que você pode estar perdendo. E às vezes é por falta de tempo, falta de conhecimento ou mesmo a falta de uma orientação mais técnica sobre qual o melhor caminho a seguir.
No artigo abaixo, listamos 10 erros na gestão financeira mais comuns cometidos por prestadores de serviço. Leia e veja se você não está cometendo nenhum deles!
1. Falta de monitoramento do fluxo de caixa
Muitos empreendedores acreditam que a gestão financeira de uma empresa envolve a gestão da conta bancária da empresa, a verificação mensal da demonstração dos resultados e o controle das obrigações fiscais.
Eles já ouviram falar sobre gestão de fluxo de caixa, mas não sabem exatamente como fazê-lo. Empreendedores realmente bem-sucedidos prestam muita atenção ao monitoramento de seus fluxos de caixa. Graças a uma visão geral do fluxo de caixa, eles sabem como estão se saindo financeiramente. Isso os habilitam a tomar decisões gerenciais de qualidade.
Ignorar receitas e despesas futuras é muito desagradável e economicamente desvantajoso. Se você não controla as finanças, não as administra e dificilmente estará preparado para o futuro. A primeira etapa é obter uma visão geral das receitas e despesas divididas em esperadas e planejadas, mas menos prováveis.
O planejamento do fluxo de caixa também facilitará a divisão de receitas e despesas em pagamentos recorrentes e únicos. É importante realmente anotar tudo.
2. Confundir lucro
Nos negócios, muita atenção é dada ao lucro. Embora sem a capacidade de pagar passivos aos fornecedores e salários aos funcionários, as empresas vão à falência muito antes de o resultado econômico final aparecer na demonstração do resultado no final do ano.
Você encontrará informações valiosas para a análise da eficiência empresarial na demonstração do resultado. Infelizmente, pouco se diz sobre se você realmente ganha dinheiro.
No entanto, a maioria dos empreendedores comete esse erro e se concentra apenas no lucro. O conceito contábil de resultado econômico, na verdade, difere da categoria econômica de fluxo de caixa.
Lucro ou perda é uma expressão da diferença entre custos e receitas. O fluxo de caixa é a diferença entre receitas e despesas de caixa. As despesas não representam 100% dos custos, assim como as receitas, mais do que frequentemente, não significam cobrança imediata de dinheiro.
3. Falta de planejamento
Ter uma boa ideia das receitas e despesas passadas e atuais é um bom ponto de partida. Mas quando você não vê além do horizonte de vencimento das faturas emitidas e recebidas, você está realmente olhando para uma parede.
Para uma gestão ativa da empresa, porém, é preciso enxergar além do muro do mês corrente. Para administrar com eficácia as finanças da sua empresa, você precisa prever a iminente escassez de dinheiro antes que tal situação aconteça. O esforço e o tempo despendidos no planejamento e gerenciamento do fluxo de caixa valem a pena.
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4. Estar atento às contas a receber
Quando um negócio está prosperando, as vendas aumentam. Se as vendas crescerem, por que se preocupar com o fluxo de caixa? Outro erro comum na gestão financeira por parte de prestadores de serviço é não dar atenção à relação entre vendas e receitas.
A empresa possui um maior valor de contas a receber com maiores volumes de vendas. No entanto, se os vencimentos das contas a receber contrastam com os vencimentos mais curtos dos passivos, pode surgir um problema.
Particularmente, os prestadores de serviço devem ser ativos na cobrança de seus recebíveis. Muitas vezes, as empresas menores não cobram penalidades por atrasos nos pagamentos de seus clientes, e isso cria clientes que vão atrasar sempre.
5. Falta de atenção ao estoque
Uma diminuição nos trabalhos também pode causar um aumento na necessidade de dinheiro e, portanto, tem um impacto no fluxo de caixa operacional. Embora a quantidade de capital de giro diminui, você não poderá, na maioria dos casos, ajustar rapidamente a quantidade de estoque de materiais para um nível inferior.
É importante ter informações sobre os impactos no desenvolvimento dos fluxos de caixa causados pelas alterações nos serviços para que possa propor medidas a tempo, utilizá-las para lidar com a insolvência iminente, estabilizando o fluxo de caixa e pagar as suas responsabilidades a tempo.
6. Estar atento à saúde financeira dos clientes
Prestar serviço para clientes que não pagam — ou que atrasam o pagamento — é outro erro na gestão financeira bastante comum cometido por prestadores de serviço.
Além de dedicar horas do seu tempo atendendo a tal cliente, não receberá os valores pelo serviço prestado. E isso pode ocasionar uma bola de neve de dívidas que poderão comprometer o futuro financeiro da sua empresa.
7. Pagar as contas antecipadamente
O passivo tem uma característica essencial. Isso significa que a obrigação de cumprir ocorrerá em um momento pré-conhecido no futuro. Algumas responsabilidades são de curto prazo. Outros passivos podem ser devidos durante um período de tempo mais longo.
Uma empresa financeiramente sólida é capaz de pagar suas dívidas no vencimento. Não é certo pagar suas dívidas com atraso. No entanto, também é um erro comum pagar as responsabilidades comuns antecipadamente, ou seja, antes da data de vencimento.
É necessário capital de giro para financiar a operação. Se você usar o dinheiro para antecipar suas contas, pode vir a ter problemas caso surja algum imprevisto. Por isso, deixe para pagar os valores no dia do vencimento.
8. Não conhecer seu fluxo de caixa
A rápida conclusão de que ganhar dinheiro é o mesmo que ter lucro já arruinou muitos empreendedores. O dinheiro obtido com um crédito terá que ser reembolsado no futuro.
E se você tiver menos dinheiro no final do ano do que no início? Se o fluxo de caixa total for muito baixo ou mesmo negativo, é a incapacidade da empresa de gerar recursos.
O fluxo de caixa operacional deve ser claramente positivo. A empresa deve lucrar com as atividades pelas quais está no mercado. Quanto maior o fluxo de caixa da operação, melhor é a situação para a empresa. O maior fluxo de caixa operacional dá à empresa liberdade e flexibilidade para construir sua estratégia de longo prazo.
9. Não se preparar para emergências
Despesas excessivas juntamente com reservas financeiras insuficientes são uma das causas mais comuns de falência de empresas. Você pode resolver a escassez repentina de dinheiro com um empréstimo bancário.
No entanto, as condições dos bancos variam de empresa para empresa. Além disso, o limite de crédito acordado pode não ser suficiente para cobrir a escassez de fluxo de caixa.
A preocupação ativa com as finanças e o planejamento completo do fluxo de caixa permitirão que você evite possíveis dificuldades financeiras.
10. Você não usa ferramentas inteligentes
Outro erro comum dos prestadores de serviço é não usar ferramentas ou contar com o apoio de equipe especializada para a gestão financeira. E como em geral o empreendedor não tem tempo — ou conhecimento — necessário, pode vir a enfrentar vários dos problemas listados acima.
Por isso, é altamente recomendado que ele faça a terceirização da gestão financeira, permitindo que a atenção necessária que o setor necessita seja de fato levado à sério.
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A terceirização da gestão financeira para prestadores de serviço é uma prática mais comum, e que garante mais competitividade e uma gestão mais sólida às empresas.
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