No meio contábil, você já deve ter ouvido falar sobre ativos e passivos de uma empresa. Esses termos técnicos são usados para definir quanto sua empresa tem em bens, e quais as contas que ela possui.
Porém, mais que apenas isso, os ativos e passivos de uma empresa devem ser bastante controlados, para garantir a saúde financeira do negócio. Dessa forma, um controle rígido é exigido, com acompanhamento diário e a conferência junto ao balanço contábil.
Para explicar mais sobre esses termos, e qual sua importância para as empresas, confira o artigo que preparamos a seguir.
Ativos e passivos
Em sua forma mais simples, seu balanço pode ser dividido em duas categorias: ativos e passivos. Ativos são os itens que sua empresa possui que podem fornecer benefícios econômicos futuros. As responsabilidades são o que você deve a outras partes. Em suma, os ativos colocam dinheiro no bolso e os passivos tiram dinheiro.
Os ativos agregam valor à sua empresa e aumentam o patrimônio da empresa, enquanto os passivos diminuem o valor e o patrimônio da sua empresa. Quanto mais seus ativos superarem seus passivos, mais forte será a saúde financeira de sua empresa. Mas se você se encontrar com mais passivos do que ativos, pode estar à beira de fechar as portas.
Exemplos de ativos são:
- Dinheiro
- Investimentos
- Equipamento de escritório
- Maquinário
- Imóveis
- Veículos de propriedade da empresa
Exemplos de passivos são:
- Dívida bancária
- Dívida de financiamento
- Dinheiro devido a fornecedores (contas a pagar)
- Salários devidos
- Impostos devidos
O que é liquidez?
Os ativos são frequentemente agrupados com base em sua liquidez ou na rapidez com que o ativo pode ser transformado em caixa. O ativo mais líquido em seu balanço é o dinheiro, pois pode ser usado imediatamente para pagar um passivo.
O oposto é um ativo ilíquido como uma fábrica, porque o processo de venda (conversão da propriedade em dinheiro) provavelmente será demorado.
Os ativos mais líquidos são chamados de ativos circulantes. Esses ativos podem ser convertidos em dinheiro em menos de um ano e incluem dinheiro, títulos negociáveis, estoque e contas a receber. Esses ativos geram receita para sua empresa.
Os ativos não líquidos são agrupados na categoria de ativos fixos. Isso inclui imóveis, veículos e máquinas. Os ativos fixos pertencem à sua empresa e contribuem para a receita, mas não são consumidos no processo de geração de receita e não são mantidos para fins de conversão de caixa.
Ativos fixos são itens tangíveis que geralmente requerem um dispêndio de dinheiro significativo e duram por um longo período de tempo.
Leia também::: 5 razões para você terceirizar a gestão financeira da sua empresa
Passivo circulante x longo prazo
Os passivos também são agrupados em duas categorias: passivos circulantes e passivos de longo prazo. O passivo circulante é aquele que vence no próximo ano, enquanto o passivo de longo prazo só vence pelo menos um ano depois.
O passivo circulante geralmente representa dinheiro devido por despesas operacionais, como contas a pagar, salários e impostos. Além disso, os pagamentos da dívida de longo prazo devidos no próximo ano serão listados no passivo circulante.
Por exemplo, se você tiver um financiamento de 30 anos em seu prédio, o valor dos pagamentos devidos do próximo ano será listado na seção de passivo circulante, enquanto o saldo restante será mostrado como um passivo de longo prazo.
Como proprietário de uma pequena empresa, uma de suas metas mais importantes será equilibrar seu balanço financeiro. Isso significa que você precisa de um conhecimento sólido dos ativos e passivos para tomar boas decisões e avaliar a saúde do seu negócio.
Uma vez que os termos são definidos, entender os ativos e passivos é bastante fácil, e os relatórios financeiros que você está gerando começarão a ter mais significado.
Fórmula Contábil
O balanço patrimonial de uma empresa ajuda o proprietário a descobrir quanto vale seu negócio e a determinar sua solidez financeira.
A fórmula contábil (também conhecida como equação contábil básica) é uma forma de calcular esse patrimônio líquido. Para encontrar esse valor, use a seguinte fórmula:
Total de ativos – Total de passivos = Patrimônio líquido
Patrimônio líquido significa o patrimônio líquido de uma empresa (também conhecido como “capital”).
O patrimônio líquido deve ser positivo e quanto maior o número, melhor. Um número negativo significa que a empresa está com problemas e que ações devem ser tomadas para minimizar passivos e aumentar os ativos.
O balanço patrimonial também deve ser revisado periodicamente para garantir que os passivos de uma empresa não estejam crescendo mais rápido do que seus ativos.
Leia também::: Como calcular a margem de lucro de um produto?
Fique atento às finanças
Conseguiu entender a diferença entre ativos e passivos de uma empresa? Em linhas gerais, ativos é o dinheiro que entra, e passivo é o dinheiro que sai, e manter isso equilibrado é essencial em qualquer negócio.
Uma forma de maximizar esse controle é por meio de uma gestão financeira terceirizada. Dessa forma, você terá profissionais altamente qualificados cuidando dos ativos e passivos da sua empresa, e lhe alertando caso a tendência de passivos cresça além do normal.
E aqui na Grantime Contabilidade você encontra a solução da gestão financeira. Por meio dela, nossos especialistas realizam todo o controle financeiro da sua empresa, desde a emissão ao envio de notas fiscais e boletos, ao controle e análise de contas a pagar e a receber.
Esperamos que o artigo sobre ativos e passivos de uma empresa lhe tenha sido útil. E caso precise de uma gestão financeira de excelência no seu negócio, conte com a Grantime Contabilidade. Entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos consultores!